A Profecia Sobre O Messias No A.T.; E Seu Cumprimento No N.T.
Vamos analisar o que os livros do A.T. falam sobre o Messias Vindouro. Temos duas passagens que falam claramente de um Redentor Vindouro, que era o “Ungido” (Messias), em duas ocasiões diferentes. A primeira se encontra em Salmos 2:2 e a segunda em Daniel 9:25-26. Vemos um traçado histórico através do A.T. sobre o Messias, pois quase todos os livros falam dele. Vamos dar uma síntese aqui neste capítulo trazendo a você as principais passagens que dão indícios sobre o Messias em cada um deles. Todas as passagens que falam sobre sua missão, sua natureza; como também sua linhagem, e como ele haveria de vir e como seria sua manifestação. Os textos no AT nos comprovam que Ele recebeu de Deus, a unção sagrada.
Os Profetas falavam pela inspiração recebida por Deus, ou seja, o azeite que foi usado para ungi-los era por unção divina; para anunciar ao povo de Deus a sua mensagem. Cada profeta era ungido pelo sacerdote. Ex. 28:41 “E vestirás com eles a Arão, teu irmão, e também seus filhos; e os ungirás e consagrarás, e os santificarás, para que me administrem o sacerdócio.” E em Êxodo 7:1 lemos o seguinte: “ENTÃO disse o SENHOR a Moisés: Eis que te tenho posto por deus sobre Faraó, e Arão, teu irmão, será o teu profeta.” Compreendemos então que Deus usa a unção para constituir os sacerdotes e profetas aqui nesta terra, de acordo com a vontade Dele.
Abrindo sua Bíblia em Hebreus 3, temos a descrição de Jesus como Apóstolo e Sumo Sacerdote da nossa confissão. Interessante ver o que o verso dois os fala. Vamos ler aqui os dois primeiros versos: “(Hebreus 3:1) - POR isso, irmãos santos, participantes da vocação celestial, considerai a Jesus Cristo, apóstolo e sumo sacerdote da nossa confissão, Sendo fiel ao que o constituiu, como também o foi Moisés em toda a sua casa.” O Autor de Hebreus o compara com Moisés, e que era fiel como Moisés o foi. Isso já era um retrato da idoneidade de Jesus; e fala mais no verso três que Jesus era digno de maior honra que Moisés. “(Hebreus 3:3) - Porque ele é tido por digno de tanto maior glória do que Moisés, quanto maior honra do que a casa tem aquele que a edificou.”
No Éden não era assim, o próprio Deus se fazia presente no jardim e conversava com o homem que ELE havia criado. Mas, após a queda do ser humano, Deus usava um homem ou uma mulher que ELE separava e que vivia em obediência a Ele. Deus lhe dava então a mensagem que essa pessoa iria proferir diante do público alvo; seja uma pessoa apenas, grupo ou multidão. Moisés é tido como um dos maiores profetas como veremos depois, foi usado para falar a Faraó apenas, como falou a algumas pessoas, e também a todo o povo durante toda a caminhada em sua jornada a terra santa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário