O BATISMO CRISTÃO
Texto básico: Romanos 6.1-14
Versículos para decorar
“ Ide, portanto, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, do filho e do Espírito Santo”. (Mt. 28.19).
Porque intitulamos este estudo de “Batismo Cristão”? A razão é simples. Precisamos diferenciá-lo de outros batismos. Como por exemplo, os dos essênios, um grupo religioso radical do tempo de Jesus, que habitava na região do Mar Morto. Ou do batismo dos prosélitos, os estrangeiros (gentios) que se tornavam judeus pela aceitação de Lei. Ou ainda o de João Batista, chamado Bíblia de “Batismo de João” (Mt 3.1-6; At 19.3). Jesus batizou através de seus discípulos (Jo 4.2) e ordenou que seus discípulos batizassem (Mt 18.18-20). Daí o nome “Batismo Cristão”.
I. O que é Batismo?
A. Digamos primeiro o que batismo não é:
1 - O Batismo não é um “rito de iniciação”. Isso não existe no evangelho. Aqui a pessoa passa uma experiência de novo nascimento para ser batizada.
2 - “Não é um “meio de salvação”. O batismo em si não salva. Ninguém é salvo simplesmente por ser batizado. A salvação sé é possível através de Cristo.
3 - O Batismo não é “um meio de graça”. Não é um sacramento, não comunica graça à pessoa batizada.
B. Agora vejamos o que o batismo é:
1- Significado do termo. A palavra BATISMO se originou d o Grego Batizo que significa “mergulhar”, “imergir”.
2 - Significado do ato. O batismo é uma das ordenanças do Senhor Jesus para sua igreja e representa exteriormente um experiência interior. Antes de sermos batizados em águas precisamos ser batizados “em Cristo” (Rm 5.3). Isso significa uma identificação total com Cristo na sua morte e ressurreição, de tal modo que hoje tomo posse da realidade de que quando Cristo morreu eu morri com Ele e fui sepultado com com Ele (Rm6.3-5). Assim, eu morri para o mundo e ando em novidade de vida (Rm 6.8-11). Com esta experiência somos admitidos à Igreja Universal e somos batizados no Corpo de Cristo. O batismo em água é o testemunho dessa experiência.
3 - O batismo é um mandamento de Cristo. Ele mandou batizar (Mt 28.18-20; Mc16.15,16). O batismo não é opcional para o crente. É uma questão de obediência.
4- O batismo é uma admissão á Igreja Local. Através do batismos o crente se torna membro de uma Igreja local. Ele passa a partir daí, a ter privilégios e responsabilidades como membros dessa igreja.
5- Para quem é o batismo. O batismo é para os regenerados, os que crêem (Mc 16.16). Não é, portanto, para recém-nascidos. É para aquele que tem consciências e seus atos e já é salvo. Não tem valor batizar o incrédulo.
II. A Forma do Batismo
Entre os grupos que batizam há três formas de batizar: duas erradas, a aspersão e a infusão e uma certa: a imersão. Os que batizam por aspersão o fazem “aspergindo” água sobre os candidatos, às vezes em grupo. Os que “batizam” por infusão derramam água sobre a cabeça do candidato, O certo é batizar por imersão porque, como já vimos, batizar é “mergulhar” , “imergir”.
Os exemplos a seguir corroboram para ilustrar que o batismo só pode ser por IMERSÃO.
1- Os israelitas. Quando Paulo fala da saída deles do Egito, diz que eles foram “batizados na nuvem e no mar” (1 Co10.1,2). A figura é interessante: a nuvem por cima e o mar dos lados é uma figura exata da imersão. (Porque estavam debaixo da nuvem (imergidos).
2- João Batista. O batismo de arrependimento feito por João Batista era por imersão, razão porque ele procurava onde houvesse muita água (Jo 3.23). Não podemos imaginar João procurando o Jordão simplesmente para derramar água sobre a cabeça dos seus discípulos.
3- Jesus. Foi batizado por João no rio Jordão, e a Bíblia diz que ele “saiu” da água. E por que entrou, senão para ser imerso?
4- O Eunuco da Etiópia foi batizado por Felipe e a Bíblia fala deles: “desceram à água” (At 8.38) e “saíram da água” (v39).
5- O argumento histórico também é importante. A Bíblia Católica das Edições Paulinas, V Edição, 1978, ao comentar o texto de Romanos 6.3,4, assim expressa: “Batizados em Jesus Cristo, isto é, enxertados nele e como imersos nele, fomos revestidos dele. Isso começa pela sua morte, simbolizada no batismo, que na época de S. Paulo era feito por imersão, a qual é figura do sepultamento juntamente com Cristo, do homem velho decaído; a emersão é a figura do nascimento da nova criatura no espírito, a qual surge com Cristo, que renasce glorioso” (Grifo nosso).
III. A formula Batismal
Que expressão devemos usar no ato do batismo? A história registrou a heresia unitariana, que no batismo usa nome de Jesus somente. Essa heresia se baseia em texto mal interpretados como “em nome de Jesus Cristo” (At 10.38).
Estes textos foram assim usados pelo autor com as seguintes interpretções: 1. Distinguir o batismo ordenado por Jesus de outros já existentes na Judéia; 2. Autenticar autoridade do Senhor Jesus em mandar batizar.
A fórmula correta é “em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo” (Mt 28.19) O mandamento que Jesus pronunciou foi enunciado assim. Quando a Bíblia fala “em nome de Jesus”, etc., quer afirmar o seu mandamento e a sua autoridade em mandar batizar. Aliás, antes de mandar evangelizar e batizar, Ele disse: “Toda autoridade me foi dada no céu e na terra” (Mt 28.18). Ninguém pode mudar a ordem que Jesus deu de batizar em nome do Pai, do Filho e do Espirito Santo. Os que têm tentado qualquer mudança o têm feito para sua ruína.
Conclusão
Ao concluir façamos algumas poucas observações:
1- O batismo não tem, obrigatoriamente, que ser em água corrente.
Os batistérios nas igrejas, hoje são uma benção.
2- A pessoa deve se submeter ao batismo espontaneamente. Deve ser uma decisão sua.
3- Algumas igrejas usam estas para o batismo. Se sua igreja não tem, ao ser batizado, lembre-se de usar uma roupa de tecido grosso.
E que o seu testemunho no batismo perdure por toda sua vida.
Aplicação
1 – Por que você deseja se batizar?
2 - Pense nas responsabilidades que você terá como membro da igreja em que está se batizando. Você que mesmo se comprometer?
3 – Examine-se e veja se você crê realmente em Jesus Cristo para ser batizado.
" F I M "
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