Fonte: http://umapalavra.wordpress.com/
A integridade é o atributo mais importante de um líder Cristão. Na vida das pessoas existem quatro esferas básicas: a pessoal, a privada, a profissional e a pública. Alguns líderes pensam que é fundamental ter integridade apenas na esfera profissional e buscam perpetuar uma personalidade ética forte na frente daqueles que só o conhecem profissionalmente. Outros constroem sua integridade na presença do público, ou em relações superficiais e passageiras. A verdadeira integridade acha sua raiz na esfera privada de uma pessoa, onde só ela e Deus sabem os seus pensamentos e ações.
Falta integridade em algumas pessoas e até em alguns ministérios, muitos deles podem praticar imoralidades por diversos anos nas suas vidas privadas, mas em qualquer tempo ou ocasião, serão expostos publicamente.
Entre as montanhas de Gileade, ao oriente do Jordão, habitava nos dias de Acabe um homem de fé e oração cujo ministério estava destinado a deter a rápida disseminação da apostasia em Israel. Distanciado de qualquer cidade de renome, e não ocupando nenhuma alta posição na vida, Elias o tisbita (veio de Tisbé, cidade de poucos habitantes, próxima ao vau de Jaboque) não obstante entregou-se a sua missão, confiante no propósito de Deus de preparar diante dele o caminho e dar-lhe abundante sucesso. Elias é citado em diversos dicionários bíblicos como sendo “o maior e o mais romântico caráter que houve em Israel”
O primeiro aparecimento do profeta Elias na Bíblia está no Livro de Primeiro Reis capítulo 17 (I Reis 17). Elias era um homem de tal integridade na vida privada que as pessoas começaram a simplesmente designá-lo como “o homem de Deus”. Elias deve servir como um modelo para os líderes Cristãos.
Elias desapareceu tão repentinamente como havia chegado, sem esperar testemunhar os efeitos de sua mensagem. E o Senhor foi perante ele, aplainando o caminho. Elias começou a construir sua integridade impecável quando ele reconheceu o plano de Deus para a sua vida e viajou para o monte Carmelo, parando primeiro no riacho Querite onde Deus usou corvos para lhe proporcionar pão e carne. Estando naquele isolamento e centrado no plano de Deus que Elias construiu sua integridade na vida privada. A sua integridade e o seu relacionamento com Deus foram postos a prova quando, após três anos, retornou de seu isolamento para se apresentar ao povo como reprovador do pecado, sua mensagem oferecia o bálsamo de Gileade a toda alma enferma do pecado que desejasse ser curada, conforme relato de I Reis 18. Elias ao ver Israel se aprofundar mais e mais na idolatria, sua alma ficou angustiada e despertou-lhe a indignação.
Em alguns capítulos as pessoas o vêem caminhando pela rua e já não dizem, “Lá vai Elias o tisbita de Gileade” eles simplesmente dizem, “Lá vai o homem de Deus”, esta mudança de tratamento se deve ao seu caráter, seus princípios e principalmente a sua integridade construída em sua vida privada e no seu relacionamento com Deus.
Encontramos no capítulo 19 do Livro de I Reis, uma outra situação na vida de Elias, encontramos os seus temores, franquezas, insegurança enfim outros sentimentos da personalidade humana. Mas Deus na Sua infinita bondade o guardou, alimentou e guiou pelo deserto, numa jornada de quarenta dias, até que chegou a Horebe “o monte de Deus”. Ali pelas manifestações da natureza, sentiu em sua alma que estava na presença de Deus.
O que nos encoraja é o que está em Tiago 5:17, lembrando que Elias era um homem normal como eu e você. Ele foi feito dos mesmos materiais que nós somos feitos, possuindo os mesmos temores, franquezas, insegurança, sonhos, desejos, coragem, caráter enfim todas as características da personalidade humana, porém com uma sólida integridade, Elias cria plenamente que Deus humilharia os apóstatas de Israel, e que mediante juízos eles seriam levados ao arrependimento e com perigo da própria vida Elias cumpriu destemidamente sua missão.
“Elias era homem sujeito às mesmas paixões que nós e, orando, pediu que não chovesse e, por três anos e seis meses, não choveu sobre a terra. E orou outra vez, e o céu deu chuva, e a terra produziu o seu fruto”. Tiago 5:17-18
Como no caso de Elias, homem sujeito às mesmas paixões que nós, conhecemos Deus no meio da tribulação. Mas pecados que estão em segredo podem atacar semelhantemente ao Cristão e aos líderes e podem os manter afastados das bênçãos de Deus. O arrependimento dos pecados e a integridade impecável são chaves para Deus estar abençoando.
Talvez Deus prometeu alcançar alguns hoje, mas algum pecado secreto o está impedindo e está infestando seu coração, sua alma, sua vida ou seu ministério. E talvez Deus irá alcançá-lo através de seu arrependimento. Mas você não está disposto ao arrependimento ou está? Elias achou que era o último a manter a fé e servir a Deus, mas Deus havia separado outros sete mil fiéis. Hoje ocorre o mesmo, você não está só Deus preservou a Igreja do Senhor Jesus Cristo que está pronta para lhe acolher e auxiliar nessa jornada.
Quando os engenheiros dizem que um edifício tem integridade estrutural, eles querem dizer que o edifício tem uma vida escondida, uma fundação forte que dá a integridade e força ao edifício inteiro. Possuímos, também, em nossa vida uma parte que está escondida em uma fundação forte que dá a integridade e força ao nosso viver, na carta do Apostolo Paulo aos Colossenses no capítulo 3 versículos 3 e 4 encontramos essa informação:
“Porque já estais mortos, e a vossa vida está escondida com Cristo em Deus. Quando Cristo, que é a nossa vida, se manifestar, então também vós vos manifestareis com ele em glória”.
No Evangelho de Mateus capítulo 7 versículos 24 e 25, o Senhor Jesus nos compara a um edifício dizendo:
“Todo aquele, pois, que escuta estas minhas palavras, e as pratica, assemelha-lo-ei ao homem prudente, que edificou a sua casa sobre a rocha; E desceu a chuva, e correram rios, e assopraram ventos, e combateram aquela casa, e não caiu, porque estava edificada sobre a rocha”.
A nossa integridade deve ser construída na nossa vida privada e principalmente deve estar alicerçada na rocha, pois quando vierem as tribulações, provações e circunstâncias inesperadas, nossa integridade não será abalada e o nosso relacionamento com Deus será fortalecido. Construir nossa integridade na vida privada, no isolamento e centrados no plano de Deus é fazer como Elias que é um modelo para cristãos e líderes.
Nós temos que achar nossa força e integridade, nem que tenhamos que ir para um riacho Querite, ou melhor, irmos para um rio de águas purificadoras onde Deus nos ajudará, nos purificará, nos sarará, nos sustentará enfim Deus cuidará de tudo o que for necessário, pois Ele nos ama.
“Há um rio cujas correntes alegram a cidade de Deus, o santuário das moradas do Altíssimo. Deus está no meio dela; não se abalará. Deus a ajudará, já ao romper da manhã”. Salmo 46:4-5
Acima de tudo o plano de Deus para a nossa vida está expressa no Evangelho de João no capítulo 3 versículo 16:
“Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna”.
Paz seja convoscoPr. Wlademir
Nenhum comentário:
Postar um comentário