11ª lição - Deus cumpre o que ele falou no sonho a José.
Para esta nossa lição sobre José queremos ler os versos do capítulo 45: 9-28. E nesta passagem encontramos descrito como José fala com seus irmãos e ele envia eles devolta a casa do pai deles para que eles voltem. José diz pra ele vos darei a terra de Gosen. Quero postar aqui os versos para lermos nesta lição. Aqui está o link para você poder ler o capítulo todo online:
http://www.chamada.com.br/biblia/index.php?pesq=Gen+45&ver=ACRF&modo=0
http://www.chamada.com.br/biblia/index.php?pesq=Gen+45&ver=ACRF&modo=0
Estaremos citando os versos e comentando a seguir:
9 Apressai-vos, e subi a meu pai, e dizei-lhe: Assim tem dito o teu filho José: Deus me tem posto por senhor em toda a terra do Egito; desce a mim, e não te demores;
- Agora José está com pressa de ver o pai dele; com certeza ele estava com saudade dele também. O reencontro gera aquele desejo de ver a família reunida novamente. Agora ele tinha condições de dar a todos o necessário para os próximos anos que ainda teriam dificuldade, pois faltavam ainda 5 anos da época predita por Deus que não teria colheita. Apressai-vos, e subi a meu pai, e dizei-lhe: Assim tem dito o teu filho José: Deus me tem posto por senhor em toda a terra do Egito; desce a mim, e não te demores.
10 E habitarás na terra de Gósen, e estarás perto de mim, tu e os teus filhos, e os filhos dos teus filhos, e as tuas ovelhas, e as tuas vacas, e tudo o que tens. 11 E ali te sustentarei, porque ainda haverá cinco anos de fome, para que não pereças de pobreza, tu e tua casa, e tudo o que tens. 12 E eis que vossos olhos, e os olhos de meu irmão Benjamim, vêem que é minha boca que vos fala. 13 E fazei saber a meu pai toda a minha glória no Egito, e tudo o que tendes visto, e apressai-vos a fazer descer meu pai para cá. 14 E lançou-se ao pescoço de Benjamim seu irmão, e chorou; e Benjamim chorou também ao seu pescoço. 15 E beijou a todos os seus irmãos, e chorou sobre eles; e depois seus irmãos falaram com ele. 16 E esta noticía ouviu-se na casa de Faraó: Os irmãos de José são vindos; e pareceu bem aos olhos de Faraó, e aos olhos de seus servos.
- José esclarece a eles que já existe um lugar onde eles podem morar. Ele promete sustentar eles, e diz a eles que a fome ainda vai durar cinco anos. E diz a eles vossos olhos, e os olhos de meu irmão Benjamim, vêem que é minha boca que vos fala. Ele faz questão de mostrar que ele está agindo com inteireza aqui. Para que não haja dúvida quanto ao seu procedimento. Ele demonstra que isto não é plano de vingança e sim de fazer o bem a família e que tudo isto era o plano de Deus para salvar a família. Em seguida ele diz aos irmãos: “E fazei saber a meu pai toda a minha glória no Egito, e tudo o que tendes visto, e apressai-vos a fazer descer meu pai para cá.” E nesta hora ocorre a reconciliação, perdão e verdadeiro reencontro com todos irmãos. Eles se abraçam, choram juntos e estão felizes que findou o sofrimento. Deus estava em controle e agora o sofrimento havia acabado para eles. Ele lançou-se ao pescoço de Benjamim seu irmão, e chorou; e Benjamim chorou também ao seu pescoço. E beijou a todos os seus irmãos, e chorou sobre eles; e depois seus irmãos falaram com ele. E esta noticía ouviu-se na casa de Faraó: Os irmãos de José são vindos; e pareceu bem aos olhos de Faraó, e aos olhos de seus servos.
17 E disse Faraó a José: Dize a teus irmãos: Fazei isto: carregai os vossos animais e parti, tornai à terra de Canaã. 18 E tornai a vosso pai, e às vossas famílias, e vinde a mim; e eu vos darei o melhor da terra do Egito, e comereis da fartura da terra. 19 A ti, pois, é ordenado: Fazei isto: tomai vós da terra do Egito carros para vossos meninos, para vossas mulheres, e para vosso pai, e vinde. 20 E não vos pese coisa alguma dos vossos utensílios; porque o melhor de toda a terra do Egito será vosso. 21 E os filhos de Israel fizeram assim. E José deu-lhes carros, conforme o mandado de Faraó; também lhes deu comida para o caminho. 22 A todos lhes deu, a cada um, mudas de roupas; mas a Benjamim deu trezentas peças de prata, e cinco mudas de roupas. 23 E a seu pai enviou semelhantemente dez jumentos carregados do melhor do Egito, e dez jumentos carregados de trigo e pão, e comida para seu pai, para o caminho. 24 E despediu os seus irmãos, e partiram; e disse-lhes: Não contendais pelo caminho.
- Neste capítulo vemos como se cumpre cada detalhe daquilo que Deus um dia havia dito a José por intermédio do sonho. José supre o alimento, conforme o primeiro sonho lembra, ele havia sonhado: que eles estávamos atando molhos no meio do campo, e eis que molho de José se levantava, e também ficava em pé, e os molhos dos irmãos o rodeavam, e se inclinavam ao molho de José. E naquela época seus irmãos lhe disseram: Tu, pois, deveras reinarás sobre nós? Tu deveras terás domínio sobre nós? Por isso ainda mais o odiavam por seus sonhos e por suas palavras. De fato Faraó e José enviaram o suficiente para o pai e seus irmãos terem o mantimento suficiente para o gado, e para eles. E, José traz a família toda a Egito.
25 E subiram do Egito, e vieram à terra de Canaã, a Jacó seu pai. 26 Então lhe anunciaram, dizendo: José ainda vive, e ele também é regente em toda a terra do Egito. E o seu coração desmaiou, porque não os acreditava. 27 Porém, havendo-lhe eles contado todas as palavras de José, que ele lhes falara, e vendo ele os carros que José enviara para levá-lo, reviveu o espírito de Jacó seu pai. 28 E disse Israel: Basta; ainda vive meu filho José; eu irei e o verei antes que morra.
- Tente imaginar a emoção que deve ter passado Jacob quando seus filhos retornam e lhe dão esta notícia. Creio eu que se Deus não tivesse cuidado dele, provavelmente teria colapsado num ataque de coração; de tanta emoção. Mas, Deus estava ali em controle de tudo. Tanto é que lemos nos versos 27-28: ... havendo-lhe eles contado todas as palavras de José, que ele lhes falara, e vendo ele os carros que José enviara para levá-lo, reviveu o espírito de Jacó seu pai. E disse Israel: Basta; ainda vive meu filho José; eu irei e o verei antes que morra. Na próxima lição veremos como é lindo o reencontro de José com seu pai.
- Vemos que no capítulo seguinte os primeiros 4 versos a linda experiência Israel tem quando ele vai para Egito; vamos conferir: Gn. 46:1 E PARTIU Israel com tudo quanto tinha, e veio a Berseba, e ofereceu sacrifícios ao Deus de seu pai Isaque. 2 E falou Deus a Israel em visões de noite, e disse: Jacó, Jacó! E ele disse: Eis-me aqui. 3 E disse: Eu sou Deus, o Deus de teu pai; não temas descer ao Egito, porque eu te farei ali uma grande nação. 4 E descerei contigo ao Egito, e certamente te farei tornar a subir, e José porá a sua mão sobre os teus olhos.
- Deus confirma a Israel em sonho que tudo isto era verdadeiro e que Deus estava indo com ele, zelando pelo bem estar de todos e promete a ele fazer dele ali uma grande nação. Deus disse não teme descer ao Egito.
Quando Deus está em controle da situação que vivemos e quando permitimos ele cuidar de tudo, ai só é benção. Louvado seja Deus. Deus cumpriu o que ele havia dito a José no sonho, Deus ia usar José para cuidar de todos eles.
Nenhum comentário:
Postar um comentário