De escravo à governador..
12ª Lição sobre José – Um novo início.
Paz amados alunos, é uma imensa alegria estar compartilhando estas lindas lições com vocês. E talvez alguns de nós estamos passando por uma situação semelhante a de José. A vida nos leva por atalhos que não compreendemos, e então começamos indagar porque Deus não nos ajuda. Muitas vezes já ouvi em pregações ser ensinado que não devemos perguntar: Porque, meu Deus? Porque isto está ocorrendo? Porque o Senhor não me atende? Porque? Porque? Porque?
Ao invés do porque, devemos buscar a Deus dizendo: Para que Senhor estou passando por isto? Se dermos lugar ao trabalho de Deus toda situação ele transforma em algo para melhorar nossa vida. Sempre que Deus permite algo que ocorre em nossa vida é porque o plano que Deus tem para nós; no momento no qual passamos as vezes é doloroso, ou sem sentido; porém devemos crer na Soberania de nosso Deus. Deus ele tem planos mais altos que os nossos. Lemos em Isaías 55:9 - “Porque assim como os céus são mais altos do que a terra, assim são os meus caminhos mais altos do que os vossos caminhos, e os meus pensamentos mais altos do que os vossos pensamentos.” Podemos averiguar que na vida de José com certeza os planos de Deus eram muito mais altos do que o plano dos irmãos dele; quando estes o jogaram no poço e ai o venderam como escravo.
Deus permitiu isto para em tempo oportuno ter treinado a José para ter o conhecimento e treino suficiente para assumir a posição de governador do Egito.
Agora vemos que começa um novo tempo, o pai de José vem para o Egito. No capítulo 46 lemos como Deus fala com Jacó no sonho a noite. Vamos ler: “1 E PARTIU Israel com tudo quanto tinha, e veio a Berseba, e ofereceu sacrifícios ao Deus de seu pai Isaque. 2 E falou Deus a Israel em visões de noite, e disse: Jacó, Jacó! E ele disse: Eis-me aqui. 3 E disse: Eu sou Deus, o Deus de teu pai; não temas descer ao Egito, porque eu te farei ali uma grande nação. 4 E descerei contigo ao Egito, e certamente te farei tornar a subir, e José porá a sua mão sobre os teus olhos.”
1. Jacó recebe a notícia que José ainda vive, e que este o chama para o Egito.
2. Jacó partiu com tudo quanto tinha e veio a Berseba, e ali ofereceu sacrifícios ao Deus de seu pai Isaque. = Note bem, Jacó sempre que tinha uma vitória em sua vida, ele oferece sacrifícios; tipo uma oferta a Deus, dizendo a ele: muito obrigado.
3. E falou Deus a Israel em visões de noite, e disse: Jacó, Jacó! E ele disse: Eis-me aqui. E disse: Eu sou Deus, o Deus de teu pai; não temas descer ao Egito, porque eu te farei ali uma grande nação. E descerei contigo ao Egito, e certamente te farei tornar a subir, e José porá a sua mão sobre os teus olhos.” = Eu não sei a tua experiência, mas Jacó experimentou que Deus atende a oração. Deus veio e disse: Eis-me aqui. E Deus se apresenta dizendo eu sou Deus, o Deus de teu pai.
Deus diz a ele não temas eu vou com você. Sempre quando buscamos a Deus e ele nos diz: Eis-me aqui, não temas estou contigo; neste caso podemos estar tranquilos. Eu creio que José aprendeu a andar com Deus e confiar Nele, pelo fato que ele aprendeu isto com o pai dele. Buscar a Deus, oferecer o sacrifício a Deus, esperar Deus falar e depois agir. Vemos este traço de caráter no filho José mui nitidamente. Ele se apresenta desta forma durante a vida toda dele. Em toda circunstância, vemos que José não reagia por conta dele, ele aguardava Deus dar o comando. E, enquanto ele foi governador do Egito, vemos que Jacó que recebeu o nome de Israel, e sua família inteira foram grandemente abençoados em Egito. Viveram muitos ano lá, e Deus cumpriu o que prometeu; quando disse que dele faria uma grande nação.
José levou uma vida de líder obediente ao seu Deus. Ele servia a Deus, reconheceu seu chamado desde novo quando Deus falara com ele pelos sonhos. O que aprendo com José que durante toda sua vida, nunca se comportou em rebeldia apesar de muitas vezes ser injustiçado e enfrentar situações que difíceis mas ele não vacilava entre opiniões. Ele seguia Deus e confiava nas direções que Deus lhe falava. Nem sempre José entendia o que Deus tinha em mente. Ele teve épocas onde ele buscava soluções, mas nem sempre alcançava imediatamente. Por exemplo, quando ele havia interpretado os sonhos para o copeiro e o padeiro; ele pediu lembra-te de mim quando estiveres diante de Faraó. Com isto, José buscava soluções para sair da prisão; porém ele se comportou dignamente aguardando o tempo de Deus.
Eu quero aprender a ser igual José, servir a Deus e confiar que Deus está em controle; e deixar os resultados na mão de nosso Deus.
Nenhum comentário:
Postar um comentário