Ministério Educativo Visão de Águias

Ministério Educativo Visão de Águias












maio 02, 2013

10ª Lição sobre José – Confronto e reconciliação entre irmãos.

10ª Lição sobre José – Confronto e reconciliação entre irmãos.
Paz amados alunos do Cetreb e queridos amigos que nos visitam para ler estas preciosas lições. Estamos aqui com mais uma preciosa lição sobre a vida de José. As etapas que José enfrentou são as mesmas que muitas pessoas enfrentam, e vemos que a vida de José não foi fácil; mas, isto nunca foi motivo de desistir para ele. Ele olhava para aquele em quem ele confiava e de quem ele buscava força. Da mesma forma como a nossa vida muitas das vezes não é fácil e devemos fazer o mesmo que José fez; confiar em Deus que ainda está em controle de tudo. A Bíblia nos ensina que não devemos de tratar olho por olho, e dente por dente.
Nossa lição será nos capítulos 44 e 45 de Gênesis. Lemos nestes capítulos que saindo eles da cidade, e não se havendo ainda distanciado, disse José ao que estava sobre a sua casa: Levanta-te, e persegue aqueles homens; e, alcançando-os, lhes dirás: Por que pagastes mal por bem? José havia planejado como ele iria tratar com seus irmãos. E vamos prestar bem atenção o que acontece. José armou uma maneira de trazer eles devolta. E lemos a seguir no capítulo 44:
“4 Saindo eles da cidade, e não se havendo ainda distanciado, disse José ao que estava sobre a sua casa: Levanta-te, e persegue aqueles homens; e, alcançando-os, lhes dirás: Por que pagastes mal por bem? 5 Não é este o copo em que bebe meu senhor e pelo qual bem adivinha? Procedestes mal no que fizestes. 6 E alcançou-os, e falou-lhes as mesmas palavras. 7 E eles disseram-lhe: Por que diz meu senhor tais palavras? Longe estejam teus servos de fazerem semelhante coisa. 8 Eis que o dinheiro, que temos achado nas bocas dos nossos sacos, te tornamos a trazer desde a terra de Canaã; como, pois, furtaríamos da casa do teu senhor prata ou ouro? 9 Aquele, com quem de teus servos for achado, morra; e ainda nós seremos escravos do meu senhor. 10 E ele disse: Ora seja também assim conforme as vossas palavras; aquele com quem se achar será meu escravo, porém vós sereis desculpados. 11 E eles apressaram-se e cada um pôs em terra o seu saco, e cada um abriu o seu saco. 12 E buscou, começando do maior, e acabando no mais novo; e achou-se o copo no saco de Benjamim. 13 Então rasgaram as suas vestes, e carregou cada um o seu jumento, e tornaram à cidade.”
José dá a eles muitos alimentos, mas também manda por o seu copo do qual ele tomava no saco de mantimentos de seu irmão Benjamim; como se fosse ele que tivesse feito isto. Isto seria motivo de eles serem tomados como presos. E os irmãos respondem a eles com as seguintes palavras: “Por que diz meu senhor tais palavras? Longe estejam teus servos de fazerem semelhante coisa. Eis que o dinheiro, que temos achado nas bocas dos nossos sacos, te tornamos a trazer desde a terra de Canaã; como, pois, furtaríamos da casa do teu senhor prata ou ouro? Aquele, com quem de teus servos for achado, morra; e ainda nós seremos escravos do meu senhor.” E vemos que eles realmente estavam sendo honestos pois eles não haviam feito nada de errado. Não sei se José fez isto para fazer eles sentir na carne um pouco o que eles haviam feito para ele; mas, vemos que José não consegue continuar muito com isto. Quando os soldados trazem todos eles de volta a casa de José ele confronta eles no início, mas no verso 1 do próximo capítlo lemos que: “ENTÃO José não se podia conter diante de todos os que estavam com ele; e clamou: Fazei sair daqui a todo o homem; e ninguém ficou com ele, quando José se deu a conhecer a seus irmãos.
Gn. 45:3-4 “E disse José a seus irmãos: Eu sou José; vive ainda meu pai? E seus irmãos não lhe puderam responder, porque estavam pasmados diante da sua face. E disse José a seus irmãos: Peço-vos, chegai-vos a mim. E chegaram-se; então disse ele: Eu sou José vosso irmão, a quem vendestes para o Egito.”
Eu fico imaginando como os olhos de seus irmãos devem ter se arregalado nesta hora, quando viram José seu irmão diante deles; sendo governador do Egito. Com certeza numa fração de segundos deve ter passado um monte de pensamentos na cabeça deles. Pois José diz sou vosso irmão, a quem vendestes para o Egito. Agora isto podia ter sido entendido como acusação ou apenas como identificação, para eles entender quem ele era na realidade.
E nos versos 5 ao 9 ele continua dizendo: “Agora, pois, não vos entristeçais, nem vos pese aos vossos olhos por me haverdes vendido para cá; porque para conservação da vida, Deus me enviou adiante de vós. Porque já houve dois anos de fome no meio da terra, e ainda restam cinco anos em que não haverá lavoura nem sega. Pelo que Deus me enviou adiante de vós, para conservar vossa sucessão na terra, e para guardar-vos em vida por um grande livramento. Assim não fostes vós que me enviastes para cá, senão Deus, que me tem posto por pai de Faraó, e por senhor de toda a sua casa, e como regente em toda a terra do Egito. Apressai-vos, e subi a meu pai, e dizei-lhe: Assim tem dito o teu filho José: Deus me tem posto por senhor em toda a terra do Egito; desce a mim, e não te demores;”
José faz questão de dizer para eles: não vos entristeçais, e nem fica com a consciência pesada por me havido vendido para cá, porque para conservação da vida, Deus me enviou adiante de vós. Em outras palavras José reconheceu que fora a vontade permissiva de Deus de permitir que isto acontecesse. Deus permitiu isto para trazer algo melhor para eles, sempre quando Deus permite algo doloroso acontecer, ou algo triste; vemos que no resultado final sempre vem dupla vitória para seu povo. A vida de toda família e de toda nação é abençoada pelo fato que José estava ali. Deus havia predito pelos sonhos que Ele iria usar José lá e agora os sonhos estavam se cumprindo. A Palavra de Deus que fora revelada a José nos sonhos estavam se concretizando diante dos olhos deles. Vemos então que José se informa do pai deles, e ele dá ordens expressas para trazer o pai dele para lá. E na próxima lição vamos ver como o pai se alegra ao encontrar novamente seu filho.

Um comentário:

Antonina Penner disse...

Gostaríamos de pedir aos amados alunos começar aqui nesta pagina a postar seus pensamentos. Perguntas, dúvidas ou comentários sobre aquilo que você aprendeu nesta lição.

Vamos iniciar discussão semanal aqui sobre cada matéria.

Abraços de sua professora do CETREB

Postar um comentário

GOD LOVES YOU - BY REV. BILLY GRAHAM