DAVI = UM HOMEM SEGUNDO O CORAÇÃO DE DEUS.
Etã descreve em seu Salmo didático a promessa do reino messiânico a Davi. Sl. 89:20 “Encontrei a Davi, meu servo; com meu santo óleo o ungi”. O rei Davi era um homem íntegro; e Deus declara sobre ele: com meu santo óleo o ungi. Em Atos 13:22 lemos que Deus deu testemunho de Davi dizendo: “E, quando este foi retirado, levantou-lhes como rei a Davi, ao qual também deu testemunho, e disse: Achei a Davi, filho de Jessé, homem conforme o meu coração, que executará toda a minha vontade”.
No livro de 1ª Samuel capítulo treze em diante temos o relato como Deus usa seu profeta para escolher a Davi, para o trono de Israel, e também o motivo deste episódio todo. Saul era rei de Israel na época. Saul tinha suas virtudes e era um bom rei, mas ele não correspondeu com a expectativa do coração de Deus. Davi desejava alcançar a estatura de um homem íntegro de acordo com o coração de Deus. O coração dele era puro diante de Deus. Creio que Davi desde pequeno se manteve puro diante de Deus em seu coração. No Salmo 119 verso 9 o salmista descreve o seu anelo de ter um coração puro, e ele nos dá a resposta que ele encontrou. Davi também era assim.
De que maneira poderá o jovem guardar puro o seu caminho? Esta pureza da qual ele fala edifica em seu coração a integridade na qual ele se conduzia diante de seu Deus. Foi por esta razão que Deus disse: “Encontrei a Davi, meu servo; com meu santo óleo o ungi”. Em Samuel vemos descrito que Deus diz o seguinte sobre Davi: “... O Senhor buscou para si um homem que lhe agrada e já lhe ordenou que seja príncipe sobre o seu povo, porquanto não guardaste o que o Senhor ordenou”. “....O Senhor buscou para si um homem que lhe agrada...”
Davi ainda era jovem, mas Deus já o chama de um homem, e Deus o ordenou que fosse príncipe sobre o seu povo. Para nós muitas vezes a pessoa ainda é considerada jovem demais para o serviço. Realmente Davi era jovem demais. Deus o treina durante muitos anos; pois Davi só assumiu o trono de Israel após a morte do rei Saul. Vemos vários exemplos na Bíblia onde Deus escolhe a pessoa antes de ela nascer, ou quando ainda é bem jovem. José teve os sonhos quando ainda era moço; e foi reinar muitos anos mais tarde no Egito, junto com Faraó.
Saul foi avaliado e reprovado por Deus naquele dia quando Deus escolheu Davi. Uma coisa é ser escolhido por Deus, outra bem diferente ganharmos uma avaliação como Davi alcançou. Saul desobedeceu e escolheu agir conforme ele cria ser aprovado. Davi agia conforme Deus aprovava. E isto não era meramente um mérito de Davi, mas sim, algo que Ele alcançou porque perseverou em andar nos caminhos de Deus.
Tanto Saul quanto Davi foram:
vEscolhidos por Deus para ser Rei sobre a nação de Israel.
vUngidos pelo profeta Samuel que foi enviado por Deus para ungi-los.
vOs dois segundo a Bíblia profetizaram no meio dos profetas.
Queremos conduzir a cada um a alcançar a estatura da pessoa que age integramente na liderança conforme o coração de Deus. Davi é o homem na Bíblia com o qual podemos aprender a ser segundo o coração de Deus. Talvez você venha razoar comigo dizendo: ah, mas eu não sou nenhum líder político e nem rei como Davi; nem tão pouco sou algum líder na igreja local nossa e lugar nenhum; portanto, este assunto não é para mim. Deixo um pequeno desafio para você, se este for o seu pensamento, estude toda a matéria sobre Davi, e se após ter lido e estudado a matéria toda sobre ele, você continuar pensando da mesma forma, então que Deus abençoe em sua caminhada, de tal maneira que Ele possa afirmar sobre você conforme fez com Davi; eis ai um ser humano segundo meu coração.
“Assim como meu Pai enviou a mim, envio a vós”. Com este envio Jesus entregou a liderança aqui na terra para sua Igreja, que a conduz em o nome de Jesus, pela capacitação do Espírito Santo; eu e você estamos incluídos nisto. Temos esta promessa na Palavra de Deus, Jr. 3:15. “E dar-vos-ei pastores segundo o meu coração, os quais vos apascentarão com ciência e com inteligência”. E eu acredito que isto Deus está realizando em cada um de nós que recebemos Jesus como Senhor e Salvador de nossa vida. Jesus escolheu os doze apóstolos, estes foram os primeiros que eram segundo o coração de Deus na era da graça. Glórias a Deus por isto. Quero ser fiel, como Davi foi; como também foram os apóstolos. Quero ser um dos pastores segundo o coração de Deus, e apascentar com ciência e com inteligência aqueles que Deus colocar em minha companhia. Quero ser filha conforme o coração de Deus, em minha caminhada e desejo o mesmo a você. Devemos ser servas e servos de Deus, segundo o coração de Deus. Nesta matéria vamos aprender como Davi aprendeu a ser conforme o coração de Deus.
1 Sm. 16:1 “ENTÃO disse o Senhor a Samuel: Até quando terás dó de Saul, havendo-o eu rejeitado, para que não reine sobre Israel? Enche um chifre de azeite, e vem, enviar-te-ei a Jessé o belemita; porque dentre os seus filhos me tenho provido de um rei.” Em outras traduções diz: “me provi de um rei”. Quando Deus vê que a pessoa que na verdade é para estar servindo Ele, de acordo com as diretrizes de Deus e não o faz; Deus avalia ele, e desclassifica. Foi isto que aconteceu aqui, pois Deus pergunta pra Samuel: Até quando terás dó de Saul, havendo-o eu rejeitado. Ser de acordo com o coração é maravilhoso; porém ser rejeitado por Deus é uma lastima.
Quando analisarmos a Monarquia de Israel vemos que desde o início Deus orienta seu povo em tudo. Mas, tudo isto iniciou quando o povo pediu um rei para Deus; e Deus diz a Samuel que não foi a ele que rejeitaram, mas rejeitaram ser dirigido por Deus. Este povo teve consequências por causa disto. Sempre que um ser humano insiste em ter tudo de sua maneira, vemos que temos que arcar com as consequências.
Ato 13:21 – “E depois pediram um rei, e Deus lhes deu por quarenta anos, a Saul filho de Cis, homem da tribo de Benjamim.” Isto se refere a 1 Sm. 8:7-10“E disse o Senhor a Samuel: Ouve a voz do povo em tudo quanto te dizem, pois não te têm rejeitado a ti, antes a mim me têm rejeitado, para eu não reinar sobre eles. Conforme a todas as obras que fizeram desde o dia em que os tirei do Egito até ao dia de hoje, a mim me deixaram, e a outros deuses serviram, assim também fazem a ti. Agora, pois, ouve à sua voz, porém protesta-lhes solenemente, e declara-lhes qual será o costume do rei que houver de reinar sobre eles. E falou Samuel todas as palavras do Senhor ao povo, que lhe pedia um rei.”
Deus atendeu o pedido do povo e lhes deu o que pediram um rei. Muitas vezes em nossos dias oramos tanto e falamos que queremos e Deus acaba dando. Sendo isto a vontade permissiva de Deus, mas não é a vontade Suprema de Deus. Samuel se sentia rejeitado e Deus diz a ele: “Ouve a voz do povo em tudo quanto te dizem, pois não te têm rejeitado a ti, antes a mim me têm rejeitado, para eu não reinar sobre eles.” Muitas vezes um líder se sente como se o povo tivesse os rejeitados; porém tem casos na verdade onde o povo rejeita a Deus, quando este usa seu servo. Era esta a questão na época do profeta Samuel. E Deus, diz pra Samuel pra ungir um rei para eles e fazer segundo pediam. No capítulo 8 de 1 Samuel você poderá ler a situação toda como isto ocorreu.
Na próxima lição vamos analisar um pouco a Monarquia de Israel e ver como Deus olha esta situação toda.
Nenhum comentário:
Postar um comentário