Ministério Educativo Visão de Águias

Ministério Educativo Visão de Águias












fevereiro 26, 2013

Última lição do Livro de Neemias


Unidos para recomeçar

Juntos como um só homem.
Neemias 8:1-8
1 E CHEGADO o sétimo mês, e estando os filhos de Israel nas suas cidades, todo o povo se ajuntou como um só homem, na praça, diante da porta das águas; e disseram a Esdras, o escriba, que trouxesse o livro da lei de Moisés, que o Senhor tinha ordenado a Israel.
2 E Esdras, o sacerdote, trouxe a lei perante a congregação, tanto de homens como de mulheres, e todos os que podiam ouvir com entendimento, no primeiro dia do sétimo mês.
3 E leu no livro diante da praça, que está diante da porta das águas, desde a alva até ao meio dia, perante homens e mulheres, e os que podiam entender; e os ouvidos de todo o povo estavam atentos ao livro da lei.
4 E Esdras, o escriba, estava sobre um púlpito de madeira, que fizeram para aquele fim; e estava em pé junto a ele, à sua mão direita, Matitias, Sema, Anaías, Urias, Hilquias e Maaséias; e à sua mão esquerda, Pedaías, Misael, Melquias, Hasum, Hasbadana, Zacarias e Mesulão.
5 E Esdras abriu o livro perante à vista de todo o povo; porque estava acima de todo o povo; e, abrindo-o ele, todo o povo se pôs em pé.
6 E Esdras louvou ao Senhor, o grande Deus; e todo o povo respondeu: Amém, Amém! levantando as suas mãos; e inclinaram suas cabeças, e adoraram ao Senhor, com os rostos em terra.
7 E Jesuá, Bani, Serebias, Jamim, Acube, Sabetai, Hodias, Maaséias, Quelita, Azarias, Jozabade, Hanã, Pelaías, e os levitas ensinavam o povo na lei; e o povo estava no seu lugar.
8 E leram no livro, na lei de Deus; e declarando, e explicando o sentido, faziam que, lendo, se entendesse.
A partir do capítulo 8 vemos uma união no povo de Jerusalém. No verso primeiro lemos: E CHEGADO o sétimo mês, e estando os filhos de Israel nas suas cidades, todo o povo se ajuntou como um só homem, na praça, diante da porta das águas; e disseram a Esdras, o escriba, que trouxesse o livro da lei de Moisés, que o Senhor tinha ordenado a Israel. O povo se ajuntou, agora não era mais Neemias que os reuniu; já haviam apreendido com ele. Agora eles se ajuntaram e para um objetivo muito importante. Se reuniram na praça diante da porta das águas, e disseram ao escriba, Esdras que trouxesse o livro da lei de Moisés. Aqui constatamos o início de um reavivamento no povo de Deus. Tanto naquela época como na nossa quando o povo de Deus começa observar um líder como Neemias que anda na Palavra de Deus; logo o povo tem sede da Palavra de Deus. É assim que inicia um novo começo.
Vemos neste capítulo que o povo que pediu a leitura, não foi o escriba que convocou a reunião. O povo que convocou a leitura. No verso 13 em diante está relatado que também celebraram a Festa dos Tabernáculos. Lemos que o povo se posicionou mais uma vez para viver de acordo com o que Deus havia ordenado. Eles eram povo de Deus, mas até então haviam vivido na desobediência. A vinda de Neemias trouxe o povo de volta a adoração a Deus e viver submisso àquilo que está escrito na Palavra que devemos observar. Lemos no capítulo 9 que o povo se arrependeu e confessaram os pecados. O povo se posicionou, se arrependeu e recomeçou um novo relacionamento com seu Deus que havia os libertado e lhes dado vitória.
No capítulo 9:38 está relatado: “E, todavia fizemos uma firme aliança, e o escrevemos; e selaram-no os nossos príncipes, os nossos levitas e os nossos sacerdotes.” E no capítulo 10 lemos sobre a Aliança que o povo fez de guardar a lei de Deus. Este povo decidiu permanecer na Palavra de Deus dali para frente, e com isto se posicionaram como povo de Deus. Talvez você esteja pensando sim, mas nós não vivemos na época da lei. Interessantemente lemos no Novo Testamento um verso que Jesus nos falou e me faz lembrar este povo de Neemias. Em João 8 verso 31 lemos o seguinte: “Jesus dizia, pois, aos judeus que criam nele: Se vós permanecerdes na minha palavra, verdadeiramente sereis meus discípulos”.
Atualmente segundo as palavras de Jesus, se permanecermos na Palavra de Jesus, verdadeiramente seremos discípulos de Jesus. Quero te perguntar algo: “Você está disposto a fazer este compromisso com Deus como este povo fez???
Que Deus nos abençoe. A paz do Senhor Jesus seja convosco.. Miss. Antonina Penner.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

GOD LOVES YOU - BY REV. BILLY GRAHAM