Ministério Educativo Visão de Águias

Ministério Educativo Visão de Águias












fevereiro 25, 2013

O BOM EXEMPLO DE NEEMIAS

O BOM EXEMPLO DE NEEMIAS

Tem sido uma grande benção estudar sobre o livro de Neemias. Lendo o capítulo seis deste livro me deixa triste ver as condições nas quais viviam os judeus. Tinham sido vendidos e várias outras coisas como lemos. E Neemias toma uma posição de corrigir tudo que está errado no meio deles. Versos 6 e 9 do capítulo 5:
6 Ouvindo eu, pois, o seu clamor, e estas palavras, muito me indignei.
7 E considerei comigo mesmo no meu coração; depois pelejei com os nobres e com os magistrados, e disse-lhes: Sois usurários cada um para com seu irmão. E convoquei contra eles uma grande assembléia.
8 E disse-lhes: Nós resgatamos os judeus, nossos irmãos, que foram vendidos às nações, segundo nossas posses; e vós outra vez venderíeis a vossos irmãos, ou vender-se-iam a nós? Então se calaram, e não acharam que responder.
9 Disse mais: Não é bom o que fazeis; porventura não andaríeis no temor do nosso Deus, por causa do opróbrio das nações, os nossos inimigos?”

Verso 14: Também desde o dia em que me mandou que eu fosse seu governador na terra de Judá, desde o ano vinte, até ao ano trinta e dois do rei Artaxerxes, doze anos, nem eu nem meus irmãos comemos o pão do governador.

Neemias nos dá um bom exemplo de Líder, ele age conforme os mandamentos de Deus. Em toda circunstância ele ora a Deus pedindo direção. Ele não permite a usura contra seu povo. Nesta passagem vemos que ele se sente indignado quando viu como seu povo foi maltratado e como alguns haviam sido vendidos. E, ele se levanta como defensor de seus irmãos; dos contemporâneos de sua época. O rei havia mandado ele ser governador na terra de Judá; e durante doze anos, nem ele e nem os irmãos comeram do pão do governador. Isto me diz que se abster como povo de comida que lhe foi dado e sim também optaram por se abster das medidas erradas contra seu próximo. Neemias se conduz como defensor sim e também como bom exemplo. Ele exige dos outros a postura correta, mas ele a impôs em sua vida e comportamento em primeiro lugar. Ele vivia o que ele ensinava e mandava os outros fazer. 7 E considerei comigo mesmo no meu coração; depois pelejei com os nobres e com os magistrados.

· Durante doze anos que Neemias teve direito de desfrutar dos deleites dos reis e alta sociedade preferiu se juntar a seu povo e viver em união com eles e providenciar para eles as suas necessidades. Lemos isto no capítulo 5:14 “Também desde o dia em que me mandou que eu fosse seu governador na terra de Judá, desde o ano vinte, até ao ano trinta e dois do rei Artaxerxes, doze anos, nem eu nem meus irmãos comemos o pão do governador.”
· Ele mostra claramente que ele estava lá para mostrar a diferença que o povo de Deus deve fazer, e Neemias não agiu como os primeiros governadores. Ele se posicionou para obedecer a Deus e ensinar o povo com o bom exemplo. No verso 15 ele deixa bem claro que era por causa do temor a Deus que ele agia assim. “Mas os primeiros governadores, que foram antes de mim, oprimiram o povo, e tomaram-lhe pão e vinho e, além disso, quarenta siclos de prata, como também os seus servos dominavam sobre o povo; porém eu assim não fiz, por causa do temor de Deus.”
· Neemias relata que ele também na obra deste muro fez reparação, e terra nenhuma compramou; e todos os meus servos se ajuntaram ali à obra. Havia união entre eles.
· Existia unanimidade entre eles = verso 17 lemos: “Também dos judeus e dos magistrados, cento e cinqüenta homens, e os que vinham a nós dentre as nações que estão ao redor de nós, se punham a minha mesa.”
· Neemias e os seus companheiros preparavam o próprio mantimento e comida para seu povo; apesar de ele ser governador e ter direito de usar dos impostos como os outros governadores faziam.
· Neemias não exigia nada do governador = Verso 18: “E o que se preparava para cada dia era um boi e seis ovelhas escolhidas; também aves se me preparavam e, de dez em dez dias, muito vinho de todas as espécies; e nem por isso exigi o pão do governador, porquanto a servidão deste povo era grande.”
· Ele sempre lembrava de orar a Deus, sua fonte primordial de ajuda. Lembra-te de mim para bem, ó meu Deus, e de tudo quanto fiz a este povo.
Se analisarmos na atualidade de hoje, quantos lideres cristãos de fato buscam Deus em tudo? Quantos agem sempre em toda circunstância na Palavra de Deus. Quantos trabalham unido com o povo para construir o Reino de Deus, tendo temor a Deus? Nossa lição com Neemias nos ensina claramente que nós devemos nos posicionar como servos de Deus. Eu você e todos que invocam o nome de nosso Deus, devemos agir em cima da Palavra de Deus por temor ao Senhor.

Firme na causa de Deus em meio ao ataque

Ne. 6:1-9:

1 SUCEDEU que, ouvindo Sambalate, Tobias, Gesem, o árabe, e o resto dos nossos inimigos, que eu tinha edificado o muro, e que nele já não havia brecha alguma, ainda que até este tempo não tinha posto as portas nos portais,
2 Sambalate e Gesem mandaram dizer-me: Vem, e congreguemo-nos juntamente nas aldeias, no vale de Ono. Porém intentavam fazer-me mal.
3 E enviei-lhes mensageiros a dizer: Faço uma grande obra, de modo que não poderei descer; por que cessaria esta obra, enquanto eu a deixasse, e fosse ter convosco?
4 E do mesmo modo enviaram a mim quatro vezes; e da mesma forma lhes respondi.
5 Então Sambalate ainda pela quinta vez me enviou seu servo com uma carta aberta na sua mão;
6 E na qual estava escrito: Entre os gentios se ouviu, e Gesem diz: Tu e os judeus intentais rebelar-vos, então edificas o muro; e tu te farás rei deles segundo estas palavras;
7 E que puseste profetas, para pregarem de ti em Jerusalém, dizendo: Este é rei em Judá; de modo que o rei o ouvirá, segundo estas palavras; vem, pois, agora, e consultemos juntamente.
8 Porém eu mandei dizer-lhe: De tudo o que dizes coisa nenhuma sucedeu; mas tu, do teu coração, o inventas.
9 Porque todos eles procuravam atemorizar-nos, dizendo: As suas mãos largarão a obra, e não se efetuará. Agora, pois, ó Deus, fortalece as minhas mãos.

Neemias recebeu a revelação de Deus que Sambalate e Gesem não tinham boa intenção quando enviaram a mensagem de se congregar com eles nas aldeias porque ele sabia que intentavam fazer-lhe mal. Deus não deixa o povo dele mal instruído. Os que buscam a Deus recebem direção de Deus sobre a intenção inimiga. Neemias respondeu a eles e enviou-lhes mensageiros a dizer: Faço uma grande obra, de modo que não poderei descer; por que cessaria esta obra, enquanto eu a deixasse, e fosse ter convosco?

Sambalate e Gesem enviaram mensagens a Neemias quatro vezes; e Neemias respondeu da mesma forma. Vendo isto ele enviam uma carta. O inimigo sempre é persistente quando procura derrubar um filho de Deus. Mas, a Palavra de Deus diz que devemos resistir ao diabo, e ele fugirá de nós. Tia 4:7 – “Sujeitai-vos, pois, a Deus, resisti ao diabo, e ele fugirá de vós.” Neemias agiu assim, ele orava a Deus e se sujeitava a ele, e ele resistia toda a tentação do inimigo e foi assim que ele obteve vitória pois Deus era com ele.

Eu quero encorajar a todos a serem como Neemias. Seja fiel a Deus, sirva a Deus de todo coração. Faça a diferença em nossos dias para que a futura geração tenha referências como nós temos. Seja uma referência para o Reino de Deus, para que o povo possa nos olhar e dizer, eis ai um povo de Deus; sejamos como eles. Deus seja louvado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

GOD LOVES YOU - BY REV. BILLY GRAHAM