Ministério Educativo Visão de Águias

Ministério Educativo Visão de Águias












março 02, 2013

2ª Lição de Davi - época da Monarquia


A época da Monarquia era do Ano 1050 até 931 a. C. O Reino Unido era desde o rei Saul até o rei Salomão, e após dele o reino se dividiu no reino do norte e reino do sul que era chamado Judá.
* Rei Saul - segundo as Escrituras, em 1 Samuel 9-31, 1 Crônicas 8-10; reinou do ano 1050- 1010 a.C.
* Rei Davi – segundo as Escrituras, 1 Sm. 16- 1 Rs. 2; e 1 Cr. 11-29; reinou do ano 1010 até 970 a.C.
* Rei Salomão - segundo 1 Rs. 1-11; 2 Cr. 1-9; reinou do ano 970 – 931 a.C.
* Reino dividido 931-722 a.C. = 1 Rs. 12 até 2 Rs. 17; 2 Cr. 10-38.
* Após isto Israel foi levado ao cativeiro pelos assírios em 722 a. C. Foi na época que Daniel, Ezequiel, Neemias, Ester e Esdras todos estavam lá na Babilônia.
O termo Monarquia refere-se ao período no qual o povo de Deus foi governado por reis terrestres. Temos a época da Teocracia quando o povo de Israel foi governado por Deus, através de líderes que Deus escolheu, como Moisés, Josué, toda a época dos juízes até Samuel.
Nesta matéria, porém, vamos nos manter focalizado no reinado de Davi, e a vida de Davi como um todo. Davi era um homem normal como todos. Nasceu numa família pobre, e ele tinha que cuidar das ovelhas do pai dele no pasto; todos os dias. Na época que o rei Saul governava, muitas vezes os seus irmãos iam à batalha na guerra e Davi ficava em casa porque ainda era novo demais para ir junto com o exército de Saul. O Rei Saul começou bem, mas certa época do seu reinado ele cometeu três erros graves.
Ø O primeiro erro de Saul – no capítulo 13 de Samuel lemos que os sucessos de Saul o deixaram envaidecido em bem pouco tempo. A humildade foi substituída pela soberba. Ele oferece sacrifícios, que era função exclusiva dos sacerdotes. Foi esse o primeiro sinal do crescente conceito que Saul desenvolvia sobre a própria importância.
Ø Segundo erro de Saul – cap. 14 = A ordem impensada que impôs ao exército para que se abstivesse de alimentos e a sentença de morte, igualmente impensada, que decretou contra Jônatas, seu próprio filho; mostravam ao povo que grande tolo os israelitas tinham como rei.
Ø Terceiro erro de Saul – cap. 15 Dessa vez Saul desobedeceu a Deus deliberadamente. Deus envia a Samuel para lhe dar a palavra contra o rei Saul. “Assim, como você rejeitou a palavra do Senhor, Ele te rejeitou como rei.”
Nesta altura Deus envia o profeta para a casa de Jesse para ungir Davi como rei. Em Samuel capítulo 16 você poderá ler a passagem onde isto ocorre. Naquela época a unção não podia ser realizada abertamente, pois com certeza Saul teria tentado matar ele. Como vemos de fato anos mais tarde Saul correu por muito tempo atrás de Davi, com a intenção de matar ele. O propósito de Deus era treinar Davi, e por muitos anos Deus treinou a Davi, e esta é a principal mensagem de nossa matéria. Davi se dispôs para aprender com Deus.
Davi era de belo aspecto, grande força física, e de muitos atrativos pessoais. Davi era um homem de guerra, prudente no falar, muito corajoso, bom músico, e também com uma fé inspiradora; como poucos na época tinham. Quando Deus diz Ele achou Davi, significa que Deus nos observa, antes de nos chamar para trabalhar para Ele. Deus conhecia cada dia da vida do salmista, pois ele descreve isto em seu salmo. Antes que cada um dele existia diz Davi, Deus o conhecia tudo. Nada que acontece em nossa vida fica camuflado diante de Deus. Mas, Deus procura por pessoas que são de acordo com o coração Dele.
Em 1 Sm. 9:15-10:27, encontra-se a linda história como Deus escolhe Saul, e o trata com honra, sendo convidado na casa do profeta para jantar. O profeta reserva para ele a coxa, parte especial da carne, para ele comer, e em seguida, lemos a linda historia como ele foi ungido a rei. Saul foi honrado diante do povo e Samuel o profeta sela tudo isto num livro no verso 25:“E declarou Samuel ao povo o direito do reino, e escreveu-o num livro, e pô-lo perante o Senhor; então despediu Samuel a todo o povo, cada um para sua casa”. Saul foi o único a ganhar este tipo de cortejo para o trono dele.
Saul tinha a unção de Deus = 1 Sm. 10:11 – “E aconteceu que, como todos os que antes o conheciam viram que ele profetizava com os profetas, então disse o povo, cada um ao seu companheiro: Que é o que sucedeu ao filho de Quis? Está também Saul entre os profetas?” Como também em 1 Sm. 19:24 diz que ele estava no meio dos profetas.
Davi também foi ungido a rei, e vemos esta descrição também na Bíblia: 1 Sm. 16:12-13 “Então mandou chamá-lo e fê-lo entrar (e era ruivo e formoso de semblante e de boa presença); e disse o Senhor: Levanta-te, e unge-o, porque é este mesmo. Então Samuel tomou o chifre do azeite, e ungiu-o no meio de seus irmãos; e desde aquele dia em diante o Espírito do Senhor se apoderou de Davi; então Samuel se levantou, e voltou a Ramá”.
Apesar de Deus ter usado o profeta Samuel para ungir a Davi, e o Espírito de Deus se retirar de Saul e se apoderar de Davi, mesmo assim; ainda levou muito tempo até Davi literalmente assumir o trono de Israel. Diz a Palavra que Saul ainda reinou por muito tempo, e só depois da morte de Saul, que Davi foi ungido novamente pelo povo sobre Judá. 2 Sm. 2:1-4 lemos como ele foi recebido pelos homens de Judá que o ungiram rei sobre a casa de Judá. Anos se passaram enquanto Davi sempre se posicionou debaixo da ordem de Deus. Ele sempre buscava a Deus o que devia fazer. Até o dia que ele foi também ungido sobre todo Israel. Em todo seu reinado vemos que Davi buscava sempre a Deus.
Queremos aprender uma lição preciosa desta época de Saul e Davi; vemos muitas vezes que Deus nos promete algo e aparentemente demora demais até chegar o dia quando até que enfim recebemos a tão esperada promessa de Deus para nossa vida. Davi foi treinado aos poucos. Estaremos estudando passo a passo o que Davi passou. Cremos porém que é de suma importância aprender como que tudo aconteceu naquela época e como Davi cresceu a ser um homem segundo o coração de Deus. Ninguém nasce perfeito, e ninguém ganha tudo isto de Deus automaticamente. Temos que ter o interesse e o desejo para ter esta comunhão e também este relacionamento com Deus. Pouco a pouco vamos aprender em cada passo como Davi chegou ao ponto a ser segundo o coração de Deus.
Vemos na vida de Saul e de muitos outros homens de Deus que agiram até certo ponto como Deus havia designado. Saul perdeu o trono porque em determinada época de seu reinado ele fez o que ele cria ser correto naquele momento. Saul desobedeceu a Deus diz a Bíblia, só que ele falou ao profeta que ele havia feito conforme Deus disse. Veja comigo em: 1 Sm. 15:10-14“Então, veio a Palavra do Senhor a Samuel dizendo: Arrependo-me de haver constituído Saul rei, porquanto deixou de me seguir e não executou as minhas palavras. Então Samuel se contristou e toda a noite clamou ao SENHOR. Madrugou Samuel para encontrar a Saul pela manhã; e anunciou-se àquele: Já chegou Saul ao Carmelo, e eis que levantou para si um monumento; e, dando volta, passou e desceu a Gilgal. Veio, pois, Samuel a Saul, e este lhe disse: Bendito sejas tu do Senhor; executei as palavra do SENHOR. Então , disse Samuel: Que balido, pois, de ovelhas é este nos meus ouvidos e o mugido de bois que ouço”?
Deus sabia que Saul não havia executado a palavra que o SENHOR havia lhe ordenado, e sim, Saul desobedeceu. Lemos nos próximos versículos como Deus através de Samuel fala com Saul e corrige ele. Vemos que ocorre o confronto entre Samuel e Saul pelo restante do capítulo, em suma Saul querendo arguir que ele estava na razão apesar de ter feito exatamente o oposto do que Deus lhe havia ordenado. Impressionante como Deus fala a Saul nos versos 22-23: “Porém Samuel disse: Tem, porventura, O Senhor prazer em holocaustos e sacrifícios quanto em que se obedeça à sua palavra? Eis que o obedecer é melhor do que a gordura de carneiros. Porque a rebelião é como o pecado de feitiçaria, e a obstinação é como a idolatria e culto a ídolos do lar. Visto que rejeitaste a palavra do SENHOR, ele também te rejeitou a ti, para que não sejas rei”.
Ser um líder íntegro conforme o coração de Deus é agir em cima da Palavra do SENHOR. Saul até certo ponto obedeceu, depois ele ouviu o povo que quis levar aqueles animais para casa, e Saul ofereceu em sacrifício. Deus rejeita o sacrifício e também a Saul. O fato é que Saul cria que era aceitável de fazer o que ele queria, e para cobrir com seu erro, oferece ainda os bezerros que Deus havia dito, que era para acabar com todos eles. Eram fruto de obras malignas, Deus deu ordem clara o que ele era para fazer. Saul agiu conforme ele queria, na aparência se conduziu como servo de Deus, mas segundo a Palavra de Deus, ele foi desobediente ao comando de Deus.
A Palavra aqui nos fala neste texto de Samuel que “Eis que o obedecer é melhor do que a gordura de carneiros. Porque a rebelião é como o pecado de feitiçaria, e a obstinação é como a idolatria e culto a ídolos do lar”. Deus considera isto uma rebelião contra ELE quando um servo dele age conforme seu próprio querer e depois se conduz como se tivesse obedecido. A obstinação é como a idolatira e culto a ídolos do lar. Isto segundo a Palavra de Deus é prostituição espiritual, quando trocamos nosso Deus por algo que servimos diante de nosso Deus; ao invés de ser obedientes a Deus.
Na próxima lição iremos começar a jornada de Davi até chegar ao ponto onde ele governou durante 40 anos. Mas, ele teve que esperar muitos anos, aprendeu nesta época a ser paciente, perseverante, corajoso; e ele também servia ao Rei Saul nesta época. Portanto, se você se encontrar em situação semelhante, não se desespere e saiba que Deus está em controle.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

GOD LOVES YOU - BY REV. BILLY GRAHAM