5ª Lição: Ungido por Deus, mas ainda não assumido a posição:
Amados leitores e alunos do Cetreb. Gostarei de pedir a cada um para orar antes de estudar esta lição e se posicionar diante de Deus em sua posição. Muito importante as lições que estamos estudando; e creio que Deus irá como sempre ministrar ao nosso coração hoje. Eu estava orando pedindo a Deus a próxima lição. Tenho por hábito apenas começar a digitar a lição uma vez que Deus a coloca em meu coração. E sinto que Deus quer falar conosco profundamente. Vamos nos preparar para receber a sua mensagem.
Acredito que Davi foi o único Rei de Israel, o qual foi ungido pelo profeta de Deus, que foi enviado por Deus para assim o fazer, e mesmo assim o rei ungido não assumiu em seguida sua posição. Se, você leu os capítulos que sugerimos na última lição, você pode constatar que oficialmente Saul ainda era Rei sobre Israel. O profeta havia dito para Saul que Deus o havia rejeitado; mas Saul não tinha conhecimento quem ou quando e aonde Deus enviou o profeta para ungir o próximo rei. Nos primeiros 5 versos do capítulo 16 de 1 Samuel lemos que Deus envia seu profeta a casa de Jessé para ungir um rei para Israel. Deus havia falado para Saul através de Samuel no capítulo 13 deste mesmo livro diz no verso 14 que Deus já havia escolhido um novo rei para ele. Ali lemos a seguir: “Porém agora não subsistirá o teu reino; já tem buscado o Senhor para si um homem segundo o seu coração, e já lhe tem ordenado o Senhor, que seja capitão sobre o seu povo, porquanto não guardaste o que o Senhor te ordenou.” Saul daquele momento em diante sabia que Deus já escolheu outro rei. Deus diz para ele, que Ele buscou para si um homem segundo seu coração e que seja capitão sobre o seu povo. No capítulo 16 o profeta é enviado a casa do pai deste homem segundo o coração de Deus que dali para frente seria capitão sobre o povo de Deus.
Metas que Deus usa para escolher seu ungido.
Vamos meditar na passagem de: 1 Samuel 16 versos: 6-7 “6 E sucedeu que, entrando eles, viu a Eliabe, e disse: Certamente está perante o Senhor o seu ungido. 7 Porém o Senhor disse a Samuel: Não atentes para a sua aparência, nem para a grandeza da sua estatura, porque o tenho rejeitado; porque o Senhor não vê como vê o homem, pois o homem vê o que está diante dos olhos, porém o Senhor olha para o coração.”
Samuel veio à casa de Jessé para sacrificar como Deus lhe ordenara e ele convida Jessé para o sacrifício de paz. E Jessé traz a ele sete filhos e os faz passar diante do profeta do mais velho ao sétimo; como se estes fossem todos os filhos dele. Quando o primeiro passou diante dele, Samuel pensou este é o rei que Deus escolheu. Certamente está perante o Senhor o seu ungido. Porém o Senhor disse a Samuel: Não atentes para sua aparência, nem para a grandeza da sua estatura. E Deus fala para ele que este já foi rejeitado. Em seguida Deus fala a Samuel, que o Senhor não vê como vê o homem.
Deus tem outras metas as quais usa para escolher seus líderes. Deus não olha aparência para julgar quem é apto ou não para o cargo que Deus vai lhe dar. O ser humano olha em primeiro lugar a aparência. Se, nos dias atuais você for para uma entrevista de emprego, a primeira coisa que é feita é olhar a aparência de teu Curriculum Vitae e depois como você se apresenta. Se, tivesse sido nestes termos seria como Samuel pensou: Certamente está diante o Senhor o seu ungido. Humanamente ele tinha tudo que o profeta cria ser necessário para ser o capitão de Israel.
Após o sétimo filho ser avaliado não escolhido por Deus, Samuel pergunta a Jessé, você só tem estes filhos? E Jessé diz, não tem ainda o mais novo que está cuidando das ovelhas. Bom, Jesse como todos os pais, tentou apresentar os que tinha idade adequada, postura, e tudo o demais que necessitavam para ir ao exército; mas o menor ainda estava no pasto, zelando pelas ovelhas do pai. Versos 11-14 lemos o seguinte:
“11Disse mais Samuel a Jessé: Acabaram-se os moços? E disse: Ainda falta o menor, que está apascentando as ovelhas. Disse, pois, Samuel a Jessé: Manda chamá-lo, porquanto não nos assentaremos até que ele venha aqui. 12 Então mandou chamá-lo e fê-lo entrar (e era ruivo e formoso de semblante e de boa presença); e disse o Senhor: Levanta-te, e unge-o, porque é este mesmo.
13 Então Samuel tomou o chifre do azeite, e ungiu-o no meio de seus irmãos; e desde aquele dia em diante o Espírito do Senhor se apoderou de Davi; então Samuel se levantou, e voltou a Ramá.
14 E o Espírito do Senhor se retirou de Saul, e atormentava-o um espírito mau da parte do Senhor.”
Quando Davi entrou Deus diz a Samuel levanta e unge-o, porque é este mesmo. Davi era bonito, era forte, corajoso e tudo que os outros irmãos tinham; porém ele tinha algo a mais. Davi foi escolhido por Deus, porque enquanto ele estava no pasto servindo a Deus em casa fazendo as obrigações que seu pai lhe dera.
As metas pelas quais Deus nos escolhe começam a como eu e você e todos reagem em casa enquanto nos submetemos as ordens de nossos pais. Deus olha nosso coração se somos submissos de alegre espírito quando somos mandados a fazer diariamente algo que na verdade é apenas as coisas do pai. As ovelhas não eram de Davi, eram do seu pai. Davi era fiel no pasto cuidando e zelando pelos animais que pertenciam ao pai. Enquanto cuidava deles, ele buscava a Deus para libertar as ovelhas do leão. Ele buscava a Deus para ter atitude de louvor e adoração com sua harpa tendo ótimo senso de humor e espírito. Fazendo seu trabalho com dedicação, esforço e com responsabilidade, pois não permitia ninguém danificar as ovelhas do pai. Davi estava ali com atitude de gratidão, louvor e dedicação no meio do pasto; sem murmurar. Esta era considerada a menor posição para um judeu. Cuidar de porcos era algo que judeu não fazia, mas para um judeu pastorear ovelhas era um cargo muito baixo, e Davi era pastor de ovelhas.
Deus usa suas metas para nos avaliar como procedemos quando ainda estamos em posições humildes, onde ninguém nos dá valor além das ovelhas que salvamos da boca do leão. Davi foi ungido aquele dia, porém ainda demorou muito anos para ele assumir de verdade a posição de Rei sobre Israel. Durante muitos anos Davi foi treinado por Deus como rei de seu povo. Deus o ensina como prosseguir, como dirigir seu povo, como proteger seu povo e também como dirigir seu povo em adoração e louvor.
Será que Deus me avalia assim também? Creio que sim, vamos buscar a Deus para que possamos passar na seleção de Deus para ser constituídos capitães em seu Reino. Glória a Deus.
Nenhum comentário:
Postar um comentário