Ministério Educativo Visão de Águias

Ministério Educativo Visão de Águias












março 14, 2013

6ª Lição - Davi Capitão do Povo de Deus


6ª Lição = Iniciando sua Carreira de Capitão do Povo de Deus.


Deus diz a Samuel que iria escolher um capitão para seu povo segundo seu coração em 1 Sm. 13:14; que já havia escolhido um novo rei para ele. Ali lemos a seguir: “Porém agora não subsistirá o teu reino; já tem buscado o Senhor para si um homem segundo o seu coração, e já lhe tem ordenado o Senhor, que seja capitão sobre o seu povo, porquanto não guardaste o que o Senhor te ordenou.”
Dos capítulos 13 até ao capítulo 16 lemos como Saul procedeu seguidas vezes conforme Deus havia dito que não era para fazer; e Deus o rejeita como rei e tira a unção dele, e entrega esta unção para o próximo rei que ele escolhe.
1 Sm. 16:13-22
13 Então Samuel tomou o chifre do azeite, e ungiu-o no meio de seus irmãos; e desde aquele dia em diante o Espírito do Senhor se apoderou de Davi; então Samuel se levantou, e voltou a Ramá.
14 E o Espírito do Senhor se retirou de Saul, e atormentava-o um espírito mau da parte do Senhor.
15 Então os criados de Saul lhe disseram: Eis que agora o espírito mau da parte de Deus te atormenta;

Lendo estes versos 13 e 15 deste capítulo, no mesmo momento que o Espírito de Deus havia deixado Saul, ele veio sobre Davi; esta unção foi transferida. “Então Samuel tomou o chifre do azeite, e ungiu-o no meio de seus irmãos; e desde aquele dia em diante o Espírito do Senhor se apoderou de Davi; então Samuel se levantou, e voltou a Ramá. E o Espírito do Senhor se retirou de Saul, e atormentava-o um espírito mau da parte do Senhor. Então os criados de Saul lhe disseram: Eis que agora o espírito mau da parte de Deus te atormenta.”

Deus mandou Samuel ungir Davi, e deste momento em diante o Espírito de Deus estava dirigindo Davi. O Espírito do Senhor se apoderou de Davi e se retirou de Saul. Uma vez que o Espírito de Deus se retira de um ser humano, ele está sem proteção contra espíritos maus. Deus não tem espíritos maus, porém conforme eu compreendo esta passagem, foi permissão de Deus que este espírito o atormentasse.

O que me chama atenção nos seguintes versículos é a primeira tarefa que Deus dá a Davi após a unção. Ele Davi o ungido rei de Deus no momento, recebe a tarefa de ir e tocar sua harpa na frente do ex-ungido rei, que na verdade ainda oficialmente era rei. Saul ainda estava na posição de rei; mas havia perdido a unção. A unção que o rei perdeu agora estava sobre o rapaz que tocava a harpa para ele.

SE, você e eu tomarmos isto como lição para nossa vida; muitas vezes vemos que Deus nos dá a unção para servi-lo e dá nítida impressão que fomos posto diante das pessoas mais longe de Deus possível para servir a Deus. Aí começamos a meditar: mas, Deus me ungiu, eu na verdade deveria estar no meio do povo de Deus ali servindo e porque será que estou cercado deste povo que não serve a Deus? Uma coisa que muitas das vezes esquecemos é o fato que nós fomos escolhidos para ir atrás das ovelhas perdidas. Uma ovelha segura no pasto de Deus não necessita do pastor correr atrás dela para socorrê-la. Jesus disse que o bom pastor deixa as noventa e nove num lugar seguro e vai ao deserto atrás daquela uma que está perdida. Eu creio que Deus ainda deu uma chance para Saul se arrepender pelo fato que Ele envia o seu novo ungido rei tanger a harpa para ele. E a Bíblia relata que cada vez que ele assim o fazia o espírito mau deixava Saul. Louvor e adoração a Deus na verdade é algo que os espíritos contrários a Deus não conseguem presenciar; eles se afastam.

Quando Jesus treinou os doze discípulos para serem constituídos os doze apóstolos que iriam fundar a Igreja de Jesus, Deus deu o mesmo testemunho deles que deu de Davi. Vamos ler o verso em Atos 13:22 lemos que Deus deu testemunho de Davi dizendo: “E, quando este foi retirado, levantou-lhes como rei a Davi, ao qual também deu testemunho, e disse: Achei a Davi, filho de Jessé, homem conforme o meu coração, que executará toda a minha vontade”. Eu creio que Jesus também falava dos apóstolos que eram segundo seu coração. E afirmo isto pelo seguinte: A Bíblia nos relata tudo que devemos saber sobre como os apóstolos anunciaram a Palavra e ela chegou até nós. Não temos lugar nenhum algo que Deus nos fala rejeitando eles conforme fez com o rei Saul.
Cada um de nós é ser humano com falhas e temos nossas limitações; porém quando nos colocamos a disposição de Deus, Ele nos usa conforme lhe apraz. O apóstolo diz que somos embaixadores de Jesus Cristo aqui na terra; e com certeza o rei Davi também era um embaixador de Deus aqui na terra. A sua caminhada confirma isto. Davi era humano, ele também errou; porém quando Deus o confrontou com seu erro que ele fez; sua atitude diante de seu erro era completamente diferente da reação de Saul. Davi se humilhou diante de Deus e se concertou e buscou a misericórdia de Deus.

Busquem um homem que saiba tocar harpa.


Saul foi atormentado e os seus servos dão a sugestão de buscar alguém para tocar a harpa. Estes servos já sabiam que isto era um excelente recurso para esta ocasião. E por incrível coincidência um dos servos de Saul conhece Davi e sugere que seja chamado para tocar a harpa.
Versos 16 em diante lemos o seguinte:
16 Diga, pois, nosso senhor a seus servos, que estão na tua presença, que busquem um homem que saiba tocar harpa, e será que, quando o espírito mau da parte de Deus vier sobre ti, então ele tocará com a sua mão, e te acharás melhor. 17 Então disse Saul aos seus servos: Buscai-me, pois, um homem que toque bem, e trazei-mo. 18 Então respondeu um dos moços, e disse: Eis que tenho visto a um filho de Jessé, o belemita, que sabe tocar e é valente e vigoroso, e homem de guerra, e prudente em palavras, e de gentil presença; o Senhor é com ele. 19 E Saul enviou mensageiros a Jessé, dizendo: Envia-me Davi, teu filho, o que está com as ovelhas. 20 Então tomou Jessé um jumento carregado de pão, e um odre de vinho, e um cabrito, e enviou-os a Saul pela mão de Davi, seu filho.

Saul mandou que buscassem a Davi pela sugestão de seus criados, mas não tinha conhecimento que Deus havia dado a sua unção para ele. E Saul enviou mensageiros a Jessé, dizendo: Envia-me Davi, teu filho, o que está com as ovelhas. Então tomou Jessé um jumento carregado de pão, e um odre de vinho, e um cabrito, e enviou-os a Saul pela mão de Davi, seu filho. Naquela época tudo que o rei dizia todos súditos cumpriam. Se o presidente de um pais nos dias atuais mandasse oficialmente que alguém de nós enviasse seu filho para servir ao presidente; creio que nos sentiríamos honrados. Foi o que aconteceu, acredito que Jessé também se sentiu honrado e isto ocorre logo depois do profeta Samuel ter ungido ele como rei sobre Israel. Pode ser que Jessé talvez pensasse nossa será que o rei ouviu que meu filho foi ungido pelo profeta? Fico imaginando quantos pensamentos devem ter passados na mente deste pai. Mas, ele obedece e envia seu filho para servir ao rei. Jessé envia pão e vinho e um cabrito para o rei através de Davi.

Nos versos 21 a 23 lemos que: “Assim Davi veio a Saul, e esteve perante ele, e o amou muito, e foi seu pajem de armas. Então Saul mandou dizer a Jessé: Deixa estar a Davi perante mim, pois achou graça em meus olhos. E sucedia que, quando o espírito mau da parte de Deus vinha sobre Saul, Davi tomava a harpa, e a tocava com a sua mão; então Saul sentia alívio, e se achava melhor, e o espírito mau se retirava dele.”

Davi toca a harpa e ele estava diante do rei e o rei se agrada dele e o fez seu pagem de armas, em outras traduções diz que foi seu escudeiro. Saul envia recado para o pai dele pedindo para que Davi ficasse perante o rei, pois ele achou graça nos olhos do rei. Davi tinha a unção e enquanto ele tocava a harpa o mau espírito saia do rei Saul. Eu creio que Saul deve ter sentido que Davi tinha a unção e deve ter feito ele lembrar da unção que ele teve inicialmente; e talvez até pensasse: “Com este moço aqui talvez eu possa voltar ao que era antes, vou ficar com ele ao meu lado”. Davi tocava a harpa e Saul sentia alívio. Isto é algo incrível pelo seguinte fato. Creio eu que Saul sentia alivio porque Deus concedeu o alívio para ele enquanto Davi tocava sim. Deus havia dado a unção a Davi e era o mesmo Deus que usava este Davi para tocar a Saul; mesmo após ter rejeitado ele como seu líder sobre o povo de Israel. Quando um filho de Deus está presente, e este filho é obediente a Deus, servindo-o em humildade e reverência; Deus o usa.
Podemos ver que tanto fazia se Davi estava em casa, no pasto, diante do rei tocando a harpa; ou sendo seu escudeiro, em todo lugar Davi sempre tinha a mesma atitude e o mesmo porte de servo de Deus. Davi foi moldado em seu caráter e em seu espírito pelo próprio Deus que ele servia. A comunhão e o amor que o Criador tem com sua criação; isto é, o ser humano que ele criou em sua própria imagem e semelhança, é algo muito lindo e maravilhoso. Acredito que Davi alcançou isto desde novo pelo fato que buscava ao seu Deus de todo seu coração. Gostaria de deixar uns versos para você meditar, os quais se encontram nos Salmos. Impressionante como a Palavra de Deus dá testemunho de Davi. Vale a pena ser fiel, porque Deus honra a vida da pessoa que honra a Ele com sua vida.

Sl. 89:35: “Uma vez jurei pela minha santidade que não mentirei a Davi.”
Sl. 89:49: “Senhor, onde estão as tuas antigas benignidades que juraste a Davi pela tua verdade?”
Sl. 122:5: “Pois ali estão os tronos do juízo, os tronos da casa de Davi.”
Sl. 132:1: “LEMBRA-TE, Senhor, de Davi, e de todas as suas aflições.”
Sl. 132:10: “Por amor de Davi, teu servo, não faças virar o rosto do teu ungido.”
Sl. 132:11: “O Senhor jurou com verdade a Davi, e não se apartará dela: Do fruto do teu ventre porei sobre o teu trono.”
Sl. 132:17: “Ali farei brotar a força de Davi; preparei uma lâmpada para o meu ungido.”
Sl. 144:10: “A ti, que dás a salvação aos reis, e que livras a Davi, teu servo, da espada maligna.”


Que Deus lhe abençoe, a paz do Senhor Jesus,
Sua professora Miss. Antonina Penner

Nenhum comentário:

Postar um comentário

GOD LOVES YOU - BY REV. BILLY GRAHAM