Ministério Educativo Visão de Águias

Ministério Educativo Visão de Águias












março 08, 2013

4ª Lição: Atitudes de Davi

4ª Lição: Atitudes de Davi  

Para nossa lição de hoje quero incentivar a você ler 1 Samuel capítulo 16 ao capítulo 20.

 
Nestes capítulos podemos aprender muito sobre as atitudes de  Davi e foi o que fez a diferença na vida dele. Atitudes em relação a vida, em relação aos pais, em relação aos irmãos; e em relação a Deus principalmente. Ninguém chega ao ponto de alcançar um elogio de Deus, quando este diz que somos segundo o coração; sem trabalhar consigo mesmo nas atitudes como lidamos com as circunstâncias e as pessoas. Davi aprendeu a buscar a Deus desde cedo.  Lendo os capítulos acima citado encontramos alguns versos que nos diz algo sobre Davi que gostaria de comentar aqui.
1 Sm. 17:34,36-37 -  “Então disse Davi a Saul: Teu servo apascentava as ovelhas de seu pai; e quando vinha um leão e um urso, e tomava uma ovelha do rebanho, Assim feria o teu servo o leão, como o urso; assim será este incircunciso filisteu como um deles; porquanto afrontou os exércitos do Deus vivo. Disse mais Davi: O Senhor me livrou das garras do leão, e das do urso; ele me livrará da mão deste filisteu. Então disse Saul a Davi: Vai, e o Senhor seja contigo.”
Vamos analisar as atitudes de Davi nestes versos:
Apascentava ovelhas = fazia seu serviço, e era fiel.
-  Vinha um leão e um urso = não ficou com medo, enfrentou com coragem.
- Assim será este incircunciso filisteu como um deles = confiança em ir adiante para assumir uma tarefa a qual podia ser muito hostil e perigosa.
-  O Senhor me livrou das garras do leão, e das do urso = Ele dá crédito a Deus pela libertação.
 
Isto era algo muito importante no currículo de Davi, e foi esta atitude que fez com que ele alcançou vitoria contra o filisteu; pois foi enfrentar ele da maneira correta. Ele se posicionou debaixo da proteção de Deus crendo que Ele iria dar a vitória antes de começar o combate.  Esta atitude de Davi me leva de volta o capítulo 16 e na verdade é a primeira vez que lemos algo sobre a vida de Davi desde que ele havia nascido. A Bíblia nos relata que Deus havia rejeitado Saul como rei e que Deus já havia elegido Davi.

Quando Deus manda Samuel ir e ungir a Davi, este teve medo, e diz a Deus que se ele fizer isto, Saul o mataria. 1 Sm. 16:1-3 lemos o seguinte: “1  ENTÃO disse o Senhor a Samuel: Até quando terás dó de Saul, havendo-o eu rejeitado, para que não reine sobre Israel? Enche um chifre de azeite, e vem, enviar-te-ei a Jessé o belemita; porque dentre os seus filhos me tenho provido de um rei. 2  Porém disse Samuel: Como irei eu? pois, ouvindo-o Saul, me matará. Então disse o Senhor: Toma uma bezerra das vacas em tuas mãos, e dize: Vim para sacrificar ao Senhor. 3  E convidarás a Jessé ao sacrifício; e eu te farei saber o que hás de fazer, e ungir-me-ás a quem eu te disser.”
O Sacerdote tinha dó de Saul, que havia destruído sua oportunidade de fazer um maravilhoso reinado, e Deus lhe pergunta: Até quando terás dó de Saul, havendo- eu rejeitado, para que não reino sobre Israel? Em seguida Deus manda ele encher um chifre de azeite e Deus iria enviar ele para a casa de Jessé, para ungir o próximo rei. E Samuel responde? Como irei eu? Saul vai me matar!!   Esta reação é típica e normal, cada ser humano iria reagir desta feita se tivesse no lugar de Samuel. Agora se continuarmos lendo a história, quando buscam Davi para vir para dentro, o qual estava no pasto cuidando das ovelhas; ele agiu na maior naturalidade. Creio eu que uma pessoa que não age assustada ou até como se fosse pego de surpresa, falando eu o mais novo vou ser ungido como rei sobre a nação toda; é porque este anda em comunhão com seu Deus. Vocês estão de brincadeira comigo, eu ser rei? Davi não reagiu assim, ele agiu muito natural.
Muito importante salientar aqui que em toda circunstância a Bíblia nunca relata que Davi estava com medo, amedrontado pelas circunstâncias e nem pelo rei e nem pelo urso, ou leão. Agora te pergunto: como será que Davi chegou ao ponto de ter esta confiança e perspectiva de vida de um herói de tão novo.  Ao continuarmos lendo sua história veremos que em cada etapa Davi nos surpreende com a atitude de homem adulto, cheio de Deus que ele apresentava em cada situação. Se, eu você e cada um de nós nos colocássemos na situação de Davi, não sei quantos iriam agir na conformidade de Davi.  Nos, próximos capítulos vemos que apenas os três irmãos mais velhos tinham idade suficiente para estar indo para o combate na guerra; mas foi Davi que pelejou contra Golias.  Chegar na altura na qual devemos estar, é uma coisa, ter a atitude desejada por Deus é bem diferente.
Em um dos capítulos adiante vemos que Davi estava na casa dos profetas, e ele estava cheio da unção e com a presença de Deus e Saul também chegou lá e ele também profetizou; apesar do fato do Espírito de Deus ter partido dele. Por um dia ele ainda foi usado quando ele foi até a casa dos profetas. Agiam diferente, tinham atitudes diferentes e alcançaram resultados opostos.
Vamos aprender com Davi a ter a atitude correta quando estamos no trabalho normal ou quando Deus nos chama para servi-lo. Não importa onde estamos vamos ter a atitude esperada por nosso Deus para cumprir com nosso chamado. Quero deixar alguns versos para sua meditação nesta lição.
Sl. 18:50: “Pois engrandece a salvação do seu rei, e usa de benignidade com o seu ungido, com Davi, e com a sua semente para sempre.”
Sl. 72:20: “Aqui acabam as orações de Davi, filho de Jessé.”
Sl 78:70: “Também elegeu a Davi seu servo, e o tirou dos apriscos das ovelhas;”
Sl. 89:3-4: “Fiz uma aliança com o meu escolhido, e jurei ao meu servo Davi, dizendo: A tua semente estabelecerei para sempre, e edificarei o teu trono de geração em geração. (Selá.)”
Sl. 89:20: “Achei a Davi, meu servo; com santo óleo o ungi,”
A Paz do Senhor Jesus seja contigo,
Miss. Antonina Penner

Nenhum comentário:

Postar um comentário

GOD LOVES YOU - BY REV. BILLY GRAHAM