Ministério Educativo Visão de Águias

Ministério Educativo Visão de Águias












setembro 27, 2011

Lição 8 – Vamos então continuar nosso estudo sobre nossa luta contra o Inimigo...

QUANDO O DIABO ANDA EM DERRODAR PROCURANDO QUEM ELE QUER TRAGAR, LEMBRE-SE MAIOR É O QUE ESTÁ EM NÓS DO QUE AQUELE QUE É CONTRA NÓS. O GLÓRIASSS. ALELUIAS

Muitas pessoas crêem e ensinam que eu e você literalmente temos que lutar contra satanás e colocar um ponto final nele. Eles agem como se Jesus Cristo ainda não tivesse terminado o trabalho dele neste sentido. Quero analisar alguns versos contigo na Bíblia que nos trazem um melhor entendimento sobre isto.
Venha comigo, estudar bênçãos de passagens sobre a Vitória que Cristo nos deu. Temos uma matéria neste blog chamado: A Unção e a Missão do Messias, se você tomar um tempo para ler as lições desta matéria, você verá que Jesus veio e já venceu tudo por todos nós. Nós não precisamos atualmente ainda conquistar a vitória e ganhar a guerra. A guerra contra satanás já está ganha.  Leia comigo o próximo verso:

Jo. 19:30 – “E, quando Jesus tomou o vinagre, disse: Está consumado. E, inclinando a cabeça, entregou o espírito.”
-              Analise comigo; o que é que Jesus fez na cruz? O que ELE foi conquistar para você, para mim, para todos aos que o recebessem lá naquela cruz?
-              Você crê que quando ele diz está consumado, ele quis dizer que ainda resta algo para nós fazermos para concluir a obra dEle?
-              Eu creio, que para mim, e para você Jesus já deu a Autoridade, igual Ele deu aos discípulos, e já temos tudo que necessitamos.
-              Devemos ir em obediência igual os discípulos fizeram e acontecerá como foi com eles. Os demônios vão nos obedecer e abandonar as pessoas e sair delas; se agirmos igual Jesus nos enviou.
Tiago escreve em sua carta a Igreja: Tg. 4:7 - “Sujeitai-vos, pois, a Deus, resisti ao diabo, e ele fugirá de vós.” Ele estava ensinando aos irmãos de sua época a mesma coisa que estamos tentando fazer aqui agora. Compartilhar o que Deus já nos ensinou como fazer a obra. A nossa próxima matéria será a Epístola de Tiago, e podemos estudar pormenorizado muitos itens que dizem respeito a luta da guerra espiritual nesta matéria. Hoje aqui só citaremos algumas coisas, para exemplificar o assunto em destaque. Leia atentamente o capítulo 4 de Tiago:

http://www.chamada.com.br/biblia/index.php?pesq=Tiago+4&ver=ACRF&modo=0

Se, você ler em contexto o que Tiago ensina você verá que:
-              Ele mostra que quando andamos na carne e em nossa maneira de razoarmos a vida, estaremos confrontados diariamente com lutas contra o mau.
-              Ele começa o assunto no capítulo perguntando: 4:1:“DE onde vêm as guerras e pelejas entre vós? Porventura não vêm disto, a saber, dos vossos deleites, que nos vossos membros guerreiam?”
-              E Ele responde em seguida dizendo: “Cobiçais, e nada tendes; matais, e sois invejosos, e nada podeis alcançar; combateis e guerreais, e nada tendes, porque não pedis.”
-              O capítulo inteiro ele vai mostrando que eles pelo fato de ainda não conhecer a maneira correta de viver em Espírito, como Paulo nos ensina (Gl.5:16 e 25).
-              O povo andava em sua fé, como o povo no mundo vivia; pelo fato de ainda não entender como prosseguir para viver em Paz em Deus.
-              Quando somos crianças na vida com Deus, agimos como crianças. Paulo explica isto em sua carta aos Coríntios. 1 Co. 2:12-16:

o   “Mas nós não recebemos o espírito do mundo, mas o Espírito que provém de Deus, para que pudéssemos conhecer o que nos é dado gratuitamente por Deus.” = O que Tiago estava tentando mostrar a Igreja que eles ainda estavam pensando conforme o espírito do mundo. Mas, uma vez que recebemos Jesus como Senhor de nossa vida, que nos é dado gratuitamente; então...
o   “As quais também falamos, não com palavras de sabedoria humana, mas com as que o Espírito Santo ensina, comparando as coisas espirituais com as espirituais”.
o   Palavras de sabedoria para agir na vida contra o mal com a Sabedoria Divina. Quando se compara a vida espiritual que Deus dá com a vida espiritual que temos quando ainda estamos no mundo, vemos que enorme diferença existe entre os dois. Jesus disse certa vez; quem comigo não ajunta espalha, e quem não é por mim, é contra mim.
o   Nisto se destaca claramente na guerra espiritual quem é ao favor de Deus e quem não é a favor.
o   Paulo explica neste contexto: “Ora, o homem natural não compreende as coisas do Espírito de Deus, porque lhe parecem loucura; e não pode entendê-las, porque elas se discernem espiritualmente.”
o   Mas o que é espiritual discerne bem tudo, e ele de ninguém é discernido. Porque, quem conheceu a mente do Senhor, para que possa instruí-lo? Mas nós temos a mente de Cristo.”

Paulo termina dizendo que nós temos a mente de Cristo. Isto muda tudo, e nos faz apto para guerrear. E agora te pergunto: E como se deve guerrear em espírito e expulsar demônios da vida da pessoa, e assim por diante quando alguém é manifestado por um espírito que é contra Jesus e que com Jesus não ajunta?
Na próxima lição veremos estes detalhes. Continue seguindo este estudo, ainda tem muita benção para nós aqui.

Paz, abraços da Antonina.

setembro 26, 2011

Lição 7 - Amarrar o Valente....

Nossas armas não são carnais, porém poderosas em Cristo Jesus.


Como lidar com o inimigo, nosso adversário. Em Mc. 3:13-30[1] lemos sobre o que levou Jesus a dizer o seguinte versículo: “Ninguém pode roubar os bens do valente, entrando-lhe em sua casa, se primeiro não maniatar o valente; e então roubará a sua casa.” Mt. 18:18 diz: “Em verdade vos digo que tudo o que ligardes na terra será ligado no céu, e tudo o que desligardes na terra será desligado no céu”. 

a.       O Senhor Jesus afirma ser necessário amarrar o valente para poder saquear-lhe os bens; só não diz como se faz. Analisando bem este texto, a casa na qual o valente está é a vida da pessoa.

b.      Maniatar = O amarrar consiste em assumir nossa posição em Cristo.

No contexto de Marcos 3 lemos uma descrição muito interessante sobre o que Jesus estava fazendo. E a descrição dá impressão que o assunto muda de um para o outro, como se o que está escrito alí tem nada haver uma coisa com a outra. Mas lendo o capítulo todo em contexto você verá que tudo se conclui perfeitamente quando Jesus explica o que seria o fato, se ele estivesse fazendo de acordo com a acusação contra ele.
Observe:

-        Jesus entra na sinagoga e cura um homem de mão mirrada.
-        Tinha gente observando se ele iria no sábado curar ele, , para o acusar.
-        Jesus cura o homem e pergunta para o povo: é lícito no sábado fazer o bem, ou fazer mal? Salvar a vida, ou matar? E os que estavam em redor calaram-se
-        Quando Jesus se retirou, logo em seguida os fariseus , tomaram logo conselho com os herodianos contra ele, procurando como o matariam.
-        Jesus se retira com seus discípulos para o mar, e uma grande multidão o seguia.
-        Versos 7 a 12 descreve quantas pessoas Jesus curou, e quantos milagres fazia para a multidão que seguia ele, por onde ele andava.
-        Verso 11 lemos que até os espíritos imundos vendo-o, prostravam-se diante dele, e clamavam, dizendo: tu és o Filho de Deus.
-        Verso 13, Jesus sobe ao monte e ele nomeou os doze para estar com ele e os mandou pregar, e para que tivessem poder de curar as enfermidades e expulsar os demônios.
-        No verso 20 diz que foram para uma casa. E afluiu outra vez a multidão, de tal maneira que nem sequer podiam comer pão. Impedido até de se alimentar, tantas pessoas vinham atrás dele.
-        Verso 21 diz: “E, quando os seus ouviram isto, saíram para o prender; porque diziam: Está fora de si.”  Quando os seus ouviram isto....imagina não eram nem os estranhos. Preste bem atenção neste texto.
-        Verso 22: “E os escribas, que tinham descido de Jerusalém, diziam: Tem Belzebu, e pelo príncipe dos demônios expulsa os demônios.”     

Veja bem, Jesus neste lugar aqui ainda não havia feito nada, apenas estava lá para comer pão com seus discípulos, tomando sua refeição junto com os que ele saia; e o que acontece? O povo começa a se levantar contra ele, e os escribas, já dizem que ele tem Belzebu, e que pelo príncipe dos demônios expulsa os demônios.  Nesta altura Jesus chamando-os a si, isto é fez uma reunião para por os pontos nos is.

Jesus conforme seu método de ensina usa uma Parábola, diz o verso 23. Como pode Satanás expulsar Satanás? Mesma coisa você se perguntar, como você pode se expulsar a si mesmo de tua casa? No verso seguinte ele mostra que se um reino se divide contra si mesmo, tal reino não pode subsistir. Isto quer dizer se eu me expulso de minha casa, eu não terei mais meios de dar ordens ali.  Jesus mostrou para eles que eles estavam sendo ridículos na acusação deles contra ele, pois se isto fosse verdade. Satanás estaria se acabando consigo mesmo. Se, Jesus de fato estivesse fazendo os milagres como eles diziam que ele os expulsava pelo príncipe dos demônios, neste caso, Jesus explicou que satanás estava destruindo a si mesmo e seu reino.

Jesus continua explicando, verso 27: “Ninguém pode roubar os bens do valente, entrando-lhe em sua casa, se primeiro não maniatar o valente; e então roubará a sua casa.”  Se, de fato fosse verdade que Jesus fizesse o que os escribas estavam afirmando, neste caso, Jesus estaria saqueando o próprio reino para qual ele estava trabalhando.  E Jesus diz, que ninguém pode saquear a casa do outro, ou se preferir assim, você não pode ir a começar a trabalhar no reino de outro e assumir o lugar do rei a não ser que primeiro você assume o lugar dele.

Eu posso estar enganada, mas o que eu compreendo neste texto, é o seguinte: Jesus quis explicar que no dia que Ele morresse lá na cruz do calvário, ele amarraria satanás, iria saquear todos os seus bens, isto é , todas as almas que crêem nEle, Jesus.  Jesus descreveu como Ele iria amarrar o valente, que luta contra cada um de nós.

Agora, se você voltar ao verso onde ele deu poder aos discípulos para expulsar demônios, neste caso, Jesus já os amarrou lá na cruz do calvário.
Continua na próxima lição...

Glória a Deus, ALELUIASSSSSSSS




[1] http://www.chamada.com.br/biblia/index.php?pesq=mar+3%3A+13-30&ver=ACRF&modo=0

setembro 22, 2011

Lição 6 - A posição de Autoridade que Deus nos dá

Coisas que o Senhor Jesus deixou de fazer enquanto não ganhasse a vitória (chegar até a cruz sem pecar), nós agora podemos e devemos fazer, partindo da vitória já ganha. Em João 14:12 diz: "Na verdade, na verdade vos digo que aquele que crê em mim também fará as obras que eu faço, e as fará maiores do que estas, porque eu vou para meu Pai”. Uma coisa que a Bíblia deixa bem claro, é que o Messias tinha que estar sem mácula, para poder resgatar o ser humano. Isto quer dizer que Jesus quando assumiu a forma humana para vir pagar o preço por nós lá na cruz; ELE não podia pecar uma única vez, porque senão ELE não seria apto para fazer o que ELE veio fazer. Jesus tinha que ser perfeito em tudo. Creio que ELE disse neste verso ai em João 14 porque eu vou para o PAI, pelo fato que uma vez que ELE chegasse o Céu de volta e podia dizer ao Pai, eu fiz tudo que foi planejado antes da fundação do mundo; quando decidimos resgatar o ser humano. Depois que ELE cumpriu a lei, uma vez que ELE levasse tudo para a cruz, ELE então podia subir ao céu, quando o Poder de Deus o ressuscitou dos mortos.  Uma vez lá na glória novamente Ele vivendo dentro de cada filho dele, pois somos seu corpo, segundo a Bíblia, ELE através de nós então pode fazer coisas ainda maiores através de sua Igreja aqui. Ele sendo a cabeça e nós o corpo desta feita faz coisas maiores, através de nós.
Ele não quis dizer, fulano e beltrano se crer em mim será maior do que eu.... Ele disse: que faríamos coisas ainda maiores do que aquelas que ele ali estava fazendo. Porque o Corpo de Cristo é maior em si como única pessoa.
1. A posição e autoridade que temos.
Estamos em Cristo à destra do Pai no Céu Ef. 1:19-22 "E qual a sobreexcelente grandeza do seu poder sobre nós, os que cremos, segundo a operação da força do seu poder, Que manifestou em Cristo, ressuscitando-o dentre os mortos, e pondo-o à sua direita nos céus. Acima de todo o principado, e poder, e potestade, e domínio, e de todo o nome que se nomeia, não só neste século, mas também no vindouro; E sujeitou todas as coisas a seus pés, e sobre todas as coisas o constituiu como cabeça da Igreja”.
Ef. 2:6 “E nos ressuscitou juntamente com ele e nos fez assentar nos lugares celestiais, em Cristo Jesus”; 1 Jo. 4: 3-4 “E todo o espírito que não confessa que Jesus Cristo veio em carne não é de Deus; mas este é o espírito do anticristo, do qual já ouvistes que há de vir, e eis que já está no mundo. Filhinhos, sois de Deus, e já os tendes vencido; porque maior é o que está em vós do que o que está no mundo.”  E portanto acima de Satanás e todos os demônios.
-        Nós devemos Confessar com nossa boca, Jesus é o Senhor: Você pode compreender então porque a Bíblia faz ênfase que devemos confessar com nossa boca que cremos que Jesus é o Senhor? Porque todo espírito que não confessa isto não é de Deus. Ro. 10:9 - “A saber: Se com a tua boca confessares ao Senhor Jesus, e em teu coração creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos, serás salvo.”
-        Satanás já foi derrotado, fragorosamente: Col. 2:10 e 15 “E estais perfeitos nele, que é a cabeça de todo o principado e potestade. E, despojando os principados e potestades, os expôs publicamente e deles triunfou em si mesmo.”
-        O príncipe deste mundo já está julgado: João 16:11 “E do juízo, porque já o príncipe deste mundo está julgado.” 1 Pd. 3:22 “O qual está à destra de Deus, tendo subido ao céu, havendo-se-lhe sujeitado os anjos, e as autoridades, e as potências.” Hb. 2:14 “E, visto como os filhos participam da carne e do sangue, também ele participou das mesmas coisas, para que pela morte aniquilasse o que tinha o império da morte, isto é, o diabo” ;
-        João 12:31 “Agora é o juízo deste mundo; agora será expulso o príncipe deste mundo”; Jesus falou isto antes de ELE morrer na cruz, fui na cruz onde ele expulsou o príncipe deste mundo. Jesus teve que cumprir tudo que a Bíblia disse a seu respeito, para expulsar o príncipe deste mundo. E Jesus foi posto acima de todos os espíritos, leia em Ef. 1:21: “Acima de todo o principado, e poder, e potestade, e domínio, e de todo o nome que se nomeia, não só neste século, mas também no vindouro;”.
-        Deus, por Seus próprios desígnios (que não nos tem revelado), permite que o inimigo continue agindo até o dia que ELE determinou. Deus já estabeleceu o dia que satanás será executado. Ap. 20:10 “E o diabo, que os enganava, foi lançado no lago de fogo e enxofre, onde está a besta e o falso profeta; e de dia e de noite serão atormentados para todo o sempre.”
Na próxima lição continuaremos. Temos por obrigação de conhecer todos os fatos sobre o Ide. Tudo com o que Deus nos equipou, tudo o que devemos fazer, tudo o que somos, tudo o que o inimigo é, e como vencê-lo também. Deus tem nos falado quem ELE é. Cabe a nós cumprir com a nossa missão ir e fazer discípulos de toda criatura de Deus, pois Deus já aniquilou nosso arquiinimigo. Agora, pois temos que ir atrás das ovelhas perdidas. Que Deus nos abençoe enquanto façamos nossa parte.

setembro 20, 2011

Lição 5 - Tomando a Ofensiva--as "coisas maiores".

Antes de entrar no assunto de hoje, eu gostaria de falar algo com você. Em algum momento você já sentiu o pensamento passar por você: Ah, se for assim, então eu não quero ser apóstolo, e nem profeta; porque eu não quero estar ai lutando diariamente contra espíritos imundos, e estar ai nessa guerra espiritual.  Se, talvez você está passando por isto, deixa eu te contar um testemunho.
Quando eu estava na mocidade um dia uma amiga minha que era do Joccum me convidou para ir numa reunião de oração numa Igreja pentecostal. Naquela época eu não conhecia a doutrina da Igreja, e achei por óbvio que seria como a nossa. Eu era membro da Igreja Evangélica Mennonita do Xaxim em Curitiba, PR. Você encontra o link desta igreja em nosso blog se quiser conferir. Nós fomos na reunião, e no meio da reunião o pastor me entregou uma profecia e de fato aconteceu mais tarde em minha vida tudo que ele disse. Era de Deus mesmo, mas depois da reunião ele nos convidou para ir e orar por uma irmã. Só que na hora que ele nos convidou, ele não mencionou o fato que ele sabia qual era o problema desta irmã. Quando chegamos a casa dela, antes de bater na porta ele nos falou. Esta irmã, que na verdade ainda não é irmã, porque não recebeu Jesus ainda como Salvador de sua vida, é endemoniada, e viemos aqui para expulsar o demônio dela. Ele vira pra mim e diz: Você irmã irá orar pra expulsar o demônio e vira para a outra e fala mais coisas e nossa, eu fiquei tão assustada que falei: Eu não pastor nem sei fazer isto. Ele já tinha batido na porta e a mulher atendeu a porta e disse: Entrem.

Nós entramos na casa e ela tinha acabado de fazer um Cafezinho e estava cheiroso, e tomamos o café. Muito gostoso por sinal. Curitiba época de inverno cafezinho vai bem demais. Tudo parecia perfeito naquela casa, mas eu apenas pensava naquilo que o pastor disse, ela tem demônio e você vai orar para expulsar. Eu estava morrendo de medo naquela hora nem sabia o que pensar nem o que dizer. Nunca tinha visto alguém orar para expulsar demônios.

O pastor disse a mulher viemos orar por ti, ele olha para mim e diz, você ao lado dela, põe a mão sobre ela. Mas, como eu estava com medo do demônio me mantive longe e só estava observando, e estava com a mão erguida, mas só orando em pensamento. O Pastor estava orando e expulsando, e a mulher estava sendo torcida por alguém que eu não enxergava. O Pastor orou quinze minutos e a mulher estava já começando a lutar contra o pastor, quer dizer o espírito dentro dela. E o pastor diz: Irmã continue a oração e olhou pra mim. Como eu nunca havia feito este tipo de oração eu não sabia o que orar, sabe o que eu fiz? Comecei a louvar a Jesus, e dar graças por ele nos amar, falei glorias a Ti nosso Deus, Tu és grandioso. Depois de um minuto que eu estava louvando o demônio saiu da mulher. Ela olha pra mim e diz: Nossa irmã que oração de Poder, você tem Deus em? O Pastor olhou para mim e disse: Muito forte a sua oração. E eu na minha inocência sobre o assunto em questão pedi para o pastor vir no canto e disse: Perdoe-me, mas nunca expulsei demônio na vida, por isto a única coisa que eu sabia fazer nessa hora era louvar a Deus!!! Ele olhou para mim, e respondeu: Continua louvando sempre é a chave da vitória. Você não percebeu, mas saia tanta unção de você enquanto você louvava que era impossível um demônio continuar por perto. Aquela irmã começou ir na igreja daquele pastor pelo que me foi contado e ela se converteu semanas mais tarde e estava liberta. Glórias a  Deus por isto.

Depois deste dia Deus me ensinou algo muito importante. Talvez você não seja um apóstolo Paulo, João, ou Pedro. E Deus nem quer que você seje uma réplica deles. Ele quer te usar como Ele, Deus te fez. Basta você dar toda gloria a Deus, basta você permitir Deus estar em controle, e viver como a Bíblia te ensina que a guerra no âmbito espiritual o Espírito Santo se encarrega disto. Os anjos segundo Hebreus 1:14 se não em engano são enviados para nos servir. Você nunca está sozinho numa guerra espiritual. Conforme os versos que estudamos já, eles nos mostram que Deus nos equipa com tudo que nós precisamos. E se você não sabe fazer nada além de dizer Jesus a quem morreu por mim, tu és maravilhoso. Saiba um demônio não agüenta permanecer num lugar onde agente adora e louva nosso Deus de coração e em verdade.

Em João 14:12 diz: "Na verdade, na verdade vos digo que aquele que crê em mim também fará as obras que eu faço, e as fará maiores do que estas, porque eu vou para meu Pai”, Ef. 3:20-21 “Ora, àquele que é poderoso para fazer tudo muito mais abundantemente além daquilo que pedimos ou pensamos, segundo o poder que em nós opera, A esse glória na igreja, por Jesus Cristo, em todas as gerações, para todo o sempre. Amém.” Unindo estes dois versos que creio eu que estão em contexto. Podemos analisar que na verdade o que Cristo está dizendo é o seguinte: Aquele que crê em mim, fará os que faço. Porque a Bíblia nos diz se Ele está em nós é ele que opera todas as coisas em nós. Tem várias passagens que dizem que Jesus opera através de nós e que Ele nos dá autoridade. Porém quero enfatizar algo aqui que nos mostra que não é nós que operamos estas coisas em Cristo, e sim Cristo através de nós, portanto não temos porque temer, Compreende? Lucas 10:17-20 diz o seguinte: “E voltaram os setenta com alegria, dizendo: Senhor, pelo teu nome, até os demônios se nos sujeitam. E disse-lhes: Eu via Satanás, como raio, cair do céu. Eis que vos dou poder para pisar serpentes e escorpiões, e toda a força do inimigo, e nada vos fará dano algum. Mas, não vos alegreis porque se vos sujeitem os espíritos; alegrai-vos antes por estarem os vossos nomes escritos nos céus. Naquela mesma hora se alegrou Jesus no Espírito Santo, e disse: Graças te dou, ó Pai, Senhor do céu e da terra, que escondeste estas coisas aos sábios e inteligentes, e as revelaste às criancinhas; assim é, ó Pai, porque assim te aprouve.”
Fico muito feliz em ler que Deus decidiu  fazer as coisas desta forma, e até Jesus deu Graças ao Pai, que estava no Céu, por ele ter revelado as crianças na fé que Deus dá autoridade a elas para agir em nome de Jesus. Veja só a profundidade deste assunto. Estes setenta discípulos eram igual você e eu, sem experiência na área  de atuação. Na verdade Jesus os colocou numa aula prática do evangelismo. Eles foram, e eles voltaram maravilhados; pelo fato que viram que os espíritos tiveram que submeter a eles. Era Deus agindo através deles. Amém. Deus também age através de mim e de você se nós crermos como a Bíblia nos ensina.

setembro 19, 2011

Lição 4 - A Comissão Missionária de Paulo

Antes de atentarmos para as coisas maiores em si, vejamos a comissão missionária do Apóstolo Paulo. Muito podemos aprender com essa comissão que Deus deu a este servo dele.
A Comissão Missionária de Paulo – Em Atos 26:16-18  lemos: “Mas levanta-te e põe-te sobre teus pés, porque te apareci por isto, para te pôr por ministro e testemunha tanto das coisas que tens visto como daquelas pelas quais te aparecerei ainda; Livrando-te deste povo, e dos gentios, a quem agora te envio, Para lhes abrires os olhos, e das trevas os converteres à luz, e do poder de Satanás a Deus; a fim de que recebam a remissão de pecados, e herança entre os que são santificados pela fé em mim.”

Nesta passagem vemos como Jesus fala do Céu para comissionar a Paulo - era para ele dar continuidade à luta contra Satanás. Isto nos mostra claramente que Jesus. Nesta passagem o Senhor instruiu-o como fazer a obra missionária para a qual ele foi chamado como ministro e testemunha.

a.       Abrir os olhos--luz para cego não adianta, tem que abrir os olhos primeiro.

b.      Resgatar as pessoas do poder de Satanás; trazer de volta a Deus--"a fim de que recebam a remissão dos pecados, e sorte entre os santificados." 

c.       Do poder de Satanás a Deus -  significa = Algemar o valente para poder roubar seus bens Mc. 3:27 Pois ninguém pode entrar na casa do valente e roubar-lhe os bens, se primeiro não amarrar o valente; e então lhe saqueará a casa”.

d.      A fim de que recebam a remissão de pecados, e herança entre os que são santificados pela fé em mim. Isto é comissão missionária.

e.        Vejamos (2 Cor. 4:3-4 “Mas, se ainda o nosso evangelho está encoberto, para os que se perdem está encoberto. Nos quais o deus deste século cegou os entendimentos dos incrédulos, para que lhes não resplandeça a luz do evangelho da glória de Cristo, que é a imagem de Deus.”, Mc. 4:15 E, os que estão junto do caminho são aqueles em quem a palavra é semeada; mas, tendo-a eles ouvido, vem logo Satanás e tira a palavra que foi semeada nos seus corações”, Lc. 8:12 “E os que estão junto do caminho, estes são os que ouvem; depois vem o diabo, e tira-lhes do coração a palavra, para que não se salvem, crendo.”  Para mim, esse acesso do inimigo talvez seja a verdade mais terrível que existe nesta vida. Vemos que todo ser humano está sujeito ao fato que o diabo vem e lhe rouba todo bem que foi semeado em sua vida; se a pessoa não foi instruída que ela pode resistir a satanás para que ele fuja de nós. Tg. 4:7 -  “Sujeitai-vos, pois, a Deus, resisti ao diabo, e ele fugirá de vós.”

f.        Necessitamos aprender a estar sujeito a Deus Pai assim como Jesus se submetia a ELE.  Jo. 8:28 -  “Disse-lhes, pois, Jesus: Quando levantardes o Filho do homem, então conhecereis quem eu sou, e que nada faço por mim mesmo; mas falo como meu Pai me ensinou.”

Quando Jesus disse aos discípulos que a porta do inferno não iriam resistir a Igreja de Cristo ele nos quis mostrar que tirar pessoas da casa de Satanás é a maneira principal de desfazer as obras do diabo. Mt. 16:18“Pois também eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela;”

A guerra espiritual descrita em Efésios 6:10-19 estamos numa guerra de âmbito universal e tudo que fazemos adquire sua importância maior no contexto dessa guerra (Lc. 11:23); melhor dizendo, estamos num campo de batalha, é preciso se precaver.  Mais precisamente, estamos em luta livre com espíritos malignos Ef. 6:12 “Porque não temos que lutar contra a carne e o sangue, mas, sim, contra os principados, contra as potestades, contra os príncipes das trevas deste século, contra as hostes espirituais da maldade, nos lugares celestiais.”  1 Pe. 5:8 “Sede sóbrios; vigiai; porque o diabo, vosso adversário, anda em derredor, bramando como leão, buscando a quem possa tragar.”

Acredito que pela quantia de versículos que já apresentamos aqui, somos capazes de visualizar que de fato estamos num confronto espiritual aqui na Terra; e que de fato, temos que nos decidir se estamos a favor de Jesus ou contra. Ajuntando com Cristo ou espalhando contra ele; porque satanás de fato espalha contra Jesus. A garantia da vitória--Jesus morreu para aniquilar Satanás, e conseguiu! (Aleluia!) Em qualquer guerra é vantagem tomar a ofensiva e manter a iniciativa.  Na próxima lição vamos, pois às "coisas maiores", descobrir o que a Bíblia diz sobre quando Jesus falou que faríamos coisas ainda maiores.

Até a próxima lição que Deus te abençoe, e não esquece que ainda estamos na Campanha de Oração durante o mês de Setembro.

setembro 17, 2011

Choro ao ver a falta de Discernimento da Igreja de Jesus Cristo - Pregação de David Wilderson

Lição 3 – Fazer coisas maiores do que Jesus?


Continuando o assunto da segunda lição.
Em suma eu acredito quando Jesus disse isto na frente dos discípulos na última ceia,  ele não se referia apenas a eles ali presente, mas a todos que crerem naquela época, e em nossa época, e todas as épocas. Acredito que ELE estava afirmando, os que crerem são parte do Corpo de Cristo aqui na Terra; aqueles que foram batizados no Corpo de Cristo farão coisas ainda maiores. Tentamos visualizar o que isto seja. Quantas pessoas atualmente fazem parte do corpo de Cristo? Se, cada pessoa deixa o Espírito Santo atuar... Você consegue enxergar a dimensão de quantas coisas e grandiosas Deus pode fazer através da Igreja de Cristo, e de fato está fazendo? Porque estou mencionando isto nessa lição? Observe bem, vamos analisar o contexto.

1.      Pensemos um pouco no exemplo do Senhor Jesus. Já dissemos que Ele sabia quem era e porque aqui estava.
2.      Com 12 anos de idade Ele sabia que estava tratando "dos negócios do meu Pai" (Lc. 2:49). Sempre Ele controlava a situação.
3.      Em Lucas 4:28-30 “E todos, na sinagoga, ouvindo estas coisas, se encheram de ira. E, levantando-se, o expulsaram da cidade, e o levaram até ao cume do monte em que a cidade deles estava edificada, para dali o precipitarem. Ele, porém, passando pelo meio deles, retirou-se.” Ele fez uso do poder de Deus para se livrar de uma morte prematura. Ele reconheceu a astúcia deles e usando de sabedoria se retirou.
4.      Em João 8:59 “Então pegaram em pedras para lhe atirarem; mas Jesus ocultou-se, e saiu do templo, passando pelo meio deles, e assim se retirou.” Encontramos outro caso onde Ele se livrou soberanamente.
5.      Aqui provavelmente em Jo. 10:39  Procuravam, pois, prendê-lo outra vez, mas ele escapou-se de suas mãos.” Se ali afirma que ele escapou de suas mãos é porque Jesus se livrou conscientemente.
6.      Em Mc. 4:35-41 Satanás usou a natureza para tentar matá-lo. Mesmo no jardim, quando Judas trouxe os guardas para prendê-lo, Jesus, ao ouvir que estavam procurando a Ele disse, "Sou eu"--e todos caíram de costas (Jo. 18:6). Só foi preso depois porque permitiu. Como disse a Pedro, bastaria pedir ao Pai que mandaria imediatamente "mais de doze legiões de anjos" (Mt. 26:53). Mas tinha chegado a hora de morrer, como Ele sabia mesmo antes de vir (Jo. 12:27). Estava tudo sob controle. [Jo. 19:11--Pilatos; Mt. 27:34--fel; bradou; Jo. 10:18, 19:30 (Mt. 27:50)--despediu o espírito; Mc. 15:37-39--centurião.] {2 Tim. 1:7, Prov. 25:28, 29:11, 29:25 VS Prov. 28:1.}  Havemos de recuperar um princípio que já era conhecido no A.T. (Elias--fogo [2 Reis 1:9-15]; Eliseu--ursas [2 Reis 2:23-24], cegou sírios [2 Reis 6:18]). E Paulo também (Atos 13:8-11).

Estamos estudando sobre Ir Fazer Discípulos E Guerra Espiritual, unindo os dois assuntos. Em todo lugar aonde Jesus ia, e falava e curava os doentes, ali sempre havia uma afronta dos seus inimigos. Estes inimigos eram usados pelo nosso Adversário. Uma vez ouvi uma mensagem de um Pastor, e esqueci o nome dele; lembro, porém o que ele explicava e isto ficou registrado em meu coração. Ele dizia na pregação: “O diabo é nosso adversário, e Bíblia diz que devemos amar o nosso inimigo. Ele explicou certinho como a Bíblia mostra que o diabo é nosso adversário, e inimigo é muitas vezes um ser humano que com Cristo não ajunta e sim espalha e serve nosso adversário.” Será que agora faz sentido porque sempre aparecem tantos constrangimentos e afrontas cada vez que procuramos ser tão fiel na obra de Deus? Isto é resultado da nossa obediência á Deus. Quando fazemos discípulos, o adversário começa a trabalhar, usando nosso inimigo (ser humano sem Cristo), ao qual devemos amar para ganhá-lo para o lado de Cristo; para que desta forma ele também ajunta com Cristo e não espalha. “Quem não é comigo é contra mim; e quem comigo não ajunta, espalha.” Mt. 12:30 – Lc. 11:23. Cristo veio salvar o que havia se perdido, e os que com ele não ajuntam, espalham; e o ser humano que não é com Cristo é literalmente contra ele = não existe meio termo estar em cima do muro.

O exemplo de Jesus vem exatamente ao nosso caso, porque o que Ele fez, fez como homem. Embora sendo Deus, de fato, andou por aqui como ser humano submisso ao Espírito Santo. O 2O ADÃO, homem perfeito, tinha que recuperar tudo como HOMEM. O 1º Adão fez a humanidade decair da Graça de Deus e o segundo veio para recuperar isto. Resulta dali que "as mesmas coisas" podemos também fazer como homens submissos ao Espírito Santo. "Assim como"--podemos e devemos fazer como Ele fez Lc. 10:19 Eis que vos dou poder para pisar serpentes e escorpiões, e toda a força do inimigo, e nada vos fará dano algum.”  Jesus nos deu Poder e Ele nos deu a mesma missão que o Pai deu a ELE. Ele disse: João 20:21 Disse-lhes, pois, Jesus outra vez: Paz seja convosco; assim como o Pai me enviou, também eu vos envio a vós.”

Jesus nos deu o Poder para pisar em serpentes e escorpiões e também nos enviou assim como o Pai enviou a ELE.

Mas o Senhor Jesus espera e exige "coisas maiores", creio que ELE se refere que como Igreja unida Nele, Ele deseja alcançar a todos nesta Terra. Agora Jesus está à direita do Pai, e nós também estamos lá. Ef. 1:19-22 “E qual a sobreexcelente grandeza do seu poder sobre nós, os que cremos, segundo a operação da força do seu poder, Que manifestou em Cristo, ressuscitando-o dentre os mortos, e pondo-o à sua direita nos céus. Acima de todo o principado, e poder, e potestade, e domínio, e de todo o nome que se nomeia, não só neste século, mas também no vindouro; E sujeitou todas as coisas a seus pés, e sobre todas as coisas o constituiu como cabeça da igreja, Que é o seu corpo, a plenitude daquele que cumpre tudo em todos.”

Vamos analisar separadamente cada detalhe desta passagem:

a)      A sobreexcelente grandeza do seu poder sobre nós – Quando Jesus disse que deveríamos ir e fazer discípulos, Ele de fato estava ensinando a eles que Deus faz a obra aqui na Terra através de nós, assim como fez através Dele Jesus.

b)      Segundo a operação da força do seu poder – igual ele fez na força do seu poder e não no nosso poder, importante ressaltar isto. Fazemos ainda maiores porque é Deus que faz isto através de nós. O ser humano não consegue fazer isto por ele mesmo.

c)      O mesmo poder que manifestou em Cristo, ressuscitando-o dentre os mortos - pondo-o à sua direita nos céus, opera em nós também a Poder do Espírito Santo .

d)     Paulo inicia sua carta a Igreja de Efésios dizendo: “PAULO, apóstolo de Jesus Cristo, pela vontade de Deus, aos santos que estão em Éfeso, e fiéis em Cristo Jesus: A vós graça, e paz da parte de Deus nosso Pai e do Senhor Jesus Cristo! Bendito o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, o qual nos abençoou com todas as bênçãos espirituais nos lugares celestiais em Cristo;” = Isto quer dizer que todos nós que aceitamos Jesus como Senhor e Salvador de nossas vidas e servimos a Ele; Ele nos abençoou com toas as bênçãos espirituais nos lugares celestiais em Cristo. Não apenas as bênçãos espirituais aqui da terra e sim as nos lugares celestiais. É por este motivo que você e eu faremos ainda coisas maiores porque todos os filhos de Deus unidos pelo Poder que agia em Cristo, operando em nós aqui na terra, será maior porque Ele Deus controla tudo lá do Céu o que o Corpo de Cristo faz aqui na terra. Agora Cristo não apenas sabe e entende tudo como ser humano aqui na terra lutando contra os fariseus, mas agora lá do Céu controla tudo conforme registrado está em Sua Palavra.

e)      Ef. 2:6 E nos ressuscitou juntamente com ele e nos fez assentar nos lugares celestiais, em Cristo Jesus;”. Você e eu estamos assentados lá também nos lugares espirituais por isto podemos fazer as obras das quais Paulo escreve aqui.  Efésios 3:20-21 diz:  “Ora, àquele que é poderoso para fazer tudo muito mais abundantemente além daquilo que pedimos ou pensamos, segundo o poder que em nós opera, A esse glória na igreja, por Jesus Cristo, em todas as gerações, para todo o sempre. Amém.” – É o poder que em nós atua é o PODER de nosso DEUS, por isto faremos o que ELE diz e isto é praticamente ilimitável, em potencial; pois temos tudo para andar como Jesus andou, permitindo o poder de Deus nos usar em prol do seu Reino. Este Reino se refere aqui sobre nós tudo para nosso proveito, Deus nos ama e por isto entregou Seu Filho Unigênito para nos salvar. E depois de nos salvar, também nos usa para salvar os outros também.

Jesus teve que enfrentar muitos adversários aqui na terra e entre eles incrédulos, perversos confere em Mateus 17:17-20 - “Geração incrédula e perversa”; “grão de mostarda”. Observe Jesus deixa bem claro em Lucas 16:10-12: Quem é fiel no mínimo, também é fiel no muito; quem é injusto no mínimo, também é injusto no muito.” “fiel nas riquezas injustas”àserá confiado as riquezas verdadeiras.

Leia com atenção os versos em: João 20:21, João 14:12, 1 João 4:17-- se deixarmos de fazer as "coisas maiores" estaremos lesando o Senhor Jesus daquilo ao qual faz jus = ver Sua vitória sendo aproveitada e aplicada em prol da salvação do mundo. Está em jogo a nossa participação na administração do Reino (Apoc. 2:26-27).

 Que Deus nos abençoe enquanto buscamos sabedoria Dele para aplicarmos todo este ensino da maneira como ELE preparou.

Paz, na próxima lição tem mais se Deus quiser.

Antonina

setembro 13, 2011

Lição 2 – Ide Fazei discípulos – guerra espiritual


Assim como o Pai me enviou, EU  envio a vós...
    E daí? Daí o seguinte: "assim como . . . ." Nós também temos que saber quem somos, e porque aqui estamos. Pois quem somos?
1.      Nós somos seres humanos, criados à imagem e semelhança do Criador (Gn. 1:26) Isto é um privilégio e uma responsabilidade maior do que às vezes imaginamos.
2.      Em Cristo, somos aceitos [aceitáveis] no Amado (Ef. 1:6).
3.      Em Cristo, estamos à direita do Pai, no Céu, bem acima de todo o exército dos anjos caídos (Ef. 1:20-21, 2:6).
4.      "Qual Ele é, somos nós neste mundo" (1 Jo. 4:17). A Igreja é o corpo de Cristo, e, portanto é através dela que Ele mais lida com este mundo.
5.      Somos porta-vozes do Criador nesta terra.  (Jo. 20:21, Lc. 4:17-21/Is. 61:1-2; Mt. 28:20—“ensinando-os a guardar todas as coisas que eu vos tenho mandado.”
6.      Aliás, somos porta-vozes da Trindade!--1 Jo. 4:13-14, Gen. 1:26.



Atenção: Irmãos é hora de acordar.  Está na hora de nos conscientizarmos de que representamos o Criador por aqui. O Criador espera de nós um comportamento e uma postura condignos com o ofício que ocupamos.

 Em João 14:12, no cenáculo, naquela última noite antes da crucificação, o Senhor Jesus disse aos discípulos: "Em verdade, em verdade vos digo que aquele que crê em mim também fará as obras que eu faço; fará inclusive maiores do que estas, porque eu vou para o Pai."  Vejam bem, irmãos.  Jesus não disse: "VOCÊS OS APÓSTOLOS" e sim, "AQUELE QUE CRÊ".  "Crê" está no presente; se você creu ontem não resolve; tem que crer hoje.  Ele não disse: "talvez faça" e sim: "fará".  Resulta dali que se não estou fazendo é porque não estou crendo. 
Dessa ninguém escapa. Vamos analisar nossa maneira de pensar e agir.
1.      Você crê de fato que pelo fato de você crer em Jesus você pode e deve fazer a mesma coisa que Jesus fez?
a.       Toma um tempo para responder isto. Se, a resposta for sim, quantos milagres ou obras você já fez iguais as que Jesus já fez?
b.      E, se você não fez; qual é o motivo segundo teu pensamento sobre isto?
2.      Eu já achava muito fazer as mesmas obras que Jesus fez, portanto poderia me dar por satisfeito se conseguisse produzi-las.
3.      Jesus não quer que reproduzamos o que ELE fez, ELE quer fazer novas obras através de mim e de ti.
4.       Jesus não se daria por satisfeito se pensássemos em apenas fazer igual a ELE, pois Ele espera ver coisas "maiores". 
O segredo está na última frase, "fará coisas maiores, porque vou para o Pai". Com essa frase Ele estava prevendo a vitória, pois se tivesse incorrido em pecado por conta própria, teria que pagar "o salário do pecado" e nunca mais voltaria para o Pai.  Mas Jesus venceu!!!  Aleluia!!!  Agora Jesus está efetivamente à direita do Pai, "bem acima de todo principado, e autoridade, e poder," etc.  (Ef. 1:20-21).  Mas a partir de Efésios 2:6 podemos entender que quem pertence a Jesus lá está também.  É por isso que podemos e devemos fazer "coisas maiores". Vamos analisar estes dois versículos.

Efésios 1:13-23  “Em quem também vós estais, depois que ouvistes a palavra da verdade, o evangelho da vossa salvação; e, tendo nele também crido, fostes selados com o Espírito Santo da promessa. O qual é o penhor da nossa herança, para redenção da possessão adquirida, para louvor da sua glória. Por isso, ouvindo eu também a fé que entre vós há no Senhor Jesus, e o vosso amor para com todos os santos, Não cesso de dar graças a Deus por vós, lembrando-me de vós nas minhas orações: Para que o Deus de nosso Senhor Jesus Cristo, o Pai da glória, vos dê em seu conhecimento o espírito de sabedoria e de revelação; Tendo iluminados os olhos do vosso entendimento, para que saibais qual seja a esperança da sua vocação, e quais as riquezas da glória da sua herança nos santos; E qual a sobreexcelente grandeza do seu poder sobre nós, os que cremos, segundo a operação da força do seu poder, Que manifestou em Cristo, ressuscitando-o dentre os mortos, e pondo-o à sua direita nos céus. Acima de todo o principado, e poder, e potestade, e domínio, e de todo o nome que se nomeia, não só neste século, mas também no vindouro; E sujeitou todas as coisas a seus pés, e sobre todas as coisas o constituiu como cabeça da igreja, Que é o seu corpo, a plenitude daquele que cumpre tudo em todos.

Analisemos este texto:
a.       Nós também estamos incluídos nesta promessa, que depois que ouvimos a palavra da verdade, o evangelho da vossa salvação; e, uma vez que NELE também temos crido, fomos selados com o Espírito Santo da promessa. O qual é o penhor da nossa herança, para redenção da possessão adquirida, para louvor da sua glória.
b.      Sabe por que Jesus disse que se crêssemos faríamos ainda mais que ELE fez? Pense bem, todos que são da Igreja de Jesus, os que creram nele e o aceitaram, são selados com o Espírito Santo. Se, todos permitirem ELE agir através deles; Neste caso Deus está em todo lugar por onde está alguém que crê nEle. 
c.       Analisando este texto, agora já não somos apenas criaturas segundo a Imagem e Semelhança como diz no início em Gênesis; e sim, somos agora somos Templo do Espírito Santo. Nós somos a habitação de sua morada diz a Bíblia. 1Co 6:19 -  “Ou não sabeis que o vosso corpo é o templo do Espírito Santo, que habita em vós, proveniente de Deus, e que não sois de vós mesmos?” Tiago 4:5 - “Ou cuidais vós que em vão diz a Escritura: O Espírito que em nós habita tem ciúmes?” João 17:17-23  “Santifica-os na tua verdade; a tua palavra é a verdade. Assim como tu me enviaste ao mundo, também eu os enviei ao mundo. E por eles me santifico a mim mesmo, para que também eles sejam santificados na verdade. E não rogo somente por estes, mas também por aqueles que pela sua palavra hão de crer em mim; Para que todos sejam um, como tu, ó Pai, o és em mim, e eu em ti; que também eles sejam um em nós, para que o mundo creia que tu me enviaste. E eu dei-lhes a glória que a mim me deste, para que sejam um, como nós somos um. Eu neles, e tu em mim, para que eles sejam perfeitos em unidade, e para que o mundo conheça que tu me enviaste a mim, e que os tens amado a eles como me tens amado a mim.”

a.       Somos feitos segundo a sua Imagem e Semelhança.
b.      Ele habita em nós, veio fazer em nós moradia.
c.       Somos o Templo de sua habitação.
d.      Somos santificados na verdade.
e.       Assim como Jesus foi enviado ao Mundo, ele nos envia.
f.        Jesus se santificou a si mesmo por nós
g.       Desta forma fomos também santificados na verdade
h.       Para que todos sejam um, como tu, ó Pai, o és em mim, e eu em ti; que também eles sejam um em nós,
i.         Para que o mundo creia que tu me enviaste.
j.        E eu dei-lhes a glória que a mim me deste, para que sejam um, como nós somos um
k.      Eu neles, e tu em mim, para que eles sejam perfeitos em unidade, e para que o mundo conheça que tu me enviaste a mim, e que os tens amado a eles como me tens amado a mim
d.      Permita-me afirmar após todos estes itens que acabamos de citar: Jesus sabia do que falava quando dizia que faríamos coisas ainda maiores, pois foi ELE que nos equipou com o necessário para tal.
O irmão acha difícil?  Leia o seguinte verso: 1 Jo. 4:17 -  “Nisto é perfeito o amor para conosco, para que no dia do juízo tenhamos confiança; porque, qual ele é, somos nós também neste mundo”. No entanto, "qual Ele é somos nós neste mundo - neste mundo,” não no porvir. "Assim como o Pai me enviou, eu vos envio a vós."

Na próxima lição tem mais
paz
antonina

GOD LOVES YOU - BY REV. BILLY GRAHAM