Ministério Educativo Visão de Águias

Ministério Educativo Visão de Águias












janeiro 28, 2017

9ª Lição Discipulado conforme o coração de Deus


5º capítulo = DEUS É AMOR



O QUE É AMOR?
Para cumprir o que Jesus nos mandou a ir e fazer discípulos de todas as nações e fazer isto conforme o coração de Deus; faz-se necessário saber como é o coração de nosso Deus. Deus é amor e em amor devemos agir para levar os outros ao AMOR DE DEUS.
Em 1 Jo. 4:8;16 lemos: - “Aquele que não ama não conhece a Deus; porque Deus é amor.” - “E nós conhecemos, e cremos no amor que Deus nos tem. Deus é amor; e quem está em amor está em Deus, e Deus nele.”  Deduzindo disto; podemos então dizer que o líder que ama conhece a Deus porque Deus é amor. E que, se o líder conhece e crê no amor que Deus tem por nós e andar neste amor; neste caso este Líder é conforme o coração de Deus. Lemos nos versículos citados acima que Deus é amor, mas se formos aplicar em nossa conduta como podemos saber o que vem a ser o amor? Como posso analisar se agi em amor ou não? Como alguém pode nos avaliar se, de fato agimos em amor e no amor? 
O que é que o Dicionário define como amor?
“Significado de Amor” => s.m.
Afeição viva por alguém ou por alguma coisa: o amor a Deus, ao próximo, à pátria, à liberdade. Sentimento apaixonado por outra pessoa: as mulheres inspiram amor. Inclinação ditada pelas leis da natureza: amor materno, filial.
Paixão, gosto vivo por alguma coisa: amor das artes. Sentimento de adoração de um grupo de pessoas ou de alguém em específico por um ideal real ou abstrato: amor à pátria. Zelo, dedicação: trabalhar com amor. Por amor de. Por causa de.  Pelo amor de Deus. Expressão que dá ênfase a um pedido: não faça isso, pelo amor de Deus! (Etm. do latim: amor.oris)
 
“Significado de Amor” de acordo com a Bíblia:
A Bíblia nos diz que Deus nos criou em amor, com amor eterno nos amou e atraiu com benignidade. “Há muito que o Senhor me apareceu, dizendo: Porquanto com amor eterno te amei, por isso com benignidade te atraí.” - Jr. 31:3.  = 1 Co. 13 nos ensina sobre o amor. E quero citar este capítulo aqui. Este capítulo tem treze versos é curto, mas nos ensina uma tremenda lição. Estaremos analisando cada verso a seguir:
1: “AINDA que eu falasse as línguas dos homens e dos anjos, e não tivesse amor, seria como o metal que soa ou como o sino que tine.”
2: “E ainda que tivesse o dom de profecia, e conhecesse todos os mistérios e toda a ciência, e ainda que tivesse toda a fé, de maneira tal que transportasse os montes, e não tivesse amor, nada seria.”
3: “E ainda que distribuísse toda a minha fortuna para sustento dos pobres, e ainda que entregasse o meu corpo para ser queimado, e não tivesse amor, nada disso me aproveitaria.”
4: “O amor é sofredor, é benigno; o amor não é invejoso; o amor não trata com leviandade, não se ensoberbece.”
5:“Não se porta com indecência, não busca os seus interesses, não se irrita, não suspeita mal;” 6: “Não folga com a injustiça, mas folga com a verdade;”
7: “Tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta.
8: “O amor nunca falha; mas havendo profecias, serão aniquiladas; havendo línguas, cessarão; havendo ciência, desaparecerá;”
9: “Porque, em parte, conhecemos, e em parte profetizamos;”
10: “Mas, quando vier o que é perfeito, então o que o é em parte será aniquilado.”
11: “Quando eu era menino, falava como menino, sentia como menino, discorria como menino, mas, logo que cheguei a ser homem, acabei com as coisas de menino.”
12: “Porque agora vemos por espelho em enigma, mas então veremos face a face; agora conheço em parte, mas então conhecerei como também sou conhecido.”
13: “Agora, pois, permanecem a fé, a esperança e o amor, estes três, mas o maior destes é o amor.”
 
Resumindo os versos acima:
O ‘Ainda que’ se refere ao fato que mesmo que eu tivesse tudo aqui na terra; como também as qualidades dos seres celestiais, mas se eu não tiver amor, neste caso isto não me vem a ser útil em nada no reino de Deus. Tudo que fizermos baseados em nossos valores soará apenas como metal que tine, e não expressa valor algum.
Uma pessoa pode estudar a Bíblia, ter todo conhecimento do que está escrito nela, e ter o dom de profecia e ter o conhecimento dos mistérios; ou ser um astrólogo, cientista; e até se tiver toda a fé, mas sem o amor de nosso Deus em sua vida; isto se torna nulo diante daquilo que Deus deseja fazer e faria. Analisando estes versos podemos averiguar que apesar de pessoas falarem dentro de uma igreja em profecia; não significa que Deus os usa, ou que Deus esteja falando através delas. Pode ocorrer que uma pessoa se expressa como metal que soa ou um sino que tine pelo fato que está engodado pelas coisas do próprio eu. Sabe por que seremos como metal como tine sem o amor? Pelos simples fato que Deus é amor; e sem Deus em nosso trabalho para ele, somos nada. É igual Jesus afirmou; “Sem mim nada podeis fazer.” Deus não pode nos usar se não estivermos em amor. Igual um automóvel sem motor, ou sem combustível, ele não funciona. Um servo de Deus só é guiado por Deus se estiver em amor e no amor.
A ênfase é no fato que posso ter tudo nesta vida e dar tudo que tenho aos outros e chegar ao ponto de sacrificar-me pelos outros, mas se a principal essência do nosso ‘ser’ não for o amor de Deus, nesse caso tudo isto se torna fútil; vazio e sem valor.  O verso 17 e em diante de ‘ João 4 diz o seguinte: “Nisto é perfeito o amor para conosco, para que no dia do juízo tenhamos confiança; porque, qual ele é, somos nós também neste mundo. No amor não há temor, antes o perfeito amor lança fora o temor; porque o temor tem consigo a pena, e o que teme não é perfeito em amor.  Nós o amamos a ele porque ele nos amou primeiro. Se alguém diz: Eu amo a Deus, e odeia a seu irmão, é mentiroso. Pois quem não ama a seu irmão, ao qual viu, como pode amar a Deus, a quem não viu? E dele temos este mandamento: que quem ama a Deus, ame também a seu irmão.” 
 O segredo é andar em amor, para sermos conforme o coração de Deus, pois Ele é amor. Interessante como Ele nos chama a atenção que se alguém que diz que ama a Deus e odeia o irmão, este é mentiroso. Podemos então deduzir disto, que é impossível que amor e ódio possam estar no mesmo coração? São opostos entre si, e não existe como habitar no mesmo coração; será um, ou o outro.  Portanto se quisermos amar a Deus e ser conforme o coração de Deus, teremos por obrigação de amar a Deus de todo coração ao próximo como a nós mesmo. Isto, de fato é ser conforme o coração de Deus.
 
A Paz do Senhor,
Que Deus lhe abençoe imensamente.
Autora do Capítulo Missionária Antonina Penner.
DISCIPULADO CONFORME O CORAÇÃO DE DEUS
Jr. 3:15 “E Dar-Vos-Ei Pastores Segundo O Meu Coração, Os Quais Vos Apascentarão Com Ciência E Com Inteligência”
A. PENNER PUBLISHING
Copyright...  

DISCIPULADO CONFORME O CORAÇÃO DE DEUS
ISBN NUMBER:  978-0-9881063-2-1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

GOD LOVES YOU - BY REV. BILLY GRAHAM