Ministério Educativo Visão de Águias

Ministério Educativo Visão de Águias












janeiro 21, 2017

8ª Lição Discipulado conforme o coração de Deus


Terceira parte do 4º Capítulo do livro Discipulado conforme o coração de Deus.





Ser íntegro e idôneo.... conforme o coração de Deus.  Jesus procura nos dar sabedoria como usar e também como não usar a Santa e Preciosa Palavra. O pastor cuida das ovelhas que já estão no seu pasto; ensinando geralmente em sua igreja local, podendo usar muitos bons métodos como também não tão bons para fazer isto. Enquanto ele ensina o seu rebanho ele está lançando a semente na terra; isto é, o coração das pessoas. Mas temos que lançar a boa semente, que é proclamar a Palavra idônea de Deus. Sem mudar o sentido e ser verdadeiro, como também não usar para tirarmos proveito disto. Se, usarmos da pregação da palavra apenas para angariarmos dinheiro e fortuna com isto; estamos roubando a Deus. Idoneidade e Integridade são duas qualidades que todo cristão deve ter.

Ser Idôneo é: Idôneo = i.dô.neo adj (lat idoneu) 1 Próprio para alguma coisa. 2 Apto, capaz, competente. 3 Adequado.

A palavra idônea de Deus é a palavra adequada conforme Deus a projetou para ser usada e aplicada. Cada pessoa que trabalha no Reino de Deus deve agir nas conformidades daquilo que o mestre ensinou. Jesus quando deu as diretrizes para os doze, na verdade o deu a Igreja que Ele fundou. Deus espera de cada discípulo e filho/filha dele agir nos conforme descrito por ele. Jesus mesmo disse: “Assim como o Pai me enviou, envio a vós. Ele nos deu um encargo, e somos submetidos a cumprir isto.” Você saberia explicar o que vem a ser íntegro sem olhar no dicionário? Procurei descrever isto até eu encontrar no dicionário online a seguinte definição de íntegro:

Significado de Íntegro => adj. Completo, absoluto, total. Figurado. De probidade absoluta, característica de incorruptível - que se comporta de maneira honesta: juiz íntegro.

Se aplicarmos a Palavra de Deus do nosso jeito, ou da forma como nos parece apropriado; neste caso não somos fiéis e nem íntegros, pois não aplicamos isto em completo e absoluto, total. Temos que ter a característica de incorruptibilidade e nos comportar de maneira honesta representando exatamente o Reino do qual somos embaixador. Temos que ser íntegros na maneira como agimos e como entregamos a mensagem para qual fomos enviados a propagar.

Outro exemplo seria avaliar como uma fábrica tem seu pensamento sobre seus produtos, basta apenas ler o manual de instruções do devido produto e ficaremos sabendo os detalhes. Se quisermos conhecer como funciona uma determinada marca de carros, basta procurar saber através do manual do mesmo e seguir corretamente os detalhes do carro e funcionará 100% conforme foi designado a ser usado. Baseado nisto, usamos o carro, nos conformes como o construtor o engenhou a funcionar. Pensar da mesma forma conforme o autor pensa e conforme o autor engenhou o objeto. Se, aplicarmos isto na vida espiritual, e andarmos espiritualmente conforme Deus nos engenhou; então seremos perfeito em nosso caminhar. Ele nos criou, e Ele sabe melhor como é tudo em nós e os conformes para tudo que fomos criados. Só que a Palavra de Deus nos diz que sem Ele podemos fazer nada; o autor de nossa vida nos diz que não podemos fazer nada sem Ele. Deus nos criou em sua imagem e semelhança e Ele nos criou para termos comunhão com ELE e uns com os outros. Somos seres racionais e sociáveis. Acima disto, os planos de Deus são planos perfeitos em Amor, e ele nos conduz na perfeição do seu Amor.  Deus criou estatutos perfeitos para o ser humano viver uma vida perfeita, mas também deu livre arbítrio a cada um de nós. Temos condições de escolher se nosso desejo é alcançar a meta de Deus ou a nossa. Tendo dito isto, uma vez que temos o entendimento que devemos andar nos estatutos de Deus para poder servir Ele, então a pergunta é a seguinte: “Como posso saber como Deus quer que eu seja?” Para saber como Deus quer que meu coração seja, é necessário primeiro vir a conhecer Deus e o seu coração.

É impossível conhecer o fato como ser conforme o coração de Deus se não soubermos como o coração de Deus é. 

A Palavra de Deus nos diz que Deus é Amor. Algum dia você já tomou tempo de procurar na Palavra de Deus para saber como Deus é? Temos lindas lições na Bíblia que nos ensinam tudo que Deus é. E vamos estudar algumas delas aqui.

O Evangelista semeia para pescar as almas; isto também pode ser feita de diversas formas. Evangelismo pessoal, em grupo ou até em massas. Missionário na verdade é uma palavra que descreve o que os apóstolos faziam ir de lugar em lugar para plantar a obra de Deus. Missionário resume várias coisas como pastor, evangelista e várias outras obrigações reunidas juntamente com isto. A palavra ‘missionário’ de acordo com os dicionários é sinônimo de apóstolo. Um missionário planta igrejas e ensina aos outros a continuar a obra. Era esta a tarefa dos apóstolos.

No verso 6 Jesus fala sobre a  semente que caiu sobre a pedra e, nascida, secou-se, pois que não tinha umidade. Creio que isto se refere a um coração duro, e um coração é duro geralmente por causa de atitudes de autodefesa. Esta autodefesa desperta quando a pessoa se sente coagida por algo que foi falado ou feito anteriormente. A pessoa endurece o coração porque já foi machucada por acontecimentos anteriores. De forma geral nestes casos conforme, o coração deve ser amaciado antes com o amor de nosso Deus, antes de trazer a sua atenção o assunto em questão. O solo é preparado através do amor de Deus. O coração perdeu a umidade por causa das experiências anteriores. A Palavra de Deus também constrange a pessoa quando esta se sente culpada e neste caso a confronta para o concerto. Isto, em muitos casos endurece ainda mais o coração.  Devemos demonstrar o amor de Deus em ação e depois lançar a semente. A agricultura nos ensina que cada fazendeiro que semeia a semente ele prepara o solo. Creio que Jesus quando ele ia de aldeia em aldeia e de cidade em cidade ele ia para preparar o coração das pessoas para receber o reino de Deus. AMÉM!!!

No verso 7 Jesus refere a semente que caiu entre espinhos e crescendo com ela os espinhos, a sufocaram. Simbolicamente estes espinhos podem representar diversas coisas. Espinhos é o oposto da boa planta. Espinho sufoca e se refere ao ensino que sufoca o coração da pessoa. Isto pode ser um ataque de várias formas. Usando a própria Palavra de Deus conforme o diabo fez quando tentou a Jesus. Quando alguém usa e aplica a Palavra de forma como ela não foi designada para ser usada ela pode sufocar o coração de um ser humano. Exemplos disto é a intenção de atacar, ferir e desviar a pessoa do bom caminho. Quando a intenção na hora de lançar a semente for outra além daquela ensinada por nosso Deus, esta mesma palavra se torna num espinho. Um bom exemplo disto é uma faca que um açougueiro usa pra preparar a carne para vendê-la pode ser um bom instrumento se for usado corretamente. Agora se usarmos esta faca para cortar nossa mão, aí poderá ser fatal. A Palavra de Deus deve ser usada com sabedoria vinda da parte de Deus para ser aplicada conforme Deus nos instrui. Espinho neste verso pode ser entendido como pessoas que irão receber a Palavra de Deus de forma errada, e machucar quem semeia a Palavra de Deus. E, também pode ser a forma errada de usar a Palavra de Deus. Na grande maioria os espinhos são todo o restante de bagagem que a pessoa já carrega antes de ouvir a Palavra de Deus. Acredito que além das situações já acima mencionadas espinhos são ensinos que na verdade são venenos enviados pela seta do inimigo, torcendo a verdade de Deus.


No verso 8 Jesus nos mostra que existe a semente que caiu em boa terra. Esta terra são as pessoas que estão sedentas pela Palavra de Deus. Cai em boa terra, e, nascida, produz fruto, a cento por um. Dizendo ele estas coisas, clamava: Quem tem ouvidos para ouvir, ouça. Jesus quer que sejamos sábios e que damos ouvidos ao ensino dele. Jesus estava chamando a atenção de todos neste sentido que estavam ouvindo ele ali. Existem os lobos por ai que usam da Palavra de Deus para semear ela erroneamente. Deus quer que prestemos muita atenção; sobre dar ouvido a Palavra de Deus. Jesus disse que as suas ovelhas ouvem sua voz; é por isto que cada ovelha de Jesus, ouve e ganha o discernimento quando é Jesus que está falando através da pessoa ou não. Um vaso de Deus é um condutor que leva o conteúdo que é posto nele; exatamente conforme foi colocado. O vaso não muda o conteúdo do seu próprio contexto. Seguindo este pensamento, se somos vasos de honra de Deus, devemos levar a Palavra de Deus no exato conteúdo, sem alteração nenhuma para o alvo; isto é para aqueles a quem Deus quer alcançar através de nós. Vasos com integridade transmitem fielmente o conteúdo que lhes foi confiado.  Amém!!

E no verso 9  os seus discípulos o interrogaram, dizendo: Que parábola é esta?   E ele disse: A vós vos é dado conhecer os mistérios do reino de Deus, mas aos outros por parábolas, para que vendo, não vejam, e ouvindo, não entendam. Cada pessoa que recebe Jesus em sua vida é dada conhecer os mistérios do reino de Deus, segundo as palavras de Jesus neste texto. A uma pessoa que vive e anda cheio do Espírito Santo é dado o conhecimento da Palavra de Deus e como semear a mesma; como, quando e de qual forma. Nem toda pessoa quando ouve a Palavra de Deus entende o que está sendo ensinado. Lembra quando Jesus disse a seus discípulos; “a vocês é dado a entender o que digo, mas aos outros falo por parábolas”. Lc. 8:10 -  “E ele disse: A vós vos é dado conhecer os mistérios do reino de Deus, mas aos outros por parábolas, para que vendo, não vejam, e ouvindo, não entendam.” E é por isto que devemos interceder pelas pessoas e demonstrar o amor de Deus a elas e isto prepara o solo para receber a Palavra de Deus. Jesus continua dizendo que: “Esta é, pois, a parábola: A semente é a palavra de Deus.”

Lendo esta passagem que acabamos de debater talvez você pense como saberei como ensinar corretamente, ou como posso saber quem ensina correto? Como posso saber qual é o ensino bíblico que é correto e qual igreja que tem o ensino certo? Lembre se você é ovelha você vai saber discernir se é teu pastor celestial que está falando. Você sabe ouvir dentro de você quando é Jesus que fala através da pessoa. Quando você entregou sua vida a Jesus, você ouviu o seu convite e o recebeu. Naquela hora você ouviu; dali para frente você aprende a ouvir a voz do Senhor Jesus de igual forma. Em João capítulo 10 lemos que Jesus ensina sobre o bom pastor. Jesus ensina neste trecho também que suas ovelhas ouvem a sua voz. Você tem passado por lutas? Não sabe como decidir sua situação? Deixa eu te fazer uma pergunta: "Você reconhece a voz do teu Senhor quando Ele fala com você? Faz o que Ele te ensina, se você é ovelha você conhece a voz do teu pastor" Jo. 10:4,9-11 "E, quando tira para fora as suas ovelhas, vai adiante delas, e as ovelhas o seguem, porque conhecem a sua voz.  Eu sou a porta; se alguém entrar por mim, salvar-se-á, e entrará, e sairá, e achará pastagens.  O ladrão não vem senão a roubar, a matar, e a destruir; eu vim para que tenham vida, e a tenham com abundância.  Eu sou o bom Pastor; o bom Pastor dá a sua vida pelas ovelhas. " Uma vez que encontramos esta pastagem como ovelha de Jesus, aprendemos com nosso bom pastor a seguir a Ele, por onde nos conduz. Aprendemos a ouvir sua voz, nos sentimos seguros; pois temos alguém que nos cuida e zela por nós.  Aprendemos a temer ao Senhor e isto nos ensina a louvar a Deus pela sua bondade e seu amor por cada um de nós. Iniciou nova vida, e esta nova vida trará frutos conforme o que está vivo dentro em nós. Jesus é o caminho a verdade e a vida; e Ele é nosso pastor, assim sendo produzimos frutos de justiça, pois somos somos filhos de Deus agora. Nossa vida é transformada diariamente ao convivermos com nosso bom pastor. Ele nos ensina em nossa caminhada como Ele é e produzira isto em nós também.

Em Salmos 112:1-2 o Salmista nos fala o seguinte sobre um ser humano que teme ao Senhor: – “LOUVAI ao Senhor. Bem-aventurado o homem que teme ao Senhor, que em seus mandamentos tem grande prazer. A sua semente será poderosa na terra; a geração dos retos será abençoada.” Agora basta nos perguntar a nós mesmos: “Será que temo ao Senhor? Eu tenho grande prazer nos seus mandamentos? Se, a resposta for “sim” para as duas perguntas então somos bem-aventurados. O que é bem aventurado? Bem aventurado é ser feliz ou realizada, em paz sobre a questão. A pessoa ao ser dirigida por Deus percebe que tudo sai perfeito em seu caminhar, e tudo que ele faz. Porque? É pelo fato quando temos prazer nos mandamentos de Deus e o tememos, Deus se encarrega do resultado em nossa vida; tanto como em nossa liderança. O líder na casa de Deus, o pastor ou evangelista, obreiro que teme ao Senhor que anda em seus mandamentos tem grande prazer. Porque será? Porque a sua semente será poderosa na terra. A Palavra de Deus apenas será poderosa para cumprir o que Deus designou se temos temor a Deus em nosso coração. Se vivemos e andamos em Espírito e em Verdade.

Eu almejo viver de tal maneira, que um dia Deus possa sorrir quando ELE descrever como eu sou. Sei que eu por mim mesma posso nada como Jesus disse: “Sem mim podeis fazer nada”. Eu não posso fazer nada apenas com meu mero esforço. Davi falava da mesma forma que ele sem Deus era nada. Se tivermos o temor ao Senhor, então com certeza teremos grande prazer na Palavra de Deus e também para ser fiel em transmitir esta Palavra em amor ao próximo. Deus seja louvado, aleluias!!

O Apóstolo Paulo aqui nos descreve conforme ele recebeu de Deus que as coisas invisíveis claramente se vêem, desde a criação do mundo, tanto o seu eterno poder, como a sua divindade, se entendem. Deus deixou registrado a sua marca d’água em sua criação. Todos podem observar a mão do Deus eterno em sua criação do universo; os cientistas também reconhecem o fato que existe um criador por detrás de todas as coisas criadas.  “Porque as suas coisas invisíveis, desde a criação do mundo, tanto o seu eterno poder, como a sua divindade, se entendem, e claramente se vêem pelas coisas que estão criadas, para que eles fiquem inescusáveis;” - Ro. 1:20. E ele termina nesta citação dizendo e claramente se vêem pelas coisas que estão criadas; e isto para que eles fiquem inescusáveis.  Impressionante como o universo testifica do seu criador. Isto sem falar se observarmos como cada ser humano é formado, por mais que se pesquisa para aprender como nosso sistema funciona a ciência sempre está pesquisando para poder aprender mais detalhes; e quanto mais descobrem, mais aparece que ainda não foi descoberto. Tudo foi criado por ele e para ele.  Tudo foi criado em Jesus, através de nosso Deus. As Escrituras declaram isto claramente.

Cl. 1:15-17 “O qual é imagem do Deus invisível, o primogênito de toda a criação; Porque nele foram criadas todas as coisas que há nos céus e na terra, visíveis e invisíveis, sejam tronos, sejam dominações, sejam principados, sejam potestades. Tudo foi criado por ele e para ele.  E ele é antes de todas as coisas, e todas as coisas subsistem por ele.” Se analisarmos tudo partindo deste ponto de vista será mais fácil saber como Deus espera de nós o que devemos e o que não devemos fazer como embaixadores dele aqui na terra. Jesus é a imagem do Deus invisível. Jesus é o primogênito de toda criação. O que vem a ser primogênito? O que veio primeiro, o que existiu primeiro. Em Cristo Jesus foram criadas todas as coisas e todos os seres visíveis e invisíveis. Anjos, espíritos e serem humanos como também todos os animais; todos foram criados por Deus em Jesus. Todas as coisas criadas foram criadas por Ele.

A Palavra de Deus nos mostra que Ele aparece várias vezes com nomes diferentes, se identificando quem e como Ele é. Conhecemos várias passagens como Deus provedor, Deus nossa paz, Deus nossa bandeira, Deus nossa justiça, Deus está aqui e assim por diante. E, aqui vamos citar apenas algumas para conhecer o coração de Deus. Deus é paz, Deus é provedor, Deus é justiça, Deus é nosso redentor, Deus é Forte, Deus é Príncipe da paz, Deus é conselheiro, Deus é o bom pastor, Deus é o rei dos reis, Ele é o Senhor dos senhores. Existem tantas coisas que Deus é. Mas, em suma o que nós buscamos Dele é saber como Ele é para podermos ser igual a Ele; para ser conforme Seu coração.

Deus é bondoso e sua misericórdia dura para sempre. Existe um segredo muito lindo esclarecido na Bíblia entre tantos outros que nos esclarece muito lindo como podemos ser conforme o coração de Deus. Jesus respondeu, e disse-lhe: Se alguém me ama, guardará a minha palavra, e meu Pai o amará, e viremos para ele, e faremos nele morada. (Jo. 14:23). Torna-se fácil ser amoroso quando o amor mora dentro de nós. Torna-se mais fácil ser conforme o coração de Deus quando ele vem fazer morada dentro em nós. Dependendo à que dermos lugar, isto sairá de dentro de nós. Só podemos evidenciar aquilo o que de fato esta em nós. Se, seguirmos o exemplo de Jesus nisto, teremos que fazer uma decisão e deixar Jesus reinar dentro em nós. Devemos ser luz neste mundo, brilhar para que os outros possam ver a luz. Neste caso Deus que é amor que está em nós deve ser visto dentro em nós. Se, vivermos desta feita, seremos de acordo com o coração de Deus.





A Paz do Senhor,
Que Deus lhe abençoe imensamente.
Autora do Capítulo Missionária Antonina Penner.
DISCIPULADO CONFORME O CORAÇÃO DE DEUS
Jr. 3:15 “E Dar-Vos-Ei Pastores Segundo O Meu Coração, Os Quais Vos Apascentarão Com Ciência E Com Inteligência”
A. PENNER PUBLISHING
Copyright...  

DISCIPULADO CONFORME O CORAÇÃO DE DEUS
ISBN NUMBER:  978-0-9881063-2-1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

GOD LOVES YOU - BY REV. BILLY GRAHAM