11ª lição: Deus assegura a Moisés da Provisão Divina.
Exo. 6:1-8
1 ENTÃO disse o Senhor a Moisés: Agora verás o que hei de fazer a Faraó; porque por uma mão poderosa os deixará ir, sim, por uma mão poderosa os lançará de sua terra.
2 Falou mais Deus a Moisés, e disse: Eu sou o Senhor.
3 E eu apareci a Abraão, a Isaque, e a Jacó, como o Deus Todo-Poderoso; mas pelo meu nome, o Senhor, não lhes fui perfeitamente conhecido.
4 E também estabeleci a minha aliança com eles, para dar-lhes a terra de Canaã, a terra de suas peregrinações, na qual foram peregrinos.
5 E também tenho ouvido o gemido dos filhos de Israel, aos quais os egípcios fazem servir, e lembrei-me da minha aliança.
6 Portanto dize aos filhos de Israel: Eu sou o Senhor, e vos tirarei de debaixo das cargas dos egípcios, e vos livrarei da servidão, e vos resgatarei com braço estendido e com grandes juízos.
7 E eu vos tomarei por meu povo, e serei vosso Deus; e sabereis que eu sou o Senhor vosso Deus, que vos tiro de debaixo das cargas dos egípcios;
8 E eu vos levarei à terra, acerca da qual levantei minha mão, jurando que a daria a Abraão, a Isaque e a Jacó, e vo-la darei por herança, eu o Senhor.
Paz amados leitores e alunos do CETREB. Hoje mais uma vez após 10 dias de descanso estamos de volta para dar continuidade em nossos estudos sobre Moisés. Moisés como todo líder humano aprendeu as lindas lições na dura experiência. Errando se aprende diz o ditado e cada ser humano aprende a depender de Deus após errar indo após seu próprio entendimento. No final do capítulo 5 vimos que Moisés acusa a Deus que ele afligiu o povo e ele o questiona: (v. 22-23) “Então, tornando-se Moisés ao Senhor, disse: Senhor! por que fizeste mal a este povo? por que me enviaste? Porque desde que me apresentei a Faraó para falar em teu nome, ele maltratou a este povo; e de nenhuma sorte livraste o teu povo.”
Já aconteceu a você que muitas vezes em sua luta você se achega a Deus e sem perceber fala desta maneira a Deus? Mas, Deus tenho te buscado, tenho orado, feito campanha de oração; e pelo visto tudo saiu ao contrário que orei e tudo ta dando errado? Pois é, creio que todo ser humano passa por esta experiência, e isto é puramente humano. Mas, temos que crer que quando isto acontece, que Deus de fato está em controle, mesmo que aparentemente não parece ser assim. E veremos neste capítulo 6 de Êxodos e no próximo que Moisés várias vezes ainda contrareia-se a si mesmo e a Deus também. Tanto Moisés como o povo na verdade não sabem como enfrentar a situação, agora de repente após tanto tempo vem o Deus Todo Poderoso e diz eu farei tudo? E nesta hora como devo eu como ser humano reagir? O povo passou por esta prova de aprender a andar pela fé; após ter andado por tanto tempo na dura escravidão, sendo o caso que não foi culpa deles estarem no Egito; sendo que seus antepassados vieram para lá 400 anos antes ... quando Jacó veio atrás de comida quando José era governador; lembra?
Situações difíceis existem e todos nós passamos por ela, e em grande número das vezes não temos culpa de passar por isto. Mas, a circunstância existe e como devemos lidar com ela? Era esta a situação que o povo se encontrava, e Deus responde a Moisés e diz: ‘Agora verás o que hei de fazer a Faraó; porque por uma mão poderosa os deixará ir, sim, por uma mão poderosa os lançará de sua terra’. Se, até agora você não viu eu operar, foi porque Deus tem o momento certo e correto de agir, e foi isto que Ele mostrou a Moisés e a seu povo. Isto tem dois motivos creio eu porque Deus faz isto. 1º para deixar bem claro quem está agindo, e segundo para aprendermos a esperar o agir de Deus em nossa vida e depositar nossa confiança Nele. ‘Falou mais Deus a Moisés, e disse: Eu sou o Senhor. E eu apareci a Abraão, a Isaque, e a Jacó, como o Deus Todo-Poderoso; mas pelo meu nome, o Senhor, não lhes fui perfeitamente conhecido. E também estabeleci a minha aliança com eles, para dar-lhes a terra de Canaã, a terra de suas peregrinações, na qual foram peregrinos.’
Creio eu que Deus fala isto para o seu povo para deixar registrado a história de sua ação entre seu povo, para que de geração em geração podemos ensinar aos nossos filhos, Deus falou e fez. Temos prova no passado do agir de Deus no meio do seu povo. Nosso Deus é o Deus Todo Poderoso como aprendemos aqui e podemos confiar Nele. Deus faz questão de falar a Moisés dizendo eu prometi a Abraão, a Isaque e a Jacó que eu iria fazer isto e EU, O SENHOR não volto atrás em minhas promessas.
Deus ouve o gemido, e Deus cuida e assume a responsabilidade de dar o resultado que necessitamos. Deus continua falando a eles. “E também tenho ouvido o gemido dos filhos de Israel, aos quais os egípcios fazem servir, e lembrei-me da minha aliança. Portanto dize aos filhos de Israel: Eu sou o Senhor, e vos tirarei de debaixo das cargas dos egípcios, e vos livrarei da servidão, e vos resgatarei com braço estendido e com grandes juízos. E eu vos tomarei por meu povo, e serei vosso Deus; e sabereis que eu sou o Senhor vosso Deus, que vos tiro de debaixo das cargas dos egípcios; E eu vos levarei à terra, acerca da qual levantei minha mão, jurando que a daria a Abraão, a Isaque e a Jacó, e vo-la darei por herança, eu o Senhor.”
Que linda promessa, e vemos no decorrer do capítulo e no próximo como Deus ensina a Moisés ir falar com seu povo, e o povo não ouve. Veja verso 9-10: “Deste modo falou Moisés aos filhos de Israel, mas eles não ouviram a Moisés, por causa da angústia de espírito e da dura servidão.Falou mais o Senhor a Moisés, dizendo: 7:1 “1 ENTÃO disse o Senhor a Moisés: Eis que te tenho posto por deus sobre Faraó, e Arão, teu irmão, será o teu profeta.”
Deus chega ao ponto onde Ele assegura para Moisés: “Eis que te tenho posto por deus sobre Faraó, e Arão, teu irmão, será o teu profeta.” O pôs como deus sobre Faraó e teu irmão será teu profeta. Vemos na história deste povo até quando chegaram a terra prometida que Deus cumpriu sua promessa e ele também cumpre a promessa que dá a você e a mim.
Na próxima lição tem mais. Paz, Miss. Antonina Penner.
Nenhum comentário:
Postar um comentário