Ministério Educativo Visão de Águias

Ministério Educativo Visão de Águias












junho 06, 2013

10ª lição - A obra de Deus sempre é maior do que do inimigo.

10ª lição - A obra de Deus sempre é maior do que do inimigo.
Exo 5:20 “E encontraram a Moisés e a Arão, que estavam defronte deles, quando saíram de Faraó.” – Os oficiais do povo falou a Moisés o que Faraó os tinha dito, e a situação se agravou muito, tanto é que os hebreus foram açoitados e judiados muito. E, tudo isto ocorreu pelo fato que Moisés obedeceu a Deus. Muitas vezes quando obedecemos a Deus a primeira consequência não é pura benção. Temos que enfrentar a vida normalmente, enquanto obedecemos a Deus nesta vida, isto gera outras dificuldades, humanamente quase impossíveis de enfrentar. Mas, quando Deus nos envia ele nos capacita, nos guarda e nos ajuda e também nos protege. Deus toma a dianteira e se responsabiliza em tomar  conta de tudo.
 
Faraó se ira, e começa tomar decisões de ser mais severo com o povo, tiveram que ajeitar sua própria palha e mesmo assim produzir a mesma quantia de tijolos. Os anciões chegam e reclamam a Moisés relatando tudo que ouve e Moisés então vai e fala com Deus.  Vemos que isto havia virado uma reação dominó como se fala. Um começa com a fúria e cada um leva a mesma ao próximo; pois não sabem lidar com as circunstâncias. E, por incrível que pareça Moisés aprendeu a ir a fonte certa com este problema, ele foi direto a Deus. Aleluias, vamos aprender a ir a Deus com nossos problemas. Verso 22 do capítulo 5 lemos que Moisés diz ao Senhor: “Senhor! por que fizeste mal a este povo? por que me enviaste?”
 
Ex. 5:22-23  “Então, tornando-se Moisés ao Senhor, disse: Senhor! por que fizeste mal a este povo? por que me enviaste? Desde que me dirigi ao faraó para falar em seu nome, ele tem maltratado este povo, e tu de modo algum libertaste o teu povo.”  Moisés em sua inexperiência vai e relata tudo a Deus e como todos nós, tem horas que não percebemos que até em nossa maneira de falar atacamos Deus e o culpamos. Moisés tinha razão a reação de faraó foi devido ao que Moisés disse a ele que Deus havia falado, lemos isto nitidamente neste capítulo no verso 8. Segundo faraó eles eram preguiçosos e usavam a desculpa de ir adorar a seu Deus para não precisar trabalhar. E a reação de faraó é puramente humana de acordo alguém que não tem Deus no coração. Para ele a situação é, não quer trabalhar é? O povo todo quer ir ter uma folguinha não é mesmo e diz que quer ir adorar seu Deus; pois vou mostrar pra vocês o que vou dar, mais trabalho. Isto é ação na carne maltratar a pessoa, e Deus nos ensina em sua palavra que devemos andar em espírito e viver em espírito. Gálatas capítulo 5:16. “Por isso vos digo: Vivam pelo Espírito, e de modo nenhum satisfarão os desejos da carne.” E nos versos 25 e 26 ele continua dizendo: “Se vivemos pelo Espírito, andemos também pelo Espírito. Não sejamos presunçosos, provocando uns aos outros  e tendo inveja uns dos outros.”  Podemos ver que Deus desde o início procura treinar todos os seus filhos e servos da mesma maneira. Observando esta conversa de Moisés com Deus, podemos notar que Deus demonstra ter tudo sob controle e mesmo que Moisés estava humanamente falando “nervoso” com a situação; Deus demonstra ser Senhor sobre tudo. Vamos ler adiante. Moisés literalmente estava acusando Deus de não libertar o povo dele, mas no capítulo a seguir lemos os planos maravilhosos Deus mostra a Moisés o que será feito.
 
Exodos 6 do verso 1 a 6 lemos:
1-ENTÃO disse o Senhor a Moisés: Agora verás o que hei de fazer a Faraó; porque por uma mão poderosa os deixará ir, sim, por uma mão poderosa os lançará de sua terra.
2- Falou mais Deus a Moisés, e disse: Eu sou o Senhor.
3- E eu apareci a Abraão, a Isaque, e a Jacó, como o Deus Todo-Poderoso; mas pelo meu nome, o Senhor, não lhes fui perfeitamente conhecido.
4- E também estabeleci a minha aliança com eles, para dar-lhes a terra de Canaã, a terra de suas peregrinações, na qual foram peregrinos.
5- E também tenho ouvido o gemido dos filhos de Israel, aos quais os egípcios fazem servir, e lembrei-me da minha aliança.
6- Portanto dize aos filhos de Israel: Eu sou o Senhor, e vos tirarei de debaixo das cargas dos egípcios, e vos livrarei da servidão, e vos resgatarei com braço estendido e com grandes juízos.
 
Deus tinha conhecimento de tudo, e nada pega Deus de surpresa, e quando chegamos a Ele com nosso dilema, vemos Deus nos mostrar que Ele sabia tudo e já tem a resposta para nosso problema. Agora Moisés já é transformado num vaso que Deus usa, e ele não é mais teimoso como no início, e Moisés ouve Deus falar. E Deus fala algo muito interessante a ele como lemos nos seis versos acima. Deus fala a Moisés e diz: Eu sou o Senhor. De acordo com o Dicionário Strong “ Senhor significa Jeová  e a tradução par ao inglês é: "the existing One" em português: “o qual existe”. Antes Deus tinha dito diz a eles: “Eu Sou” me enviou. E Deus fala mais: “Eu apareci a Abraão, a Isaque, e a Jacó, como o Deus Todo-Poderoso; mas pelo meu nome, o Senhor, não lhes fui perfeitamente conhecido.” Deus havia aparecido aos Patriarcas como Deus Todo-Poderoso, mas, ele fala a ele, que pelo meu nome, o Senhor, nãos lhe fui perfeitamente conhecido. Tem épocas em nossa vida onde ainda não conhecemos Jesus Cristo como Senhor de nossa vida, e nem chamamos nosso Deus de “O Senhor”; mas, isto traz uma honra a Deus quando assim o chamamos. Pelo que significa Jeová. 
 
Deus ainda fala a Moisés que ele também estabeleceu a sua aliança com eles, para dar-lhes a terra de Canaã, a terra de suas peregrinações, na qual foram peregrinos. E que também havia ouvido o gemido dos filhos de Israel, aos quais os egípcios fazem servir, e lembrei-me da minha aliança. Como é maravilhoso ler que Deus ouve nosso clamor, ele entra com provisão e ele se lembra da aliança que fez com seu povo. Deus também se lembra de ti e de mim; portanto vamos buscar a Deus como Moisés fez e aprender como Moisés aprendeu a confiar na liderança que Deus impõe em seu povo; isto é a Igreja de Jesus Cristo.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

GOD LOVES YOU - BY REV. BILLY GRAHAM