Ministério Educativo Visão de Águias

Ministério Educativo Visão de Águias












abril 22, 2013

7ª LIÇÃO DE JOSÉ = TEMPO DE DEUS PARA TRABALHAR DIGNAMENTE.



LIÇÃO DE JOSÉ = TEMPO DE DEUS PARA TRABALHAR DIGNAMENTE.


A Paz amados alunos, amigos e amigas; e todo visitante que vem ler estas preciosas mensagens. Louvado seja Deus por esta oportunidade que temos de estudar juntos aqui. Na medida que estamos avançando nesta matéria; vemos que estamos amadurecendo neste assunto também.

Um verso para meditação e aprendizado nesta lição é de: Gl. 6:7 – “Não erreis: Deus não se deixa escarnecer; porque tudo o que o homem semear, isso também ceifará.”  

José semeou obediência, e honrou a Deus e Deus o honra. Chegou a hora da colheita de tanto sofrer por amor a Deus. E agora José vive o tempo no qual Deus o usa para restaurar um povo que estava necessitado de um bom líder. Através de Faraó, José é colocado como governador sobre Egito e em consequência disto providências são feitas para alimentar toda a nação nos próximos 14 anos. José se demonstra mais uma vez fiel; igualmente ele tinha sido quando as circunstâncias eram super-contrárias. Algo que admiro muito na pessoa de José é o seu caráter. José mantém sua postura e se conduz dignamente em todas as situações. Tanto na oposição como quando tudo é favorável ele se conduz dignamente. José com certeza havia compreendido o que Deus queria dele, e ele se conduz em conformidade com isto. Nunca vemos José se conduzir egoisticamente, nem se vingava e nem buscava os seus interesses em primeiro lugar.

José fora treinado pelo pai quando era jovem; e vemos como ele trabalha fielmente na casa de Potifar. Apesar do fato que ele fora injustiçado, ele não havia se conduzido errado. José trabalhou muitos anos na casa de Potifar, e ele havia colocado ele como encarregado de tudo que ele tinha. José havia sido treinado para ser responsável do patrimônio do patrão. Ele estava sendo treinado como administrador. Acredito que isto era provisão divina, pois, anos mais tarde ele precisou deste conhecimento e a habilidade para assumir a posição que Faraó lhe deu.
 
Uma vez que ele tinha sido colocado na prisão injustamente, lá ele também foi colocado como encarregado de todos que estavam no mesmo cárcere onde ele estava. Pode-se notar que Deus permitiu ele ser colocado diversas vezes em situações onde ele estava encarregado de tudo. Deus sabia que ele precisava ser treinado, e José passa por muitos anos treinando antes de ele assumir a posição que Deus na verdade preparou para ele. Jose foi conduzido a libertar o povo todo da fome que iriam ter passado; se não fosse pela intervenção de Deus.
 
Deus poderia ter salvado o povo de outra forma, mas Deus tinha algo em mente. E Deus envia José para Egito adiantadamente para poder salvar seu povo. José assume a posição como governador, e em lugar nenhum lemos que isto lhe pegou de surpresa. Tudo que José passava, parece que cada situação parece situação normal para ele. A Bíblia não relata nunca um cenário no qual José causa constrangimento, brigas, revoltas, contendas. José estava preparado, tanto profissionalmente, psicologicamente como emocionalmente para fazer este árduo trabalho. Lemos que ele viaja por todo Egito e ele prepara tudo para plantarem, colherem e ajuntou mantimento. 

Gn. 41:46-49  “E José era da idade de trinta anos quando se apresentou a Faraó, rei do Egito. E saiu José da presença de Faraó e passou por toda a terra do Egito. E nos sete anos de fartura a terra produziu abundantemente. E ele ajuntou todo o mantimento dos sete anos, que houve na terra do Egito; e guardou o mantimento nas cidades, pondo nas mesmas o mantimento do campo que estava ao redor de cada cidade.  Assim ajuntou José muitíssimo trigo, como a areia do mar, até que cessou de contar; porquanto não havia numeração.”

Esta era a primeira grande tarefa que Deus tinha para José como líder do povo de Egito. José foi usado por Deus em diversas áreas e esta era a primeira. Ele trabalha, ele lidera todos os que estavam subordinados a ele, para plantarem e colherem e ajuntarem o alimento para os sete anos que iriam ter abundância; como também os sete que iria ter fome. José não tinha ideia que em tudo isto ele iria mais uma vez reencontrar sua família. Deus prepara tudo, e na próxima lição vamos estudar um pouco como é uma reconciliação preparada por Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

GOD LOVES YOU - BY REV. BILLY GRAHAM