A Responsabilidade de assumir diante dos homens a função que Deus nos entrega.
Aprendemos na lição passada como José foi fiel desde novo, aprendendo o temor a Deus em toda circunstância. É incrível como Deus permite a José passar por tantas lições duras e difíceis. Talvez, se você e eu passássemos por isto, diríamos: “Deus, não vês o quanto nos afligem e nos perseguem; não hás de me livrar de toda esta perseguição e afrontas?”
Esta lição que José passa em todo este tempo até ele chegar aos 30 anos me lembra duma passagem do profeta Isaías. Is. 55:9 - “Porque assim como os céus são mais altos do que a terra, assim são os meus caminhos mais altos do que os vossos caminhos, e os meus pensamentos mais altos do que os vossos pensamentos.” Os planos de Deus são mais altos que os planos do ser humano, sempre.
Gn. 37:1-2 diz que José tinha 17 anos na época quando seus irmãos o jogaram no poço. E no capítulo 41::46 lemos que ele tinha 30 anos quando se apresenta a Faraó. José passou 13 anos de treinamento até assumir diante dos homens a posição que Deus havia preparado para ele. A visão que ele teve nos sonhos era verdadeira; porém ele tinha que ser treinado para assumir o que Deus o havia prometido. Muitas pessoas creem que quando Deus fala algo pra nós já somos aptos para realizar a tarefa. Nem sempre isto é verdade. No caso de vários servos de Deus na Bíblia, Deus os treina muitos anos.
Daniel foi treinado muitos anos até Deus o usa pra falar como profeta. O apóstolo Paulo foi treinado 14 anos. Gl. 2:1 “DEPOIS, passados catorze anos, subi outra vez a Jerusalém com Barnabé, levando também comigo Tito.” Paulo apesar de Jesus aparecer para ele na estrada de Damascus; ele precisou ser treinado por Jesus.
Jeremias foi chamado quando era muito novo, você pode averiguar isto no capítulo 1 de Jeremias. José foi treinado como todos os outros servos de Deus na obediência e na submissão a Deus. Vemos nitidamente na vida de José o traço de caráter que descreve o temor a Deus. Ele não tinha isto desde infância, passo a passo ele desenvolveu isto. Aprendeu com os pais e avós e aplicou na vida dele. A vida foi uma escola para José; assim como, a vida é uma escola para você e para mim.
Finalmente chega a hora onde ele é apresentado a Faraó no capítulo 41 de Gênesis. Pessoalmente creio que Deus tinha um plano diferente para levantar José; mas, pelo fato que os irmãos dele o venderam para o Egito, Deus usa este fato para então cumprir o que Ele havia predito. Isto, para mim é uma vontade permissiva de Deus; e não era a vontade suprema dele no início. Deus não necessita que os inimigos preparem nosso caminho; mas quando o inimigo intervém, Deus transforma em dupla honra. Posso estar enganada, mas é assim que eu creio que acontecem as lições que Deus permite pelas quais passamos.
O copeiro lembra-se do jovem hebreu que havia interpretado o sonho que ele teve, quando Faraó tem um sonho e ninguém consegue interpretar. Quero sugerir o amado leitor e aluno a ler o capítulo 41 de Gênesis. E, se por acaso você não tiver uma Bíblia temos o site do qual tiramos todas as passagens e você poderá ler o capítulo online:
Deus usa José para falar a Faraó tudo que vai acontecer nos próximos 14 anos; e ele recebe de Deus a interpretação dos sonhos que Faraó teve. José entrega a mensagem que Deus lhe dá; consequentemente José agora é elevado sobre todos de Egito, exceto o próprio Faraó. Todos que haviam humilhado José até agora, agora eram na posição abaixo de José. A linda lição que eu vejo na vida de José ele apenas honra a Deus em tudo isto, e ele não usufruiu da posição para impor vingança contra todos que haviam sido contra ele.
Imagine um pouco, como governador do Egito, ele poderia ter usado a posição para se vingar de uma leira de pessoas que até então haviam maltratado ele; como a esposa de Potifar, o copeiro do rei que havia prometido não se esquecer dele. Este copeiro já estava 2 anos novamente na posição quando falou a Faraó de José. José poderia ter se vingado de todos. Porém o que vemos na vida de José é uma vida de integridade com excelência; tanto em cada passo de sua vida, como quando Deus o impõe como governador do Egito. Neemias foi elevado a posição de Governador sobre Jerusalém e ele honrou a Deus em tudo; e José fez o mesmo.
Que maravilha de termos de termos pessoas que nos dão exemplo de como agir em circunstâncias contrárias. Sei, que Deus nos instrui no caminho a andar. Para completar esta lição quero te deixar mais alguns versos sobre a instrução que Deus dá ao seu povo.
- Dt. 1:33 - Que foi adiante de vós por todo o caminho, para vos achar o lugar onde vós deveríeis acampar; de noite no fogo, para vos mostrar o caminho por onde havíeis de andar, e de dia na nuvem.
- Pr. 4:11 - No caminho da sabedoria te ensinei, e por veredas de retidão te fiz andar.
- Pr. 8:20 - Faço andar pelo caminho da justiça, no meio das veredas do juízo.
- Pr. 22:6 - Educa a criança no caminho em que deve andar; e até quando envelhecer não se desviará dele.
Um comentário:
Maravilha, querida! Boa esta Palavra! Deus abençoe!!
Postar um comentário