Ministério Educativo Visão de Águias

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janeiro 06, 2012

5ª Lição - Ministério da Palavra


IV –NOÇÕES DE HOMILÉTICA

Nós já temos estudado alguns princípios essenciais ao ministério da Palavra e agora queremos estudar algumas coisas relacionadas à arte de pregar e ensinar propriamente dita. A arte de preparar e comunicar mensagens bíblicas denomina-se de “Homilética”.Embora não seja uma arte exclusivamente cristã ou bíblica, a Homilética pode trazer-nos alguns conhecimentos úteis para um melhor desempenho do nosso ministério. Lembre-se que o pastor (ou líder, ou pregador) deve ser “apto para instruir”, ou seja, ele deve ter didática para ensinar. A Homilética é uma das ferramentas que nos proporcionam a necessária didática para o aprimoramento de nosso ministério de pregação e ensino.
Por exemplo, Jesus também usava da Homilética, ele utilizava de figura de linguagem para esclarecer o que ele queria ensinar. Teve um dia que os discípulos falaram agora falas claramente. “Disse-vos isto por parábolas; chega, porém, a hora em que não vos falarei mais por parábolas, mas abertamente vos falarei acerca do Pai.” Jo. 16:25
Em Lucas 24 no final do capítulo ele fala claramente para eles tudo, porque nesta altura já tinham maturidade para compreender. Baseado nisto podemos entender que é aceitável de usar de alguns recursos para esclarecer a Palavra de Deus, e sempre com certeza dirigido por Deus quando falamos ou explicamos. Nunca devemos dar um exemplo ou usar um método figurativo que não foi mostrado pelo Espírito Santo. Quando a pessoa ainda não tem entendimento, podemos usar a linguagem figurativa, Jesus ensinava assim, até ao ponto onde ele via que seu povo que o ouvia conseguia compreender.

A –DEFINIÇÃO DE HOMILÉTICA

A palavra “Homilética”deriva da palavra grega “Homileo”, que significa “estar acompanhado de; conversar, comunicar”. Ela é traduzida como “falou” em Atos 20.11. Então, a Homilética tem a ver com comunicação, com a transmissão de informações, pensamentos e palavras. A Homilética envolve o estudo de tudo o que está relacionado com a arte de pregar mensagens Bíblicas.
A Homilética é a arte de preparar e pregar mensagens Bíblicas. Se ela é uma “arte”, então ela precisa ser aprendida e pode ser aperfeiçoada. Então, na verdade, o Ministério da Palavra deverá estar crescendo continuamente nesta habilidade. A Homilética é a arte de “preparar” Mensagens Bíblicas. Muitos pastores gastam mais tempo pregando do que se preparando para pregar. Alguns não dão a devida importância na preparação da mensagem e, por isso, suas pregações possuem muito “fumaça”(gritos, glórias a Deus, aleluias, línguas, chavões decorados, palavras de efeito, etc.), mas pouco “fogo” (conteúdo bíblico, unção do Espírito que transforma vidas e cumpre os propósitos da pregação e do ensino como vimos no ponto I, etc.).
Homilética é a arte de “pregar” ou comunicar Mensagens Bíblicas. A pregação é uma comunicação. Se ela é comunicação, então é preciso que aquele que fala se expresse de tal maneira que sua linguagem e maneira de falar possa alcançar os ouvintes. Daí a necessidade de treinamento e aprendizado para que o ministro da Palavra possa ser um comunicador eficiente e, assim, possa ser um canal melhor da unção do Espírito Santo de Deus. Vemos que Jesus praticamente conhecia os livros das Leis e dos Profetas decor, como você acha que ele os decorou. Gastando tempo lendo e meditando neles, como ser humano, ele tinha que ler e meditar para pregar corretamente e observar tudo que estava escrito a seu respeito.

B – DEFINIÇÃO DE PREGAÇÃO

A palavra grega traduzida como “pregar” é euaggelizo (1 Co 1.17). Ela significa“anunciar as boas novas, declarar, mostrar”. Pregar é, portanto, anunciar, declarar e mostrar as pessoas as boas notícias de Deus que diz respeito ao Seu Filho Jesus – quem Ele é e o que fez por e para nós.
A palavra grega kerygma, traduzida como “pregação” (1 Co 1.21), significa uma proclamação pública feira por um arauto (um mensageiro real). Mas a ênfase está no conteúdo proclamado e não no ato em si.
“Pregamos”(1 Co 1.23) é kerusso e descreve o ato de proclamar como um arauto; é o ato de pregar ou publicar a Palavra de Deus.
Pregação é, portanto, proclamar, anunciar ou tornar conhecida por todos a mensagem do Evangelho, que fala da pessoa e da obra de Jesus, com autoridade dada por Deus.

C – DEFINIÇÃO DE ENSINO
A palavra grega didasko, traduzida como “ensino”, é usada tanto para designar o ato de dar instruções quanto o conteúdo ensinado (1 Co 4.17; Mt 5.2).
Outra palavra importante é paideuo, que aparece em Atos 7.22 como “educado” e em Atos 22.3 como instruído. Significa “instruir e treinar”, e está sempre relacionada com o ato de ser instruído ou treinado por outrem.
Ensino é o ato de transmitir conhecimentos com o fim de instruir ou treinar a outros nestes conhecimentos e com vistas à prática correspondente exigida pelos mesmos.

D – A DIFERENÇA ENTRE PREGAÇÃO E ENSINO

Não há uma grande diferença entre pregação e ensino. Há pequena diferença que há diz respeito aos métodos e estilos de apresentação da mensagem.
• A pregação é mais “evangelística” (direcionada para a conversão dos perdidos) ou“profética” (direcionada à edificação, exortação e consolação dos crentes).
• O ensino, por sua vez, é mais doutrinário (que informa a mente e molda os pensamentos) e prático (ensina o “como” das verdades proclamadas).
•A pregação é menos relacional, pois o pregador assume o papel de apenas um arauto anunciando os decretos ou mensagens do Rei, sem um envolvimento mais direto e pessoal com os ouvintes. O ensino, por outro lado, é mais relacional e, portanto, pode ser bastante pessoal.
•Uma boa mensagem ou “sermão” pode (e deveria) incluir características de pregação e de ensino.

Missionária Antonina

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