Nós já temos estudado alguns princípios essenciais ao ministério
da Palavra e agora queremos estudar algumas coisas relacionadas à arte de
pregar e ensinar propriamente dita. A arte de preparar e comunicar mensagens
bíblicas denomina-se de “Homilética”.Embora não seja uma arte exclusivamente
cristã ou bíblica, a Homilética pode trazer-nos alguns conhecimentos úteis para
um melhor desempenho do nosso ministério. Lembre-se que o pastor (ou líder, ou
pregador) deve ser “apto para instruir”, ou seja, ele deve ter didática para
ensinar. A Homilética é uma das ferramentas que nos proporcionam a necessária
didática para o aprimoramento de nosso ministério de pregação e ensino.
Por exemplo, Jesus também usava da Homilética, ele utilizava de
figura de linguagem para esclarecer o que ele queria ensinar. Teve um dia que
os discípulos falaram agora falas claramente. “Disse-vos isto por parábolas;
chega, porém, a hora em que não vos falarei mais por parábolas, mas abertamente
vos falarei acerca do Pai.” Jo. 16:25
Em Lucas 24 no final do capítulo ele fala claramente para eles
tudo, porque nesta altura já tinham maturidade para compreender. Baseado nisto
podemos entender que é aceitável de usar de alguns recursos para esclarecer a
Palavra de Deus, e sempre com certeza dirigido por Deus quando falamos ou
explicamos. Nunca devemos dar um exemplo ou usar um método figurativo que não
foi mostrado pelo Espírito Santo. Quando a pessoa ainda não tem entendimento,
podemos usar a linguagem figurativa, Jesus ensinava assim, até ao ponto onde
ele via que seu povo que o ouvia conseguia compreender.
A –DEFINIÇÃO DE HOMILÉTICA
A palavra “Homilética”deriva da palavra grega “Homileo”, que
significa “estar acompanhado de; conversar, comunicar”. Ela é traduzida como
“falou” em Atos 20.11. Então, a Homilética tem a ver com comunicação, com a
transmissão de informações, pensamentos e palavras. A Homilética envolve o
estudo de tudo o que está relacionado com a arte de pregar mensagens Bíblicas.
Homilética é a arte de “pregar” ou comunicar Mensagens Bíblicas.
A pregação é uma comunicação. Se ela é comunicação, então é preciso que aquele
que fala se expresse de tal maneira que sua linguagem e maneira de falar possa
alcançar os ouvintes. Daí a necessidade de treinamento e aprendizado para que o
ministro da Palavra possa ser um comunicador eficiente e, assim, possa ser um
canal melhor da unção do Espírito Santo de Deus. Vemos que Jesus praticamente
conhecia os livros das Leis e dos Profetas decor, como você acha que ele os
decorou. Gastando tempo lendo e meditando neles, como ser humano, ele tinha que
ler e meditar para pregar corretamente e observar tudo que estava escrito a seu
respeito.
B – DEFINIÇÃO DE PREGAÇÃO
A palavra grega traduzida
como “pregar” é euaggelizo (1 Co 1.17). Ela significa“anunciar as boas novas,
declarar, mostrar”. Pregar é, portanto, anunciar, declarar e mostrar as pessoas
as boas notícias de Deus que diz respeito ao Seu Filho Jesus – quem Ele é e o
que fez por e para nós.
A palavra grega kerygma,
traduzida como “pregação” (1 Co 1.21), significa uma proclamação pública feira
por um arauto (um mensageiro real). Mas a ênfase está no conteúdo proclamado e
não no ato em si.
“Pregamos”(1 Co 1.23) é
kerusso e descreve o ato de proclamar como um arauto; é o ato de pregar ou
publicar a Palavra de Deus.
Pregação é, portanto,
proclamar, anunciar ou tornar conhecida por todos a mensagem do Evangelho, que
fala da pessoa e da obra de Jesus, com autoridade dada por Deus.
C – DEFINIÇÃO DE ENSINO
A palavra grega didasko,
traduzida como “ensino”, é usada tanto para designar o ato de dar instruções
quanto o conteúdo ensinado (1 Co 4.17; Mt 5.2).
Outra palavra importante é
paideuo, que aparece em Atos 7.22 como “educado” e em Atos 22.3 como instruído.
Significa “instruir e treinar”, e está sempre relacionada com o ato de ser
instruído ou treinado por outrem.
Ensino é o ato de
transmitir conhecimentos com o fim de instruir ou treinar a outros nestes
conhecimentos e com vistas à prática correspondente exigida pelos mesmos.
D – A DIFERENÇA ENTRE PREGAÇÃO E
ENSINO
Não há uma grande diferença
entre pregação e ensino. Há pequena diferença que há diz respeito aos métodos e
estilos de apresentação da mensagem.
• A pregação é mais
“evangelística” (direcionada para a conversão dos perdidos) ou“profética”
(direcionada à edificação, exortação e consolação dos crentes).
• O ensino, por sua vez, é mais
doutrinário (que informa a mente e molda os pensamentos) e prático (ensina o
“como” das verdades proclamadas).
•A pregação é menos
relacional, pois o pregador assume o papel de apenas um arauto anunciando os
decretos ou mensagens do Rei, sem um envolvimento mais direto e pessoal com os
ouvintes. O ensino, por outro lado, é mais relacional e, portanto, pode ser
bastante pessoal.
•Uma boa mensagem ou
“sermão” pode (e deveria) incluir características de pregação e de ensino.
Missionária Antonina
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