Ministério Educativo Visão de Águias

Ministério Educativo Visão de Águias












agosto 17, 2011

Lição 27 - MORDOMIA CRISTÃ

MORDOMIA CRISTÃ
- O Mandato Divino da Criação
O Senhor é bondoso para conosco e sempre nos dá o que de melhor necessitamos. Contudo, aquilo que Deus nos dá não deve ser usado de qualquer forma, ou com usurpia. Nós somos responsáveis por tudo o que Deus nos tem dado e, portanto, devemos ser fiéis no uso das bênçãos do Senhor.
Cremos que o Universo e todas as coisas pertencem A DEUS, O CRIADOR. DEUS confiou o cuidado da terra às pessoas, que são responsáveis para administrar seus recursos. Boa mordomia usa a abundância da terra para vir de encontro às necessidades humanas, mas resiste à injusta exploração da criação. Todas as dádivas de Deus devem ser recebidas com gratidão e usadas com responsabilidade.
Viver Generoso
Confessar Jesus como Senhor coloca os valores no lugar certo. Jesus nos adverte que não podemos servir a Deus e aos bens materiais ao mesmo tempo. Preocupação com dinheiro, posses, viver de forma comodista e preocupação excessiva para acumular riquezas para proveito próprio, não está de acordo com os ensinamentos das Escrituras. As Escrituras ensinam a dar com alegria, de forma sistemática e de forma proporcional, e isto como resposta agradecida à bondade de Deus. Cristãos são chamados a devolver a Deus a primeira e a melhor parte de seus recursos, e a administrar o resto de uma forma generosa para com isto dar glória a Deus. O povo de Deus procura praticar um estilo de vida de simplicidade e de contentamento. Talvez você pensa, ah isso é mais um dos ensinos onde devemos dar monte de dinheiro a igreja. Você está enganado.
1. Em primeiro lugar Deus quer que você dê sua vida a ELE. Veja o que Jesus disse: Jo. 1:12 “Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, aos que crêem no seu nome”. Receber a Jesus como Senhor e Salvador significa viver debaixo do Senhoria de Jesus e ser dEle.
2. Segundo lugar, receber e dar amor a Deus isso é excelente mordomia. A primeira e maior mordomia é saber dar a Deus em primeiro lugar o maior amor disponível em seu coração. Jo. 14:21-23 “Aquele que tem os meus mandamentos e os guarda esse é o que me ama; e aquele que me ama será amado de meu Pai, e eu o amarei, e me manifestarei a ele. Disse-lhe Judas (não o Iscariotes): Senhor, de onde vem que te hás de manifestar a nós, e não ao mundo? Jesus respondeu, e disse-lhe: Se alguém me ama, guardará a minha palavra, e meu Pai o amará, e viremos para ele, e faremos nele morada.”
3. Seu tempo como você gasta seu tempo? Toma por exemplo os seguintes versos: Sal 37:39 - "Mas a salvação dos justos vem do Senhor; ele é a sua fortaleza no tempo da angústia." Sal 39:5 - 9 "Eis que fizeste os meus dias como a palmos; o tempo da minha vida é como nada diante de ti; na verdade, todo homem, por mais firme que esteja, é totalmente vaidade. (Selá.)" Sal 56:3 - "Em qualquer tempo em que eu temer, confiarei em ti." Sal 69:13 - "Eu, porém, faço a minha oração a ti, Senhor, num tempo aceitável; ó Deus, ouve-me segundo a grandeza da tua misericórdia, segundo a verdade da tua salvação." Sal 71:9 - "Não me rejeites no tempo da velhice; não me desampares, quando se for acabando a minha força."
_________
Gn 1:28; Lv 25; Dt 15:7-11; Sl 24:1; Pv 14:31; Am 6:4-7; Ml 3:6-10; Mt 19:16-21, 24-30; 25:14-30; Lc 6:38;12:13-21; I Co 4:7; 16:2; II Co 8-9; Gl 6:7; Ef 4:28; I Tm 6:6-10, 17-19; Tg 2:1-7; 5:1-6; Jd 11
I – DEUS É O DONO DE TODAS AS COISAS
A primeira coisa que devemos entender – e isto de uma vez por todas – é que Deus é o dono de tudo que existe. A Bíblia revela isto claramente (Gênesis 14.19,22; Salmos 24.1). Ele é o possuidor dos céus e da terra!
II – NÓS SOMOS APENAS MORDOMOS
A parábola dos talentos (Mateus 25.14-30) revela que Deus nos colocou por mordomos das coisas que Ele nos confiou. Assim, nós temos a responsabilidade de cuidar bem daquilo que não é nosso, mas sim de Deus.
Em Lucas 19.11-26 nós somos exortados a “negociar” o que o Senhor nos tem confiado até a Sua volta. Nós somos responsáveis por desenvolver e multiplicar os recursos que o Senhor nos tem dado para cumprirmos Seu propósito, sejam eles recursos espirituais ou materiais.
III – ALGUNS BENS SOB NOSSA RESPONSABILIDADE
O que o Senhor nos tem confiado, que não nos pertence, mas que devemos ser responsáveis para administrar bem?
• A própria vida, o bem mais valioso - Gênesis 1.27,29; Atos 17.25;
• Os dias da nossa existência - Salmos 90.12;
• Os Talentos e bens - Mateus 25.14-30;
• O Sustento, a provisão material - Mateus 6.25-34.
Além destas coisas, Deus também nos confia nossas famílias, empregos, funções na igreja e etc., e tudo nós devemos cuidar bem – porque nada é nosso, mas tudo é de Deus.
IV – OS REQUISITOS DE UM BOM MORDOMO
Nós somos mordomos (administradores) do que Deus nos tem confiado. Existem, então, pelo menos 5 coisas que um mordomo deve ter, coisas que Deus mesmo exige de nós:
• Fidelidade - 1 Coríntios 4.1,2;
• Aprender de Deus - Salmos 27.11;
• Zelo - Romanos 12.11;
• Disposição de servir em santidade e amor - Gálatas 5.13;
• Liberalidade no dar - Lucas 6.38.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

GOD LOVES YOU - BY REV. BILLY GRAHAM