Ministério Educativo Visão de Águias

Ministério Educativo Visão de Águias












julho 15, 2011

Lição 12 - Ser Lavado pelo Espírito Santo e Nascer como nova Criatura em Cristo

SER LAVADO PELO ESPIRITO SANTO
Tt. 3:3-5. O lavar do Espírito renova e regenera nossas vidas. Nós recebemos uma nova natureza e, portanto, devemos viver um novo tipo de vida.

COMO UMA PESSOA NASCE DE NOVO

O novo nascimento é um milagre. Antes nós estávamos mortos em pecado, mas agora estamos vivos em Deus (Ef. 2:1-10; Ro. 6:11).
Ele é uma obra do Espírito e não da carne (Jo. 3:4). Ele é para os que crêem em Cristo (Jo. 3:5,6,14-16).

A OBRA DE DEUS EM CRISTO A NOSSO FAVOR

Deus fez muito por nós, mas precisamos trazer 3 coisas em nossa mente que são muito importantes na nossa vida cristã:
(Gl. 3:13). A maldição da lei nos diz que não podemos obedecer a Deus e tudo quanto merecemos é o inferno. Mas Deus nos amou e nos deu o privilégio de sermos Seus filhos. Agora nós não estamos mais sob a maldição de pecar e pecar e pecar, sem nunca conseguir vencer o pecado, vivendo sob constante medo e condenação.
(Cl. 1:13). Nós mudamos de senhor e dono. Nós mudamos de reino e não estamos mais sob o domínio de Satanás. Deus agora é o nosso governante; nós devemos prestar-lhe honra e obediência.
(Efésios 1.7), ou seja, para nos comprar de volta para Deus. Lv. 17:11 fala do derramamento de sangue a favor da expiação do pecado, em virtude de vida. O autor de Hebreus se refere disto dizendo: “Com efeito, quase todas as coisas, segundo a lei, se purificam com sangue; e, sem derramamento de sangue, não há remissão.”
Deus não podia deixar eles lá no Éden, para eles não comerem da árvore da vida. Porque se fizessem isto teriam vida eterna, mas com pecado, e essa não pode entrar na presença de Deus. 

RESULTADOS DA REGENERAÇÃO

Não podemos enumerar os infinitos resultados da regeneração, mas a Bíblia nos orienta a respeito de alguns que devemos conhecer bem. Quando nascemos de novo:
Tornamo-nos novas criaturas - 2 Coríntios 5.17.
Tornamo-nos filhos de Deus - João 1.12.
Somos justificados e recebemos a paz com Deus (ou fazemos as pazes com Deus) - Romanos 5.1.
Somos feitos santuário do Espírito Santo - 1 Coríntios 6.19.
Tornamo-nos herdeiros de Deus - Romanos 8.17.
Somos amados de Deus - Romanos 1.7.
Temos a vida eterna - João 5.24 e 17.2.
Recebemos a plena libertação.
Esta plena libertação alcança as seguintes áreas ou elementos:
ü    Libertação dos pecados, dos atos pecaminosos que cometemos (Mt 1.21), ou seja, dos vícios, hábitos imorais, palavras grosseiras, inveja e etc.
ü  Libertação do poder (natureza) do pecado - Jo 8.34,36; Rm 6.6. O Senhor nos liberta do poder do pecado, de modo que não obedeçamos mais ao pecado como escravos.
ü  Libertação da lei - Gal 4.4-5; Rm 7.6. Em Cristo estamos livres da lei, livres para servir a Deus em novidade de espírito e não segundo os regulamentos da letra.
ü  Libertação do cativeiro da lei - Gal 5.1; 4.7. O cativeiro da lei era a obrigação de cumprir a lei, sem ter a capacidade necessária para tanto. Sem Cristo, éramos obrigados a guardar a lei, mas não podíamos cumpri-la. Isto era uma prisão, mas agora somos livres em Cristo.
ü  Libertação da carne - Cl 2.11. Nosso inimigo mais forte também é um inimigo despojado de seu poder. Não é que não temos mais “a carne” ou que ela não opere mais em nós. Mas o fato é que Cristo nos libertou da Carne. Se obedecermos ao Espírito a carne não terá poder algum sobre nós.
ü  Libertação do velho homem - Cl 3.9. O velho homem é Adão e toda a sua herança destruidora. Dele também estamos livres. Agora estamos em Cristo, não em Adão.
ü  Libertação da opressão de satanás - Luc 4.18; At. 10.38. Antes, éramos escravos de Satanás; hoje, somos servos de Deus.
ü  Libertação da autoridade das trevas - Cl 1.13; At. 26.18. Não somos mais escravos dos poderes das trevas. Todas as cadeias, amarras e ataduras que Satanás
ü  colocou em nós devem ser quebradas em nome de Jesus, pois já estamos livres da autoridade do diabo. Ele não tem mais direitos sobre nossas vidas.
ü  Libertação do mundo e da religiosidade com todas as suas ordenanças - Gl 1:4; 6:14-15; Cl. 2:20. O plano de Deus é desarraigar-nos deste mundo, ou seja, tirar nossas raízes deste mundo. Nossas raízes, fundamentos, devem estar em Deus e em Sua Palavra. Deus está fazendo uma obra de santificação em nossas vidas, removendo de nosso coração tudo aquilo que pertence a este mundo. O Senhor também nos libertou das ordenanças religiosas. Nós não seguimos os regulamentos de uma religião; nós temos comunhão com uma Pessoa. Não podemos, portanto, viver amarrados nas tradições religiosas.
ü  Libertação da vã maneira de viver legada pelos nossos pais - 1 Pe. 1:8. Todas as maldições transmitidas por nossos antepassados já foram quebradas na cruz de Cristo. Nós precisamos tomar posse desta verdade e então vivermos na verdadeira liberdade de Cristo.
ü  Libertação do curso deste mundo – Ef. 2:2; Ro. 12:2. O mundo é inimigo de Deus e, portanto, não podemos seguir no mesmo rumo deste mundo, ou seja, seguir a moda, a mentalidade, a política, a ética, os costumes, as tradições, as religiões. Nós temos que renovar nossas mentes pela mentalidade de Deus, pela Palavra de Deus, para não seguirmos o curso deste mundo.
__________
Gn 18:25; Jn 1-4; Mt 8:5-13; 28:18-20; Mc 7:24-30; Lc 9:51-56; Jo 1:12; 3:16; 4:8-42; 12:12-26; 14:6; At 1:8; 4:12; 10:1-8, 34-36; 14:16-17; 17:22-31; Rm 1:18-24; 2:1-16; 10:9-10; 11:33-35; I Co 3:11; I Tm 2:5

Nenhum comentário:

Postar um comentário

GOD LOVES YOU - BY REV. BILLY GRAHAM