Ministério Educativo Visão de Águias

Ministério Educativo Visão de Águias












agosto 25, 2017

27ª Lição Discipulado Conforme o Coração de Deus.

16ºCapítulo = Paulo ensina a Igreja de Colossenses.


Ao adereçar a Igreja em Colossenses Paulo diz a eles que quer que saibam o quão grande combate que ele tinha por eles, e pelos que estavam em Laodicéia. É uma grande responsabilidade de cuidar de uma igreja, ainda mais quando a pessoa está longe da cidade viajando para também cuidar e zelar por outras igrejas em outras cidades. Isto sem falar das épocas quando ele estava na prisão. E por aqueles que ainda não viram o seu rosto ainda. Muitos apenas o conheciam pelas cartas que Paulo escrevia e por aquilo que os outros lhes falavam de Paulo e seu ministério; assim como você e eu apenas o conhecemos pelo fato que podemos ler as suas epístolas. Seja sincero consigo mesmo: Quanto você já aprendeu através destas Epístolas que o Apóstolo Paulo escreveu? Eu já aprendi é muito, e aprendo cada vez mais, cada vez que leio elas novamente; sempre é nova a mensagem de Deus que nos é dada pelo Espírito Santo quando Ele usa os seus fiéis. Amém?

O zelo de Paulo nas orações e preocupação era que os seus corações fossem consolados, e estivessem unidos em amor, e enriquecidos da plenitude da inteligência, para conhecimento do mistério de Deus e Pai, e de Cristo; em quem estão escondidos todos os tesouros da sabedoria e da ciência. Ser enriquecido da plenitude da inteligência de Deus é algo maravilhoso, pelo fato que humanamente somos pobres em nosso entendimento como agir em toda e qualquer circunstâncias onde pessoas necessitam do socorro bem presente de Deus. Os mistérios de Deus e Pai são os de guiar cada ovelha no amor que está Nele. 

Isto me faz lembrar do verso em 1 João 4:16 = “E nós conhecemos, e cremos no amor que Deus nos tem. Deus é amor; e quem está em amor está em Deus, e Deus nele.” Só podemos aprender estes mistérios dos quais o apóstolo fala aqui se estamos em Deus e Deus de fato estar em nós presenciado pelo amor; que é o próprio Deus. Paulo também os ensina dizendo para que ninguém vos engane com palavras persuasivas. Paulo sabia que existem muitas doutrinas pregadas por pessoas que não são fiéis a Deus e a sua Palavra. Pessoas que torcem as doutrinas e ensinos conforme lhe agradam. Porque, ainda que ele estivesse ausente quanto ao corpo, contudo, em espírito estava presente com eles, regozijando-se e vendo a ordem e a firmeza e da fé deles em Cristo. E Paulo segue adiante ensinando a eles dizendo que da mesma maneira como receberam o Senhor Jesus Cristo, assim também deveram andar nele; isto é pela fé.

Paulo faz questão de afirmar que devem estar arraigados e sobre edificados em Cristo confirmados na fé, abundando em ação de graças, assim como foi ensinado. Tenham cuidado, para que ninguém vos faça presa sua, por meio de filosofias e vãs sutilezas, segundo a tradição dos homens, segundo os rudimentos do mundo, e não segundo Cristo. Naquela época como nos dias atuais, existiam muitas vãs filosofias e sutilezas através das quais muitos tentavam seduzir as pessoas. O nosso adversário usa da Palavra de Deus para nos sutilmente seduzir para nos desviar da sã doutrina; da mesma forma como fez com Eva e Adão. Paulo fez questão de ensinar a eles que em Cristo habita corporalmente toda a plenitude da divindade; E que somos perfeitos nele, que é a cabeça de todo o principado e potestade; no qual também estamos circuncidados com a circuncisão não feita por mão no despojo do corpo dos pecados da carne, a circuncisão de Cristo; Sepultados com ele no batismo, nele também ressuscitastes pela fé no poder de Deus, que o ressuscitou dentre os mortos.

E, quando vós estáveis mortos nos pecados, e na incircuncisão da vossa carne, vos vivificou juntamente com ele, perdoando-vos todas as ofensas, havendo riscado a cédula que era contra nós nas suas ordenanças, a qual de alguma maneira nos era contrária, e a tirou do meio de nós, cravando-a na cruz. Ninguém vos domine a seu bel-prazer com pretexto de humildade e culto dos anjos, envolvendo-se em coisas que não viu; estando debalde inchado na sua carnal compreensão, E não ligado à cabeça, da qual todo o corpo, provido e organizado pelas juntas e ligaduras, vai crescendo em aumento de Deus. Se, pois, estais mortos com Cristo quanto aos rudimentos do mundo, por que vos carregam ainda de ordenanças, como se vivêsseis no mundo, tais como: Não toques, não proves, não manuseies? As quais coisas todas perecem pelo uso, segundo os preceitos e doutrinas dos homens; As quais têm, na verdade, alguma aparência de sabedoria, em devoção voluntária, humildade, e em disciplina do corpo, mas não são de valor algum senão para a satisfação da carne.

Você já se sentiu alguma vez como se na igreja onde você está alguém está manipulando você assim? Isto não é bíblico. Paulo condena isto conforme lemos neste capítulo de Colossenses 2:1-23. Preceitos e doutrinas dos homens; as quais têm, na verdade, alguma aparência de sabedoria, em devoção voluntária, humildade, e em disciplina do corpo, mas não são de valor algum senão para a satisfação da carne não foram nos dados por Deus. Necessitamos buscar a Deus e obedecer a Deus; mas para isto necessitamos também ter conhecimento da Palavra para saber o que está escrito, porque Deus sempre confirma sua Palavra quando nos dirige e nos guia na verdade.

À Igreja de Colossenses 2:1-23 Paulo escreve, ensinando-os da seguinte forma:
“1 PORQUE quero que saibais quão grande combate tenho por vós, e pelos que estão em Laodicéia, e por quantos não viram o meu rosto em carne;
2 Para que os seus corações sejam consolados, e estejam unidos em amor, e enriquecidos da plenitude da inteligência, para conhecimento do mistério de Deus e Pai, e de Cristo,
3 Em quem estão escondidos todos os tesouros da sabedoria e da ciência.
4 E digo isto, para que ninguém vos engane com palavras persuasivas.
5 Porque, ainda que esteja ausente quanto ao corpo, contudo, em espírito estou convosco, regozijando-me e vendo a vossa ordem e a firmeza da vossa fé em Cristo.
6 Como, pois, recebestes o Senhor Jesus Cristo, assim também andai nele,
7 Arraigados e sobre-edificados nele, e confirmados na fé, assim como fostes ensinados, nela abundando em ação de graças.
8 Tende cuidado, para que ninguém vos faça presa sua, por meio de filosofias e vãs sutilezas, segundo a tradição dos homens, segundo os rudimentos do mundo, e não segundo Cristo;
9 Porque nele habita corporalmente toda a plenitude da divindade;
10 E estais perfeitos nele, que é a cabeça de todo o principado e potestade;
11 No qual também estais circuncidados com a circuncisão não feita por mão no despojo do corpo dos pecados da carne, a circuncisão de Cristo;
12 Sepultados com ele no batismo, nele também ressuscitastes pela fé no poder de Deus, que o ressuscitou dentre os mortos.
13 E, quando vós estáveis mortos nos pecados, e na incircuncisão da vossa carne, vos vivificou juntamente com ele, perdoando-vos todas as ofensas,
14  Havendo riscado a cédula que era contra nós nas suas ordenanças, a qual de alguma maneira nos era contrária, e a tirou do meio de nós, cravando-a na cruz.
15  E, despojando os principados e potestades, os expôs publicamente e deles triunfou em si mesmo.
16  Portanto, ninguém vos julgue pelo comer, ou pelo beber, ou por causa dos dias de festa, ou da lua nova, ou dos sábados,
17 Que são sombras das coisas futuras, mas o corpo é de Cristo.
18 Ninguém vos domine a seu bel-prazer com pretexto de humildade e culto dos anjos, envolvendo-se em coisas que não viu; estando debalde inchado na sua carnal compreensão,
19 E não ligado à cabeça, da qual todo o corpo, provido e organizado pelas juntas e ligaduras, vai crescendo em aumento de Deus.
20 Se, pois, estais mortos com Cristo quanto aos rudimentos do mundo, por que vos carregam ainda de ordenanças, como se vivêsseis no mundo, tais como:
21 Não toques, não proves, não manuseies?
22 As quais coisas todas perecem pelo uso, segundo os preceitos e doutrinas dos homens;
23 As quais têm, na verdade, alguma aparência de sabedoria, em devoção voluntária, humildade, e em disciplina do corpo, mas não são de valor algum senão para a satisfação da carne”.

Nossa personalidade é transformada quando temos nosso temperamento controlado pelo Espírito Santo, quando Jesus mora dentro de nós, e quando nós fazemos dele o Senhor de nossa vida. Quando o nosso ego se dobra de joelhos diante de nosso Deus, nossa vida é transformada na semelhança do nosso Senhor Jesus Cristo. Paulo estava ensinando isto em cada igreja que ele estava edificando através da obra do Espírito Santo em sua vida. Todos nós podemos apenas ser um instrumento, ou um vaso de honra quando nosso eu morrer com Jesus Cristo lá na cruz do Calvário e ressuscitar com ele também. 

Vamos analisar como o dicionário descreve personalidade.
Significado de personalidade: s. f. => 1. Caráter ou qualidades próprias da pessoa. 2. Individualidade consciente. 3. Pessoa conhecida devido às suas funções, à sua influência, etc.
Significado de caráter s. m. => O que faz com que os entes ou objetos se distingam entre os outros da sua espécie. Marca, cunho, impressão. Propriedade. Qualidade distintiva. Índole, gênio. Firmeza. Dignidade.

= Se resumirmos a descrição de personalidade e de caráter, vamos encontrar o seguinte:
A norma de conduta da personalidade sempre se expressa conforme o caráter da pessoa; ou qualidades próprias da pessoa. A pessoa tem em sua personalidade ações e reações conforme seu temperamento. Cada um de nós dependendo do temperamento o qual temos. Nós sempre vamos agir e reagir distintamente de acordo com qual temperamento nosso é predominante em nossa personalidade. Seja fleumático, colérico, melancólico ou sanguíneo; cada qual tem em si seu próprio modo de se expressar. A pessoa se torna conhecida devido às suas ações, à sua influência, etc. O caráter e personalidade é o que faz com que os entes ou objetos se distingam entre outras pessoas. Eu creio que a personalidade de uma pessoa é transformada quando esta está cheia do Espírito Santo. Jesus disse que o que o coração está cheio sai da boca. Tudo que está em nossa alma, coração e nosso espírito, irá sair eventualmente pela boca; e assim será conhecido quem representamos, pois falaremos daquilo que está dentro em nós.

O perfil do líder é descrito em suas ações e obediência ao seu Deus. Liderança bíblica é aquela onde o ser humano se coloca diante de Deus e deixa Deus usá-lo conforme Ele quer. Todos nós somos vasos de barro, e a não ser que deixamos Deus nos moldar iremos nos quebrar na mão do oleiro. O ser humano necessita se prostrar diante de Deus e deixa-lo usá-lo conforme lhe agrada. Abdicar-se de sua própria vida, para viver a vida que Deus quer que viva. Um exemplo clássico disto é a vida do profeta Elias, como o profeta Jeremias. Estes homens morreram para seus próprios interesses.  O apóstolo Paulo ao escrever para os Gálatas diz assim: Eu vivo mas não vivo eu, mas Cristo vive em mim. “Já estou crucificado com Cristo; e vivo, não mais eu, mas Cristo vive em mim; e a vida que agora vivo na carne, vivo-a na fé do Filho de Deus, o qual me amou, e se entregou a si mesmo por mim.  Não aniquilo a graça de Deus; porque, se a justiça provém da lei, segue-se que Cristo morreu debalde.” = Gl. 2:20-21.
Ser um embaixador do céu significa REPRESENTAR O REINO CELESTIAL e nao viver conforme o que nossa personalidade representa. É viver conforme Paulo descreve ai: Já estou crucificado com Cristo; e vivo, não mais eu, mas Cristo vive em mim; e a vida que agora vivo na carne, vivo-a na fé do Filho de Deus, o qual me amou, e se entregou a si mesmo por mim. A não ser que tenhamos esta atitude em nosso viver, dificilmente iremos representar a Deus aqui na liderança.

Que Deus vos abençoe a aprender com estas preciosas lições. 



A Paz do Senhor,
Que Deus lhe abençoe imensamente.
Autora do Capítulo Missionária Antonina Penner.
DISCIPULADO CONFORME O CORAÇÃO DE DEUS
Jr. 3:15 “E Dar-Vos-Ei Pastores Segundo O Meu Coração, 
Os Quais Vos Apascentarão Com Ciência E Com Inteligência”
A. PENNER PUBLISHING
Copyright...  
DISCIPULADO CONFORME O CORAÇÃO DE DEUS
ISBN NUMBER:  978-0-9881063-2-1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

GOD LOVES YOU - BY REV. BILLY GRAHAM