Ministério Educativo Visão de Águias

Ministério Educativo Visão de Águias












fevereiro 12, 2017

11ª Lição Discipulado conforme o coração de Deus

                                                                                                                                                                                                                                     




6º capítulo = Discipulado pelo Mestre Jesus.


Jesus chamava as pessoas e as conduzia no caminho a andar. Se fizermos um esforço para averiguar como Jesus tratava as pessoas e como ele analisava cada pessoa poderemos observar lindas lições. Jesus sabia observar quem vivia de acordo com o coração de Deus e quem não fazia isto. Existe uma linda lição sobre isto e quero destacar algumas coisas que aprendi sobre isto. Filipe é destacado na Bíblia que ele encontrou o Messias e Filipe não desperdiçou seu tempo e sim; ele foi anunciar Jesus após esta experiência dele. 
Vamos ler a passagem de João 1:43-51:
“No dia seguinte quis Jesus ir à Galiléia, e achou a Filipe, e disse-lhe: Segue-me. E Filipe era de Betsaida, cidade de André e de Pedro. Filipe achou Natanael, e disse-lhe: Havemos achado aquele de quem Moisés escreveu na lei, e os profetas: Jesus de Nazaré, filho de José. Disse-lhe Natanael: Pode vir alguma coisa boa de Nazaré? Disse-lhe Filipe: Vem, e vê. Jesus viu Natanael vir ter com ele, e disse dele: Eis aqui um verdadeiro israelita, em quem não há dolo. Disse-lhe Natanael: De onde me conheces tu? Jesus respondeu, e disse-lhe: Antes que Filipe te chamasse, te vi eu, estando tu debaixo da figueira. Natanael respondeu, e disse-lhe: Rabi, tu és o Filho de Deus; tu és o Rei de Israel. Jesus respondeu, e disse-lhe: Porque te disse: Vi-te debaixo da figueira, crês? Coisas maiores do que estas verás. E disse-lhe: Na verdade, na verdade vos digo que daqui em diante vereis o céu aberto, e os anjos de Deus subindo e descendo sobre o Filho do homem.”
Jesus chamou os seus discípulos para seguir a Ele, e não apenas crer nele. Jesus não apenas disse que deveríamos aceitar o fato que ele é quem ele disse ser. Jesus nos chama para sermos seguidores dele, e não apenas um torcedor, ou alguém que aprova a sua existência. Jesus andava e chamava as pessoas para lhe seguirem. Ele encontra Filipe nesta passagem citada e diz segue-me. Filipe segue a Jesus e ele encontra Natanael e este o chama para seguir a Jesus também. Isto é o verdadeiro discipulado. Jesus fez 12 discípulos, e todos eles ainda até o último momento tinham o direito de voltar atrás como você e eu também temos esta opção. Tanto é, vemos que Judas voltou atrás traindo ele; e muitos hoje em dia fazem o mesmo. Quando Jesus diz a mim: “Segue-me”; o que eu faço de verdade? Eu sigo, sirvo, amo, ou apenas aplaudo ele? Quando Natanael questiona ele se pode vir alguma coisa boa de Nazaré, Filipe lhe diz algo extraordinário: “Havemos achado aquele de quem Moisés escreveu na lei, e os profetas: Jesus de Nazaré, filho de José.”  Olha só que influencia Jesus tinha sobre estes homens; e agora te pergunto: porque será em?
Vamos observar os fatos aqui um pouco:
No dia seguinte quis Jesus ir à Galiléia, e achou a Filipe = Jesus quis ir à Galiléia... você acha que era por acaso que ele quis ir a esta cidade ou ele já tinha a estratégia pronta em seu espírito e coração para fazer isto? Nada pega Jesus de surpresa. Quando ele vem ao nosso encontro é porque ele já tem algo bom planejado para nós. Ele acha Filipe... Eu creio que esta palavra neste verso significa que Jesus foi até o lugar onde ele estava para convocar ele para sua nova vocação. Jesus com certeza já tinha em mente os doze que ele iria chamar, porque no antigo testamento os apóstolos já são mencionados. Diz que Deus iria nos trazer pastores conforme o coração dele; pois eu creio que os primeiros 12 pastores segundo o coração de Deus foram os apóstolos. Jr. 3:15 “E Dar-Vos-Ei Pastores Segundo O Meu Coração, Os Quais Vos Apascentarão Com Ciência E Com Inteligência”.
Observe o que acontece a seguir: Filipe achou Natanael, e disse-lhe: Havemos achado aquele de quem Moisés escreveu na lei, e os profetas: Jesus de Nazaré, filho de José. Você acha que é coincidência que Filipe tinha este conhecimento? Como que ele reconheceu este fato que Jesus de Nazaré, o filho de José, era aquele de quem Moisés escreveu na lei, e o que os profetas diziam?? Acredito que Jesus escolheu aqueles que ele já havia designado antes e que também os que de fato viviam de acordo. Estes homens tinham conhecimento da Palavra de Deus, e permitiam que o Espírito de Deus revelasse estas verdades a eles. Você permite o Espírito Santo te dirigir, ou você faz tudo conforme você saber ser correto?? Todos os filhos de Deus devem manter o seu coração receptivo para o falar de nosso Deus. Porque se ignorarmos o que Deus diz, estaremos andando no engano.
Resultado desta ação de Filipe, Natanael segue Jesus também; e observe o que acontece a seguir: “Disse-lhe Natanael: Pode vir alguma coisa boa de Nazaré? Disse-lhe Filipe: Vem, e vê.” E ele veio ver e então ele teve um encontro com Jesus. Quando obedecemos ao que Jesus ensina e fazemos discípulos, pessoas são ganhas para o reino do céu; pessoas encontram o Salvador de sua vida. Natanael fez o que Filipe sugeriu ele veio e viu; ele verdadeiramente descobriu que Jesus era aquele de quem a Palavra de Deus fala. Ele se torna um seguidor de Jesus também.
Jesus viu Natanael vir ter com ele, e disse dele: Eis aqui um verdadeiro israelita, em quem não há dolo. Disse-lhe Natanael: De onde me conheces tu? Jesus respondeu, e disse-lhe: Antes que Filipe te chamasse, te vi eu, estando tu debaixo da figueira. Natanael respondeu, e disse-lhe: Rabi, tu és o Filho de Deus; tu és o Rei de Israel. Jesus respondeu, e disse-lhe: Porque te disse: Vi-te debaixo da figueira, crês? Coisas maiores do que estas verás. E disse-lhe: Na verdade, na verdade vos digo que daqui em diante vereis o céu aberto, e os anjos de Deus subindo e descendo sobre o Filho do homem.” = Deus vê cada um de nós, mesmo que nós não tenhamos consciência disto; mas, isto não significa que Deus não vê. Jesus deu um testemunho sobre Natanael, mesmo que pessoalmente ele nunca havia tido contato antes com ele. Eu pessoalmente acredito que Natanael deve ter estado orando debaixo da figueira, ou algo especial; pelo fato que Jesus menciona que Ele o viu ali. Algo importante estava acontecendo lá debaixo da figueira quando Jesus o viu lá. Porque quando Jesus mencionou que o viu lá, isto fez com que ele cresse que Jesus era Filho de Deus; o rei de Israel.
O Salmista nos conta sua experiência sobre algo semelhante como ele teve experiência que Deus vê tudo, em Salmos 139; ele diz nos versos 14-16: “Eu te louvarei, porque de um modo assombroso, e tão maravilhoso fui feito; maravilhosas são as tuas obras, e a minha alma o sabe muito bem. Os meus ossos não te foram encobertos, quando no oculto fui feito, e entretecido nas profundezas da terra. Os teus olhos viram o meu corpo ainda informe; e no teu livro todas estas coisas foram escritas; as quais em continuação foram formadas, quando nem ainda uma delas havia.” Davi havia aprendido que Deus conhecia todos os dias antes de nenhum deles existir; baseado nisto, Deus também sabe onde estamos e o que fazemos. Natanael ficou surpreendido, como nós ficaríamos também se isto acontecesse conosco.

Jesus diz a seu respeito, este homem não tem dolo na vida dele. O que é dolo, você sabe? O dicionário online de Português diz o seguinte: Significado de Dolo s.m. Ato criminoso cometido consciente e deliberadamente. Astúcia ou artifício empregado para enganar e prejudicar alguém; fraude; má-fé; logro. 

Jesus sabia que Natanael era um homem de boa índole. Para fazer uma afirmação neste sentido, é necessário conhecer a pessoa e ter contato com ela. Mas, Jesus não era amigo pessoal antes disto, e por isto Natanael se surpreende quando Jesus afirma isto sobre ele. Porém, Jesus mostrou a ele, quem na verdade ele era, e Natanael segue ele também. Consequência deste encontro = Natanael mais um que seguia a Jesus.
Você conhece algum verso que diz que Jesus é Deus? Se você abrir a sua Bíblia em 1 João 5:20 você poderá constatar que a Bíblia fala que Jesus de fato é Deus. - “E sabemos que já o Filho de Deus é vindo, e nos deu entendimento para conhecermos o que é verdadeiro; e no que é verdadeiro estamos, isto é, em seu Filho Jesus Cristo. Este é o verdadeiro Deus e a vida eterna.” Eu creio que era pelo fato que Jesus veio para cumprir tudo que foi dito sobre Ele. Jesus é Deus. Jesus quando ele chamou seus discípulos fez questão de ensinar a eles, quem ele era, e para o que ele fora enviado ao mundo.

Jesus deixou bem claro aos seus seguidores que ele era o Messias, o qual a Lei e os Profetas prescreveram sendo usados por Deus. Ele como o Salvador do Mundo, o Messias veio para não apenas salvar a todos nós; porém para nos ensinar e preparar a sermos o corpo de Cristo que iria atrás do mundo perdido. Lemos no último capítulo de Mateus onde Jesus disse: “Ide por todo o mundo e pregai o Evangelho”. Jesus preparou os seus discípulos, e ao mesmo tempo estava cumprindo com o seu chamado aqui como o Salvador do mundo. Ele curava os enfermos, ele libertava os cativos. Ao mesmo tempo que ele cumpria seu chamado, operava o que a seu respeito foi dito, treinando os seus seguidores; e isto fazia parte de sua missão.


A Paz do Senhor,
Que Deus lhe abençoe imensamente.
Autora do Capítulo Missionária Antonina Penner.
 
DISCIPULADO CONFORME O CORAÇÃO DE DEUS
Jr. 3:15 “E Dar-Vos-Ei Pastores Segundo O Meu Coração, Os Quais Vos Apascentarão Com Ciência E Com Inteligência”
 
A. PENNER PUBLISHING
Copyright...  
DISCIPULADO CONFORME O CORAÇÃO DE DEUS
ISBN NUMBER:  978-0-9881063-2-1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

GOD LOVES YOU - BY REV. BILLY GRAHAM