20ª lição – Ensinos sobre Moisés nos Salmos.
Paz amados e queridos amigos internautas. Muitas vezes fico pensando, ó Deus me dá uma oportunidade de conhecer cada pessoa que vem e aprende com estas lições. Pessoas que nos visitam aqui, gostaria demais poder conhecer vocês. Mas, se isto não acontecer aqui na terra, um dia na glória veremos a todos que recebem a Jesus como ele mesmo nos ensina em sua Palavra. Amém?
Continuando o nosso estudo sobre Moisés hoje vamos dar uma olhada o que os salmistas dizem sobre Moisés. Pelo fato que nosso estudo não é sobre Êxodo, e sim sobre Moisés vamos analisar e estudar um pouco o que os outros livros da Bíblia falam sobre este líder e homem de Deus. Muito podemos aprender com aqueles que já precederam nesta jornada antes de nós.
Significado de Preceder v.t. Estar adiante de; ir na frente de; chegar antes de. / Existir antes de.[1]
Moisés existiu várias gerações antes de todos nós, vários mil anos. Mas, tanto naquela época quanto na nossa, Deus fala com seu povo e o ensina no caminho a andar. É esta a preciosa mensagem que você e eu temos o privilégio de aprender e ponderar sobre. Amo ler versos igual o seguinte: Salmo 77:20 – “Guiaste o teu povo, como a um rebanho, pela mão de Moisés e de Arão.”
O plano de Deus aqui na terra é usar seus servos para guiar o seu povo, como um rebanho, é isto a função de cada pastor. Jesus disse: assim como o Pai me enviou eu envio a vós. E Jesus mesmo disse: Eu sou o bom pastor. Ele foi enviado para guiar seu povo no caminho bom, o caminho a seguir. E a Igreja de Jesus também foi chamada para guiar a todos os que ainda não conhecem a Deus neste caminho a seguir. Atualmente é moda em muitas igrejas de não usar mais o nome de pastor e sim, “líder”. Não existe nada errado em ser um líder na igreja, Deus impõe os líderes, mas quando nós mudamos o que Deus chamou de pastor para líder então erramos, conforme eu entendo a Palavra de nosso Deus.
Nem eu e nem você devemos conduzir o rebanho de Deus a nossa maneira, nós não somos quem dá as ordens na Igreja de Jesus Cristo, Jesus é o Senhor da Igreja e é Ele que dá as ordens e nos ensina como conduzir o povo. Moisés era um excelente exemplo disto. Sim, Moisés era um excelente líder, pois Deus dá testemunho disto em sua Palavra. Moisés era humano igual você e eu e também se frustrava as vezes, errava também; porém em suma ele se esforçava sem limite a conduzir o povo de Deus baseado única e exclusivamente sobre a ordem dada por Deus.
O Salmista dá testemunho sobre Moisés e Arão dizendo: Salmo 99:6 - “Moisés e Arão, entre os seus sacerdotes, e Samuel entre os que invocam o seu nome, clamavam ao Senhor, e Ele lhes respondia.”
E em: Salmo 103:7 ele diz: “Fez conhecidos os seus caminhos a Moisés, e os seus feitos aos filhos de Israel.” Deus fez conhecidos os seus caminhos a Moisés. Veja bem para ser um líder do povo de Deus devemos viver diante de Deus em primeiro lugar de tal maneira que Deus possa fazer conhecido o seu caminho diante do povo através de nós. Deixa eu te perguntar algo, você tem permitido Deus fazer conhecido o caminho Dele através de você, ou será que você insiste a ser teimoso querendo tornar conhecido o que você acha que é correto?
O Salmista diz que Deus enviou Moisés, seu servo, e Arão, a quem escolhera. Salmo 105:26. E diz que o povo: “E invejaram a Moisés no campo, e a Arão, o santo do Senhor” Salmo 106:16. Será que invejamos também o líder que Deus usa em nossa igreja? Ou será que estão nos invejando? Vamos a aprender com Moisés a manter a postura correta diante de Deus em primeiro lugar e diante do povo. De nada adiante ensinar a palavra de Deus, e pregar ela, se nossa vida não demonstra o mesmo em primeiro lugar. Vamos deixar nossa vida falar mais alto que a boca.
E quero terminar a mensagem hoje com mais dois versos que nos ensina muito. Moisés era intercessor. Ele intercedia diante de Deus pelo seu povo. Ele agia como se este povo era dele, se sentia responsável pelo bem estar do povo. E vemos que a Palavra de Deus nos diz que Deus honra o fato que Moisés estava ali na brecha pelo povo de Deus.
Salmo 106:23 - Por isso disse que os destruiria, não houvesse Moisés, seu escolhido, ficado perante ele na brecha, para desviar a sua indignação, a fim de não os destruir.
Em outra ocasião o povo insistiu tanto, que Moisés acaba fazendo o que não deve por causa da pressão do povo. Salmo 106:32-34 - “32 Indignaram-no também junto às águas da contenda, de sorte que sucedeu mal a Moisés, por causa deles; 33 Porque irritaram o seu espírito, de modo que falou imprudentemente com seus lábios. 34 Não destruíram os povos, como o Senhor lhes dissera.”
Sim, cada líder passa por isto, vamos a aprender com Moisés. Tanto em obedecer a Palavra de Deus e servir Deus como Moisés fez, e também a não repetir os erros que ele fez. Que Deus nos abençoe ricamente para aprender com estas maravilhosas lição que a Bíblia nos traz com líderes no passado que serviam a Deus de coração. Seja abençoado na tua jornada em nome de Jesus. A Paz do Senhor seja contigo. Miss. Antonina.
[1] http://www.dicionariodoaurelio.com/Preceder.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário