foto da internet, colhendo maná.....
Paz amados alunos e participantes da Escola Bíblica Visão de Águias.
Mais uma vez é uma alegria compartilhar as preciosas lições que nosso Deus nos dá. Para leitura de nossa lição hoje queremos ler os capítulos 16 a 18 de Êxodo.
Moisés estava aprendendo as lições como lidar com o povo enquanto passava por cada etapa. E Moisés como todos nós não tinha experiência de levar um povo tão enorme através do deserto. Ele era treinado no Egito em toda ciência e muito mais na casa de Faraó, ele aprendeu muito nos quarenta anos no deserto enquanto vivia com Jetro seu sogro; mas, agora a situação era outra. Conduzir um povo rebelde e complicado pelo deserto com certeza tem suas complicações. E Hoje vamos falar e discutir alguns deles.
Talvez você é um líder de um grupo que talvez é dificil de achar um denominador comum entre as coisas que gostam de fazer e concordar em fazer... Moisés percebeu muito cedo que o povo que ele conduzia ficava desgostoso muito fácil. O povo reclamão que era este povo que ele conduzia. E, hoje vamos abordar alguns assuntos onde veremos como eles reclamavam. No capítulo 16 lemos como Deus provê tanto Maná como também as codornizes para o povo comer, Deus supre as necessidades deles. Mas, no capítulo seguinte já começam a reclamar.
Ex. 17:1-4 !1 DEPOIS toda a congregação dos filhos de Israel partiu do deserto de Sim pelas suas jornadas, segundo o mandamento do Senhor, e acampou em Refidim; não havia ali água para o povo beber. 2 Então contendeu o povo com Moisés, e disse: Dá-nos água para beber. E Moisés lhes disse: Por que contendeis comigo? Por que tentais ao Senhor? 3 Tendo pois ali o povo sede de água, o povo murmurou contra Moisés, e disse: Por que nos fizeste subir do Egito, para nos matares de sede, a nós e aos nossos filhos, e ao nosso gado? 4 E clamou Moisés ao Senhor, dizendo: Que farei a este povo? Daqui a pouco me apedrejará.!
Aqui nestes versos lemos como eles contenderam com Moisés pelo fato que não tinha água no deserto, como se fosse dever de Moisés de fabricar água em pleno deserto. Mas, Moisés vai e leva a questão a Deus, e isto ele fez correto. Um líder sempre deve levar aquestão a Deus antes de tentar agir por instinto próprio.
Dos versos 8 a 16 lemos como eles enfrentaram os primeiros inimigos no caminho, e no versos 9 e 10 Josué é mencionado, creio que foi a primeira vez que ele foi mencionado aqui. Moisés aprendeu a organizar a turma que iria pelejar contra os inimigos.
Podemos aprender muito com Moisés como dirigir nossa equipe de estudo, o povo da nossa igreja, e como seguir enfrente seja lá como for nossa situação. Se, no deserto era possível depender de Deus e ser organizado imagina onde eu e você estamos. Paz amados, não vamos desanimar, você e eu também podemos aprender igual Moisés aprendeu a ser um líder de excelência; buscando a Deus em tudo antes de agir. Amém?
Nenhum comentário:
Postar um comentário