Ministério Educativo Visão de Águias

Ministério Educativo Visão de Águias












junho 01, 2013

8ª LIÇÃO - CONFRONTO ENTRE MOISÉS E DEUS.

8ª LIÇÃO - CONFRONTO ENTRE MOISÉS E DEUS.

Já aconteceu que você tenha presenciado o fato que Deus escolhe alguém para fazer algo e a pessoa com atitude pessimista olha para aquilo se enxergando pequeno demais para tanto e diz: Ah, mas eu não tenho dom para isto. Ou a pessoa diz, eu não tenho chamado para tanto. Quantas desculpas as pessoas não inventam para não fazer o que Deus mandou.....
Vamos ler os versos 10-11: “Então disse Moisés ao Senhor: Ah, meu Senhor! eu não sou homem eloquente, nem de ontem nem de anteontem, nem ainda desde que tens falado ao teu servo; porque sou pesado de boca e pesado de língua. E disse-lhe o Senhor: Quem fez a boca do homem? ou quem fez o mudo, ou o surdo, ou o que vê, ou o cego? Não sou eu, o Senhor?”
Aqui Moisés diz que ele não é homem eloquente. A desculpa que ele usa, que ele não era eloquente, nem ontem nem de anteontem, nem ainda desde que tens falado ao teu servo; porque sou pesado de boca e pesado de língua. Moisés foi instruído em toda a ciência dos egípcios; e era poderoso em suas palavras e obras. SE, ele era poderoso em palavras e obras aos quarenta anos; será que ele tinha outro motivo para responder assim para Deus? Analisando isto um pouco, pode-se pensar; bom, se fosse aos quarenta anos teria sido uma coisa, mas agora que to velho.... hmmm. Outra desculpa poderia ter sido, uma coisa é enfrentar ele de homem para homem, mas ir como mensageiro do próprio Deus, como farei isto? Eu nunca fui treinado nisto, nem sei agir assim. Mas, lemos em Atos que na verdade ele era eloquente sim, vejamos a passagem: “E Moisés foi instruído em toda a ciência dos egípcios; e era poderoso em suas palavras e obras.” At.7:22. 
Creio que Moisés passa pela mesma experiência que todo mundo passa; usando de desculpas pensando que consegue dar uma boa conversa para Deus e se esquivar do trabalho. Mas, Moisés se esqueceu que Deus sabe de tudo e que quando Deus vem nos dar um trabalho ele já pensou em tudo. E Vemos ele responder a Moisés: “Quem fez a boca do homem? ou quem fez o mudo, ou o surdo, ou o que vê, ou o cego? Não sou eu, o Senhor?” A desculpa de Moisés era que ele não era eloquente, e que ele era pesado da língua. Deus mostra a Moisés eu sou quem faz a boca, quem te dá o poder de falar e fazer todas as coisas. E em seguida no verso 12 ele diz: “Vai, pois, agora, e eu serei com a tua boca e te ensinarei o que hás de falar.”
Deus viu que Moisés não se sentia bem preparado e ele diz, eu serei com a tua boca, e vou te ensinar o que você há de falar e mesmo assim Moisés fica resmungando dizendo a ele enviar outra pessoa. Vamos ler o restante desta conversa: 13-17 “Ele, porém, disse: Ah, meu Senhor! Envia pela mão daquele a quem tu hás de enviar. Então se acendeu a ira do Senhor contra Moisés, e disse: Não é Arão, o levita, teu irmão? Eu sei que ele falará muito bem; e eis que ele também sai ao teu encontro; e, vendo-te, se alegrará em seu coração. E tu lhe falarás, e porás as palavras na sua boca; e eu serei com a tua boca, e com a dele, ensinando-vos o que haveis de fazer. E ele falará por ti ao povo; e acontecerá que ele te será por boca, e tu lhe serás por Deus. Toma, pois, esta vara na tua mão, com que farás os sinais.”
Deus se ira com ele e diz a ele para levar Arão seu irmão junto e que Deus iria por todas as palavras na boca deles. Nos versos 18 -19 Moisés volta para Jetro, seu sogro e diz que ele vai voltar para seus irmão; mas ele não fala nada que Deus lhe apareceu.
18 “Então foi Moisés, e voltou para Jetro, seu sogro, e disse-lhe: Eu irei agora, e tornarei a meus irmãos, que estão no Egito, para ver se ainda vivem. Disse, pois, Jetro a Moisés: Vai em paz.’
Cada um de nós procede de forma diferente quando temos um encontro com nosso Deus. Aqui lemos claramente que Moisés acendeu a ira de Deus. Então se acendeu a ira do Senhor contra Moisés, e disse: Não é Arão, o levita, teu irmão? Eu sei que ele falará muito bem; e eis que ele também sai ao teu encontro; e, vendo-te, se alegrará em seu coração.Quer dizer Moisés sabia que seu irmão era Levita, Moisés sabia daquilo que estava se passando lá com seu irmão. E Deus manda dizer a ele: E tu lhe falarás, e porás as palavras na sua boca; e eu serei com a tua boca, e com a dele, ensinando-vos o que haveis de fazer. E ele falará por ti ao povo; e acontecerá que ele te será por boca, e tu lhe serás por Deus. Toma, pois, esta vara na tua mão, com que farás os sinais.
Eu não tenho conhecimento dos problemas que você enfrenta quando Deus te dá um trabalho, mas você e Deus sabem. Creio que temos uma linda lição aqui com Moisés o que devemos fazer e o que não devemos fazer. Eu não lembro outra passagem onde vemos Deus ter tanta paciência e falar tanto com um servo dele para enviar ele fazer o trabalho que Deus lhe deu. Moisés foi e fez o que Deus lhe mandou, e não lemos mais nada depois disto que ele tenha sido teimoso querendo as coisas do seu próprio jeito.
No verso 19-21 lemos: “Disse também o Senhor a Moisés em Midiã: Vai, volta para o Egito; porque todos os que buscavam a tua alma morreram.Tomou, pois, Moisés sua mulher e seus filhos, e os levou sobre um jumento, e tornou à terra do Egito; e Moisés tomou a vara de Deus na sua mão. E disse o Senhor a Moisés: Quando voltares ao Egito, atenta que faças diante de Faraó todas as maravilhas que tenho posto na tua mão; mas eu lhe endurecerei o coração, para que não deixe ir o povo.”
Deus teu instruções esclarecidas para Moisés o que ele devia fazer,e Moisés vai com sua família para o Egito. Na prócima lição veremos o encontro dele com Arão e como eles juntamente com os anciões fizeram o que Deus lhes ordenou..

Nenhum comentário:

Postar um comentário

GOD LOVES YOU - BY REV. BILLY GRAHAM