5ª Lição: Moisés recebe seu chamado.
Graça e paz seja com todos vós que nos visitam semanalmente para estudar estas preciosas lições. Pessoalmente vejo como agente se aprofunda no conhecimento; quando procuramos conhecer mais de perto a vida destes homens que serviram a Deus de todo coração.
Moisés não teve uma vida fácil. Os primeiros 80 anos eram anos que sempre foram contrários e desfavoráveis para ele. Ele não foi permitido ser criado pelos próprios pais. Quantos diriam hoje em dia que a pessoa passou pelo trauma pois foi obrigado a ser afastado dos pais. Moisés foi criado numa cultura diferente daquilo que era de seus pais. Apesar do fato de ele ser um hebreu ele foi criado e ensinado como se fosse egípcio. Acredito que isto já deve de ter sido super difícil para ele. Não sabemos se os pais falaram para ele antes de a mãe dele entregar Moisés para a filha de Faraó, sobre o Deus que serviam e que Moisés era um escolhido de Deus. A Bíblia não nos fala do fato que Deus tivesse dito para ele que ele seria um líder sobre o seu povo. Sabemos apenas do fato narrado que aos 40 anos de idade; após ter sido educado na ciência do Egito e na cultura deles, ele foi visitar seus irmãos. Não sabemos porque motivo ele nunca foi antes. Não sabemos porque ele nunca visitou os verdadeiros pais. Não temos conhecimento do fato se ele tinha acesso a eles ou não. Mas, sabemos que quando ele estava no deserto, aos 80 anos Deus aparece a ele. Muitos pensariam talvez, bom já vivi 80 anos, pensei em fazer algo de bom para meu povo e a minha naçã, mas infelizmente as águas sempre foram contrárias e não é minha culpa que não pude fazer nada.
Acredito que quando Deus nos dá um chamado, no tempo de Deus tudo sai perfeito. E, com certeza um dia Deus se manifesta e vemos que de uma forma muito impressionante na vida de Moisés. Nós não sabemos quantas horas conversaram ali quando ele o encontrou na sarça que ardia em fogo. Mas, sabemos que Deus se identifica, e que ele dá ordens específicas a Moisés.
Quando Moisés pergunta pelo nome de Deus, para saber anunciar quem havia enviado a eles, Deus diz a ele nos versos 13-14: “Então disse Moisés a Deus: Eis que quando eu for aos filhos de Israel, e lhes disser: O Deus de vossos pais me enviou a vós; e eles me disserem: Qual é o seu nome? Que lhes direi? E disse Deus a Moisés: eu sou o que sou. Disse mais: Assim dirás aos filhos de Israel: eu sou me enviou a vós.”
Eu não tenho certeza se Moisés tinha conhecimento das histórias de Abraão, Isaque e Jacó. E digo isto pela forma que Moisés pergunta para Deus: se eu disser que o Deus de vossos pais me mandou. Penso eu, se ele soubesse ele teria dito, devo chegar a eles dizendo que o Deus de vossos pais. Note bem, até ai, ele é tratado como se ele não fosse um hebreu e na verdade era o Deus dele também. Pois, os pais dele eram hebreus. Se, tivesse sido um dos homens que sempre estavam ali no meio dos hebreus, que Deus tivesse levantado; talvez teria sido mais fácil. O fato que quero salientar aqui, é que isto foi uma lição de fé para Moisés; ele teve que aceitar pela fé que este encontro era de fato com o todo poderoso Deus; e que de fato Deus o chamou para ir e falar com o seu povo.
Bom, uma vez estabelecido, que quem era que lhe aparecera, agora era o que ele devia fazer e como e isto lemos nos versos 15-18:“15 E Deus disse mais a Moisés: Assim dirás aos filhos de Israel: O Senhor Deus de vossos pais, o Deus de Abraão, o Deus de Isaque, e o Deus de Jacó, me enviou a vós; este é meu nome eternamente, e este é meu memorial de geração em geração. 16 Vai, e ajunta os anciãos de Israel e dize-lhes: O Senhor Deus de vossos pais, o Deus de Abraão, de Isaque e de Jacó, me apareceu, dizendo: Certamente vos tenho visitado e visto o que vos é feito no Egito. 17 Portanto eu disse: Far-vos-ei subir da aflição do Egito à terra do cananeu, do heteu, do amorreu, do perizeu, do heveu e do jebuseu, a uma terra que mana leite e mel. 18 E ouvirão a tua voz; e irás, tu com os anciãos de Israel, ao rei do Egito, e dir-lhe-eis: O Senhor Deus dos hebreus nos encontrou. Agora, pois, deixa-nos ir caminho de três dias para o deserto, para que sacrifiquemos ao Senhor nosso Deus.”
Quatro coisas importantes acontecem e são estabelecidas aqui, vamos analisar elas:
a. Deus diz a ele como deve adereçar a eles e como ele deve identifcar o nome do Deus deles. = E Deus disse mais a Moisés: Assim dirás aos filhos de Israel: O Senhor Deus de vossos pais, o Deus de Abraão, o Deus de Isaque, e o Deus de Jacó, me enviou a vós; este é meu nome eternamente, e este é meu memorial de geração em geração.
b. Deus dá ordem a Moisés de ir e falar com os anciãos de Israel, e Deus delega o trabalha ele como ir falar com eles e o que ele deveria lhes dizer. = Vai, e ajunta os anciãos de Israel e dize-lhes: O Senhor Deus de vossos pais, o Deus de Abraão, de Isaque e de Jacó, me apareceu, dizendo: Certamente vos tenho visitado e visto o que vos é feito no Egito. Portanto eu disse: Far-vos-ei subir da aflição do Egito à terra do cananeu, do heteu, do amorreu, do perizeu, do heveu e do jebuseu, a uma terra que mana leite e mel.
c. Deus faz questão de mostrar para eles que ele estava em controle, Deus fez eles entenderem que Ele estava ciente dos sofrimentos deles. Deus promete tirar eles deste terra de sofrimento.
d. Deus promete a Moisés que eles vão ouvir a voz dele = E ouvirão a tua voz; e irás, tu com os anciãos de Israel, ao rei do Egito, e dir-lhe-eis: O Senhor Deus dos hebreus nos encontrou. Agora, pois, deixa-nos ir caminho de três dias para o deserto, para que sacrifiquemos ao Senhor nosso Deus.”
e. Deus dá instruções específicas, que ele deveria ir com os anciões de Israel ao rei do Egito dizer a eles: “O Senhor Deus dos hebreus nos encontrou. Agora, pois, deixa-nos ir caminho de três dias para o deserto, para que sacrifiquemos ao Senhor nosso Deus.”
Em um encontro, Moisés teve uma surpresa, de uma hora para outra o Deus dos hebreus aparece a ele pessoalmente e fala com ele. Moisés, teve um encontro com ele, e não apenas isto. Tiveram uma reunião executiva; Deus e ele. Deus dá ordens especificas a ele o que ele deve fazer e como. Eu vejo Moisés ouvindo a Deus, e permitindo que Deus o transforma no líder que Deus queria que ele fosse.
f. Deus diz ainda mais a Moises: “Eu sei, porém, que o rei do Egito não vos deixará ir, nem ainda por uma mão forte. Porque eu estenderei a minha mão, e ferirei ao Egito com todas as minhas maravilhas que farei no meio dele; depois vos deixará ir. E eu darei graça a este povo aos olhos dos egípcios; e acontecerá que, quando sairdes, não saireis vazios, Porque cada mulher pedirá à sua vizinha e à sua hóspeda joias de prata, e joias de ouro, e vestes, as quais poreis sobre vossos filhos e sobre vossas filhas; e despojareis os egípcios.”
É perfeitamente compreensível que Moisés reagiu depois como fez, no capítulo quatro. Eu creio que qualquer um de nós se fosse pego de surpresa por Deus, como aconteceu com Moisés; não sei quantos teriam agido tão correto quanto ele fez. Na próxima lição vamos analisar ainda mais um pouco a continuação desta reunião diante da Sarça que ardia. Paz seja convosco.
Nenhum comentário:
Postar um comentário