3ª Lição sobre Moisés – Um viravolta na vida.
Olá amados alunos e amigos do CETREB, para nós é uma alegria poder estudar estas preciosas lições convosco. Somos gratos por todos os alunos que se comprometeram com o estudo. Aqueles que estão fazendo as lições. E estamos também oferecendo a cada um de vocês a vir participar do Fórum de Debate do Cetreb. Temos uma sala online em nosso blog, a disposição de todos interessados em se aprofundar no estudo da Palavra de Deus. Paz seja convosco, e que Deus abençoe seu estudo, de tal maneira que haja crescimento em tua vida e na caminhada com teu Deus.
Vamos dar continuidade no assunto, e hoje veremos que Moisés com suas ações e atitudes precipitadas provocou um desastre em sua vida. Ele estava super bem no palácio de Faraó e ele foi e usufruindo da posição que tinha tomou algumas coisas em sua mão que na verdade lhe faltou sabedoria. Ele foi fazer justiça com suas próprias mãos e isto resultado em algo muito diferente do que ele havia imaginado. Lemos em Êxodo 2:15 em diante que quando Faraó ouviu este caso que ocorreu ele procura matar a Moisés. Apesar de ele ser filho adotivo de sua própria filha vemos que Faraó agiu muito rigoroso contra ele. E Moisés foge, e foi habitar numa terra longe dele. Quando fazemos algo errado, a maioria foge para não ser pego, e para Moisés era melhor viver no deserto do que correr o risco de ser morto por Faraó. Vamos ler a seguir o que sucede então:
Ex. 2:15-25
“15 Ouvindo, pois, Faraó este caso, procurou matar a Moisés; mas Moisés fugiu de diante da face de Faraó, e habitou na terra de Midiã, e assentou-se junto a um poço. 16 E o sacerdote de Midiã tinha sete filhas, as quais vieram tirar água, e encheram os bebedouros, para dar de beber ao rebanho de seu pai. 17 Então vieram os pastores, e expulsaram-nas dali; Moisés, porém, levantou-se e defendeu-as, e deu de beber ao rebanho. 18 E voltando elas a Reuel seu pai, ele disse: Por que hoje tornastes tão depressa? 19 E elas disseram: Um homem egípcio nos livrou da mão dos pastores; e também nos tirou água em abundância, e deu de beber ao rebanho. 20 E disse a suas filhas: E onde está ele? Por que deixastes o homem? Chamai-o para que coma pão. 21 E Moisés consentiu em morar com aquele homem; e ele deu a Moisés sua filha Zípora, 22 A qual deu à luz um filho, a quem ele chamou Gérson, porque disse: Peregrino fui em terra estranha. 23 E aconteceu, depois de muitos dias, que morrendo o rei do Egito, os filhos de Israel suspiraram por causa da servidão, e clamaram; e o seu clamor subiu a Deus por causa de sua servidão. 24 E ouviu Deus o seu gemido, e lembrou-se Deus da sua aliança com Abraão, com Isaque, e com Jacó; 25 E viu Deus os filhos de Israel, e atentou Deus para a sua condição.”
Moisés foge e ele se assentou junto a um poço. Não sei se ele apenas estava sentado lá no poço ou se ele tipo acampou perto do poço; tendo por óbvio que mais cedo ou mais tarde alguém viria buscar água de lá. E com certeza as filhas do sacerdote de Midiã que tinha sete filhas, vieram tirar água, e encheram os bebedouros, para dar de beber ao rebanho de seu pai. Até aqui tudo pareceu estar indo em perfeita ordem até que vieram os pastores, e expulsaram-nas dali; Moisés, porém, levantou-se e defendeu-as, e deu de beber ao rebanho. Moisés tinha em seu coração a natureza de defender o mais fraco; cada vez que ele via alguém ser maltratado ele sentia o ímpeto de ir e defender o mesmo. Neste caso eram as filhs do sacerdote de Midiã.
Moisés acaba ajudando elas, e elas voltaram mais cedo. O pai Reuel estranhou o fato que elas voltaram cedo e pergunta: “Por que hoje tornastes tão depressa?” E elas relatam ao pai dizendo: Um homem egípcio nos livrou da mão dos pastores; e também nos tirou água em abundância, e deu de beber ao rebanho. Com este relato vemos que Moisés ajudava de fato as pessoas, isto estava em seu caráter, ele não conseguia ver o próximo sofrer ou ser atacado. Ele era um defensor por natureza.
Reuel, o pai disse a suas filhas: E onde está ele? Por que deixastes o homem? Chamai-o para que coma pão. Moisés foi chamado para vir e comer com eles e ele consente em morar com aquele homem, com certeza deu um trabalho a ele. E lemos no verso 21 que este homem da sua filha Zípora para ele e ele se casa com ela. Em matéria de pouco tempo Moisés que havia vivido no palácio com Faraó agora foragido na casa do sacerdote e casa com a filha dele. Não sabemos o quanto Moisés falou para ele do acontecido, ou se ele falou algo ou não, lemos apenas que ele chegou lá e foi muito bem recebido, tanto é que até encontra uma esposa e acaba ficando membro da família; pelo casamento. O tempo passa e lemos que: E aconteceu, depois de muitos dias, que morrendo o rei do Egito, os filhos de Israel suspiraram por causa da servidão, e clamaram; e o seu clamor subiu a Deus por causa de sua servidão. E ouviu Deus o seu gemido, e lembrou-se Deus da sua aliança com Abraão, com Isaque, e com Jacó; E viu Deus os filhos de Israel, e atentou Deus para a sua condição. A Bíblia nesta passagem não diz quanto tempo passou, mas em Atos lemos que quando ele matou o egípcio ele tinha 40 anos e quando Deus o chama quando a sarça Arida em fogo e Deus aparece a ele ali.
Vamos conferir em Atos 7:23,30: “23 E, quando completou a idade de quarenta anos, veio-lhe ao coração ir visitar seus irmãos, os filhos de Israel. 30 E, completados quarenta anos, apareceu-lhe o anjo do Senhor no deserto do monte Sinai, numa chama de fogo no meio de uma sarça.” Comparando as duas passagens podemos concluir que quando ali diz muitos dias na verdade era muitos anos; pois em Atos diz que e completados quarenta anos. A Bíblia não nos conta detalhes deste quarenta anos, mas chega o dia em que Deus ouve o clamor do seu povo. Conforme lemos aquele rei do Egito morreu e os filhos de Israel suspiraram por causa da servidão, e clamaram a Deus. O clamor do povo subiu a Deus e Deus os ouviu, e diz nesta passagem que Deus se lembrou da sua aliança com Abraão, Isaque e de Jacó.
Ao lermos a aliança que Deus fez com Abraão em Gênesis 15: 12-16 “Ao pôr-do-sol, caiu profundo sono sobre Abrão, e grande pavor e cerradas trevas o acometeram; então lhe foi dito: Sabe, com certeza, que a tua posteridade será peregrina em terra alheia, e será reduzida á escravidão, e será afligida por quatrocentos anos. Mas também eu julgarei a gente a que têm de sujeitar-se; e depois sairão com grandes riquezas. E tu irás para os teus pais em paz; serás sepultado em ditosa velhice. Na quarta geração, tornarão para aqui; porque não se encheu ainda a medida da iniquidade dos amorreus.” Deus se lembrou desta aliança e por isto ele ouviu o clamor do povo. E no capítulo três de Êxodos lemos que Deus aparece a Moisés numa sarça que ardia em fogo.
Exo 3:1 - E APASCENTAVA Moisés o rebanho de Jetro, seu sogro, sacerdote em Midiã; e levou o rebanho atrás do deserto, e chegou ao monte de Deus, a Horebe. 2 – Apareceu-lhe o Anjo do Senhor numa chama de fogo, no meio de uma sarça: Moisés olhou, e eis que a sarça ardia no fogo e não se consumia. 3- E Moisés disse: Agora me virarei para lá, e verei esta grande visão, porque a sarça não se queima. 4 - E vendo o Senhor que se virava para ver, bradou Deus a ele do meio da sarça, e disse: Moisés, Moisés. Respondeu ele: Eis-me aqui. 5 Deus continuou:Não te chegas para cá; tira as sandálias dos pés, porque o lugar em que estás é terra santa. 6 - Disse mais: Eu sou o Deus de teu pai, o Deus de Abraão, o Deus de Isaque, e o Deus de Jacó. E Moisés encobriu o seu rosto, porque temeu olhar para Deus.
Pensa bem se isto fosse tua experiência, Moisés já tinha 80 anos, e podemos pensar que talvez ele pensasse em ter uma bela de uma aposentadoria agora. Ter uma vida tranquila após ter batalhado até chegar nesta idade. Isto porque ele vivia no deserto. Agora então nesta idade Deus chega a ele e marca uma entrevista divina com ele. Moisés vê a sarça que estava ardendo em fogo e quando ele chega lá ele não fazia a menor ideia que Deus estava ali aguardando ele para lhe dar as instruções sobre o que iria acontecer os próximos quarenta anos.
Na próxima lição vamos continuar esta benção de lição sobre Moisés. Fica ligado, Deus te abençoe ricamente. Compartilhe esta mensagem com teus contatos, e seja abençoado estudando juntos esta preciosa lição.
Nenhum comentário:
Postar um comentário