Ministério Educativo Visão de Águias

Ministério Educativo Visão de Águias












abril 11, 2013

3º Lição da vida de José. Consequências do ódio e inveja.


(foto tirado da internet para ilustração apenas)

3º Lição da vida de José. Consequências do ódio e inveja.


José foi transformado por Deus num líder muito abençoado para a nação de Israel, o povo hebreu que saiu da sua terra indo para o Egito na época da fome; porém antes disto acontecer José passou por muitas lutas e lições difíceis de serem aprendidas. A família de uma pessoa é o povo mais chegado que temos; e muitas vezes é este povo que se transforma no maior inimigo de algumas pessoas. José após ter tido os sonhos, passa por uma perseguição muito feroz de seus irmãos. Irmãos por parte do pai, pois eram de outras esposas que o pai também tinha. Naquela época era comum o homem ter várias esposas.
A vida de José era muito diferente da vida de Neemias e de Davi; em época completamente diferente, e ele passou por muitas controvérsias até chegar ao posto que Deus o havia mostrado quando ele era novo. Os irmãos de José odiavam e lemos no capítulo 37 de Gênesis eles conspiram contra a vida dele. E Rúben o defende para eles não matarem o irmão. Mas, enquanto Rúben não estava por perto, Judá tem a ideia de vender o irmão, após eles já terem lançado ele no poço.
Vamos analisar um pouco a situação aqui.
- Israel envia José para levar comida aos irmãos. E ele lhe disse: Ora vai, vê como estão teus irmãos, e como está o rebanho, e traze-me resposta. Assim o enviou do vale de Hebrom, e foi a Siquém.
- José obedece e vai e leva a comida para eles, e se esforça em achar eles. José, pois, seguiu atrás de seus irmãos, e achou-os em Dotã.
- E os irmãos de José viram-no de longe e, antes que chegasse a eles, conspiraram contra ele para o matarem. E disseram um ao outro: Eis lá vem o tal sonhador! Vinde, pois, agora, e matemo-lo, e lancemo-lo numa destas covas, e diremos: Uma fera o comeu; e veremos que será dos seus sonhos.
- E ouvindo-o Rúben, livrou-o das suas mãos, e disse: Não lhe tiremos a vida. Também lhes disse Rúben: Não derrameis sangue; lançai-o nesta cova, que está no deserto, e não lanceis mãos nele; isto disse para livrá-lo das mãos deles e para torná-lo a seu pai.
- A reação dos irmãos de Rúben: E aconteceu que, chegando José a seus irmãos, tiraram de José a sua túnica, a túnica de várias cores, que trazia. E tomaram-no, e lançaram-no na cova; porém a cova estava vazia, não havia água nela.
- Judá e os outros irmãos vendem o irmão: Depois assentaram-se a comer pão; e levantaram os seus olhos, e olharam, e eis que uma companhia de ismaelitas vinha de Gileade; e seus camelos traziam especiarias e bálsamo e mirra, e iam levá-los ao Egito.

Interessante até que ponto irmãos podem chegar, planejando morte, vender o irmão e tudo mais; tudo isto porque começaram a invejar ele porque o pai mostrou favoritismo.

Dos versos 26- 36 lemos a seguir: “Então Judá disse aos seus irmãos: Que proveito haverá que matemos a nosso irmão e escondamos o seu sangue? Vinde e vendamo-lo a estes ismaelitas, e não seja nossa mão sobre ele; porque ele é nosso irmão, nossa carne. E seus irmãos obedeceram. Passando, pois, os mercadores midianitas, tiraram e alçaram a José da cova, e venderam José por vinte moedas de prata, aos ismaelitas, os quais levaram José ao Egito. Voltando, pois, Rúben à cova, eis que José não estava na cova; então rasgou as suas vestes. E voltou a seus irmãos e disse: O menino não está; e eu aonde irei? Então tomaram a túnica de José, e mataram um cabrito, e tingiram a túnica no sangue. E enviaram a túnica de várias cores, mandando levá-la a seu pai, e disseram: Temos achado esta túnica; conhece agora se esta será ou não a túnica de teu filho. E conheceu-a, e disse: É a túnica de meu filho; uma fera o comeu; certamente José foi despedaçado. Então Jacó rasgou as suas vestes, pôs saco sobre os seus lombos e lamentou a seu filho muitos dias. E levantaram-se todos os seus filhos e todas as suas filhas, para o consolarem; recusou porém ser consolado, e disse: Porquanto com choro hei de descer ao meu filho até à sepultura. Assim o chorou seu pai. E os midianitas venderam-no no Egito a Potifar, oficial de Faraó, capitão da guarda.”

José sofreu perseguição, tentativas de homicídio pelos irmãos, traição, foi jogado no poço, e depois vendido como escravo a um povo estranho. Ao ler esta passagem lembrei-me de um verso em 1 Jo. 3: 15; que diz o seguinte: “Qualquer que odeia a seu irmão é homicida. E vós sabeis que nenhum homicida tem a vida eterna permanecendo nele.”

Aqui estão relatados os sentimentos dos irmãos, as ações dos irmãos contra José; porém a Bíblia não relata nada do que José algum dia tenha dito ou feito contra seus irmãos. Acredito que a maioria de nós provavelmente já teria reagido há muito tempo. Cada um de nós tem um temperamento diferente e todos nós reagimos de forma diferente. Mas, acredito que José deve ter sentido muita dor em seu coração pelo fato de seus irmãos o tratarem assim; isto é se dentro dele ele não tenha lutado com a vontade de querer se defender. Mas, ele não fez nada disto, ele se submeteu e passou por uma serie de experiências em todo este dilema. Da casa do pai, foi levado como escravo em terra estranha; será que isto é pior ou melhor da situação que nós vivemos? Muito temos a aprender com José. Continue ligado nestas lições. Temos muitas coisas para aprender com nosso José ainda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

GOD LOVES YOU - BY REV. BILLY GRAHAM