Ministério Educativo Visão de Águias

Ministério Educativo Visão de Águias












março 24, 2013

9ª Lição: Reverência pelos ungidos do Senhor

Reverência pelos ungidos do Senhor.

 
 


A paz amados leitores e alunos do Cetreb. Algo que tenho aprendido com Davi é respeitar a unção que Deus dá aos seus escolhidos. Vemos que Davi havia feito uma decisão, e nas lições anteriores destacamos isto diversas vezes como Davi não ousava tocar no ungido do Senhor. Apesar de que a Palavra de Deus nos diz que Deus retirou a unção de Saul; Davi o respeita como tal.
Na verdade admiro a reação de Davi nesta passagem de 2 Samuel 1: 14-16:
14 E Davi lhe disse: Como não temeste tu estender a mão para matares ao ungido do Senhor?
15 Então chamou Davi a um dos moços, e disse: Chega, e lança-te sobre ele. E ele o feriu, e morreu.
16 Pois Davi lhe dissera: O teu sangue seja sobre a tua cabeça, porque a tua própria boca testificou contra ti, dizendo: Eu matei o ungido do Senhor.

Haviam muitos anos já passados desde o dia que Deus mandou o profeta Samuel ungir a Davi. Davi sabia que ele agora era o ungido; e Davi também sabia que o Espírito de Deus havia se retirado de Saul desde a época que ele era chamado para tocar a harpa para ele. No entanto, vemos que Davi se posiciona para chamar atenção de algo que ele fez isto uma lei. Agente não toca no ungido do Senhor. E com certeza isto é bíblico, no ungido de Deus não se toca; porém no caso de Saul, ele havia perdido a unção a muito tempo. Como se diria em nossos tempos já se foi o tempo no qual este era ungido. Mas, Davi não pensava assim. Este soldado amalequita, segundo o verso 13 relata o acontecido a Davi: “Disse então Davi ao moço que lhe trouxera a nova: Donde és tu? E disse ele: Sou filho de um estrangeiro, amalequita.”

Davi faz questão de deixar isto bem claro diante de um estrangeiro, que não é permitido nem a um estrangeiro, que não é do povo de Deus a tocar no ungido de Deus. A ênfase aqui é no fato que uma vez que Deus escolhe uma pessoa e a unge para uma posição ou cargo; ninguém de nós tem direito de tocar na unção, na posição ou da maneira como Deus lida com esta pessoa. Deus havia rejeitado ele, mas Davi demonstra com sua atitude que não cabe ao ser humano tocar na pessoa a qual Deus escolhe e unge; independentemente se a pessoa vive em obediência a Deus ou não. Acredito que grande é o exemplo de Davi neste sentido aqui, pelo fato que Davi não tomou a vingança na sua mão e sim; ele entregou isto na mão de Deus. Quanto a Davi, ele dizia bem claro deixa Deus que o ungiu lidar com ele. Isto não me diz respeito e eu não vou tocar com minha mão nisto.

No capítulo 2 vemos que após eles terem lamentado a morte do rei Saul e dos seus filhos, Davi honra o fato que o povo cuidaram corretamente do enterro deles e os gratifica por isto.
“1 E SUCEDEU depois disto que Davi consultou ao Senhor, dizendo: Subirei a alguma das cidades de Judá? E disse-lhe o Senhor: Sobe. E falou Davi: Para onde subirei? E disse: Para Hebrom.”

Davi tem outra qualidade além da atitude correta diante de Deus, ele buscava Deus em tudo antes de agir. Neste verso vemos que ele consulta ao Senhor se ele deve subir a uma cidade de Judá. E Deus diz que sim, e ele pergunta para qual devo ir. Deus lhe disse: Hebrom. No verso dois em diante lemos a seguir:
“2 E subiu Davi para lá, e também as suas duas mulheres, Ainoã, a jizreelita, e Abigail, a mulher de Nabal, o carmelita. 3 Fez também Davi subir os homens que estavam com ele, cada um com a sua família; e habitaram nas cidades de Hebrom. 4 Então vieram os homens de Judá, e ungiram ali a Davi rei sobre a casa de Judá. E deram avisos a Davi, dizendo: Os homens de Jabes-Gileade foram os que sepultaram a Saul.”

Apesar da morte do rei Saul, que agora efetivamente era a época onde por direito Davi devia assumir todo o reinado, vemos que não sucedeu assim. Ele apenas foi ungido sobre Judá. Muitas vezes pessoas reclamam em nosso dia quando devem esperar por muito tempo a época de Deus, quando recebemos o que nos foi prometido. Muitas pessoas recebem uma palavra de Deus e tem uma grande dificuldade de aguardar o tempo de Deus para isto se concretizar. Vamos aprender com Davi a ser paciente e perseverante. Se, a promessa demora em se cumprir, isto é apenas em nosso calendário e não na agenda de Deus. Davi confiava plenamente em Deus e nunca questionou as ordens que Deus o deu. Isto é mais uma linda lição a aprender com Davi. Muitas pessoas questionam demais quando as palavras não se cumprem quando eles creem ser a época certa. Davi se submetia a ordem e direção de Deus completamente; e reinava em submissão a Deus.

Isto é algo muito importante para a Igreja de Jesus aprender. Vamos aprender com Davi a tomar esta posição diante de Deus.
Não tocar no ungido de Deus.
Não agir sem antes consultar a Deus.
Não questionar as ordens que Deus dá.
Não se impacientar com a demora, quando nosso tempo não condiz com o tempo de Deus.
Não agir por conta própria, e fazer conforme nós crermos estar certo. Saul agiu assim, porém Davi obedecia a Deus. Davi aprendeu a ser conforme o coração de Deus pelo fato que ele obedecia sem questionar.

Até a próxima lição, tem muitas lições lindas ainda para aprender com Davi. Que Deus nos abençoe nisto. A Paz do Senhor Jesus seja convosco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

GOD LOVES YOU - BY REV. BILLY GRAHAM