11ª Lição sobre Davi = Lições profundas que todos aprendemos.
Vamos então continuar estudando nossa preciosa lição sobre a vida de Davi. Davi era ser humano como todos nós e sim, ele não fez tudo correto, ele errou em várias áreas como todos nós erramos também. Ele se esforçava em fazer tudo de acordo com a vontade de Deus. Meus erros e os teus provavelmente são bem diferentes do de Davi; mas em síntese só teve um homem perfeito aqui na terra o qual era: JESUS, O MESSIAS, NOSSO SALVADOR E SENHOR!!!
Nos capítulos 8 a 10 de 2ª Samuel lemos sobre as vitórias que Davi alcançou. Depois da morte de Saul, Davi ficou sendo rei de Judá, e sete anos mais tarde, ele tornou-se rei sobre todo o Israel. Davi estava com 30 anos quando passou a ser rei, e reinou ao todo 40 anos. Sete anos sobre Judá apenas e mais 33 anos sobre todo o reino. “Assim, pois, todos os anciãos de Israel vieram ao rei, em Hebrom; e o rei Davi fez com eles acordo em Hebrom, perante o Senhor; e ungiram a Davi rei sobre Israel. Da idade de trinta anos era Davi quando começou a reinar; quarenta anos reinou. Em Hebrom reinou sobre Judá sete anos e seis meses, e em Jerusalém reinou trinta e três anos sobre todo o Israel e Judá” - 2 Sm. 5:3-5.
Ao estudarmos estes quarenta anos nos quais Davi reinou ele passou por difíceis experiências, tanto em ser justo; como também passou por lições onde ele foi tentado e errou. Pouco depois de tornar-se rei sobre todo Israel, Davi fez de Jerusalém a capital; e esta estava situada num local onde havia três vales ao redor dela. Davi capturou a cidade de Jerusalém e fez dela a capital da nação. Davi segundo as Escrituras foi muito bem sucedido como rei sobre Israel e honrou a Deus em todas as suas conquistas. Obedeceu a Deus em todas as batalhas e ele fez questão de agir conforme Deus lhe ordenava através do profeta. Tanto é quando ele errou e pecou contra seu próximo, ao trair seu amigo e usando sua mulher enquanto o seu soldado estava na guerra; Davi se humilhou diante de Deus e se arrependeu quando este enviou o profeta para confrontar ele.
Mas, antes do erro dele, Davi tornou uma nação insignificante e em poucos anos a transformou em um reino poderoso. Todas estas conquistas ele deu a glória a Deus, e ele honrou a Deus com tudo isto. Lições profundas todos nós aprendemos quando aprendemos a ser obediente e ser conforme o coração de Deus. E tanto na vida de Davi, como a de todo ser humano, como a de Jó, quando as coisas vão bem; e Deus nos abençoa o diabo vem com astutas ciladas contra cada um de nós.
E o erro de Davi só prova que ele era humano igual você e eu. E assim como Davi mesmo nos ensinou a não tocar no ungido de Deus, nós também não vamos tocar em Davi com nossas palavras para julgar ele. Eu não concordo com o erro dele, o que ele fez, mas não temos direito de julgar ele. O julgamento pertence a Deus e Deus realmente confrontou a Davi quando enviou Natã o profeta a casa de Davi. Você poderá ler nos capítulos 11 e 12 como Davi errou. Enquanto seus soldados foram à guerra ele ficou em casa e a ociosidade o trouxe problemas. Ele acabou obedecendo aos desejos da carne. Davi errou sim, mas quando Deus o confronta ele teve a atitude que Deus deseja que seus filhos tenham. Davi reconheceu seu pecado e o confessou e se arrependeu de verdade. E creio que foi este um dos motivos porque ele é considerado um homem conforme o coração de Deus. Tanto na vitória como em seu erro ele se comporta conforme os mandamentos de Deus.
E ao lermos em Atos Deus dá testemunho de Davi; apesar do fato que ele errou, Deus dá um bom testemunho dele. Atos 13:22 “E, quando este foi retirado, levantou-lhes como rei a Davi, ao qual também deu testemunho, e disse: Achei a Davi, filho de Jessé, homem conforme o meu coração, que executará toda a minha vontade”. Será que quando Deus olha para nossos erros ele nos dará testemunho igual ele deu de Davi? De quem de nós após errar e pecar Deus dá este tipo de testemunho? Pois na época dos apóstolos já era novo testamento e em Atos é registrado e mencionado este fato novamente, longos anos após a morte de Davi. Eu creio que Davi ganhou este testemunho porque ele agia conforme aquilo que Deus aprova. Tanto quando ele trabalhava para Deus e também como quando ele errou, ele agiu conforme Deus mandou.
Todas estas experiências na vida de Davi foram lições muito profundas. Na próxima lição vamos dar uma olhada no cântico de Davi no capítulo 22. Aqui quero deixar alguns versos para nossa meditação.
Ro. 2:12 - Porque todos os que sem lei pecaram, sem lei também perecerão; e todos os que sob a lei pecaram, pela lei serão julgados.
Ro. 3:23 - Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus;
1 Ó SENHOR, ouve a minha oração, inclina os ouvidos às minhas súplicas; escuta-me segundo a tua verdade, e segundo a tua justiça.
2 E não entres em juízo com o teu servo, porque à tua vista não se achará justo nenhum vivente.
Eclesiastes 7:20 “Na verdade que não há homem justo sobre a terra, que faça o bem, e nunca peque.”
Nenhum comentário:
Postar um comentário