Ministério Educativo Visão de Águias

Ministério Educativo Visão de Águias












novembro 11, 2011

2º Lição sobre a Importância da Escatologia Bíblica

O Arrebatamento, a vinda de Jesus, o Messias.
Deus nos dá a graça de saber as coisas futuras com antecedência, pela Bíblia a sua Sagrada Palavra e pela Revelação do Espírito Santo usando seus apóstolos e profetas, tanto do A.T. como também do N.T.; para nos transmitir sua mensagem. Todo cristão deve ter este entendimento, é para isto que Jesus usou seus discípulos, os apóstolos e profetas até o dia de hoje, para ensinar a Igreja de Jesus.
Tanto leigo como estudado, o ministro na casa de Deus ou o crente de banco, todos temos o dever de nos informar; deste assunto importantíssimo sobre as coisas do futuro, você sabe por quê?  Deus tem um plano lindo, sobrenatural e maravilhoso preparado para todos os que o recebem como diz em Jo. 1:12. Jesus enviou a todos que creram nele a ir e anunciar e fazer discípulos.

Como você vai anunciar as coisas vindouras se nem você sabe o que te aguarda depois da morte para se regozijar na eterna glória?
1)        Deus usa o Apóstolo Paulo para nos falar sobre a escatologia, ou seja, a cerca das coisas futuras, quando na carta aos Tessalonicenses, ele conforta os cristãos para não se entristecer sobre os que dormem em Cristo, pois eles já estão com Jesus. I Ts. 4: 13-17 
2)        Deus usa o Apóstolo João no livro do Apocalipse para nos mostrar sobre a escatologia, as coisas do futuro. Deus mostra a João e pede para registrá-las, Ap. 1:11; Ap. 1:1-3.
De acordo a passagem de I Ts. 4:13-17  nos explica que, Jesus não vai pisar aqui na terra como fez da primeira vez. Jesus virá com um grande brado, a voz do arcanjo ao som da trombeta de Deus e virá até as nuvens, e lá o encontraremos nos ares.

A Igreja de Jesus será arrebatada.  

Paulo adereça a Igreja de Tessalônica sobre este assunto, pois lhe pediram explicações sobre quem já havia morrido; como devem se sentir a esse respeito, ao qual ele responde no texto citado acima.
A Segunda vinda do Senhor. (v. 13-18) aqui chegamos ao Tema Principal da carta. Por certo, Paulo já a enfatizara de modo específico nas suas pregações em Tessalônica, pois este assunto é mencionado em cada capítulo.
Embora seja comumente mencionada como vinda ou aparecimento do Senhor, é especificamente chamada “segunda” vinda em Hebreus 9:28. (Algumas linhas teológicas a explicam como a segunda fase da primeira vinda.)
A Expressão grega usada por Jesus em João 14:3, traduzida por “voltarei”, significa literalmente: “virei segunda vez”. É, portanto, perfeitamente apropriado e bíblico falar dessa vinda do Senhor como a Segunda Vinda. Os capítulos no quais é explicada mais pormenorizadamente são: Mateus 24 e 25; Lucas 21; 1 Tessalonicenses 4 e 5 e 2 Pedro 3.
A Segunda Vinda de Cristo é o Grande evento que os cristãos aguardam com esperança, conforme se vê em 1 Ts.5:9-10; 2 Co. 5:8; Fl. 1:23; Cl. 3:4; A Bíblia da uma grande ênfase para este evento, pois nesta hora que Jesus vai levar sua noiva para morar consigo no céu, Jo. 14:3. – “E quando eu for, e vos preparar lugar, virei outra vez, e vos levarei para mim mesmo, para que onde eu estiver estejais vós também.”
Segundo Halley: “Ela é considerada o ponto culminante da obra de Cristo na Redenção. É considerada, pela maioria, vinda literal e corpórea de Cristo, quando levará para si a sua Igreja; a qual está aqui na Terra.”
Aqueles que nEle dormiram (v.14). O “depois da morte” sempre interessa a todas as pessoas. O que vem depois que eu morrer
Paulo inicia este assunto (v. 14) então esclarecendo primeiro sobre os que dormem, isto é, os que já faleceram em Cristo Jesus; expressão bíblica para indicar a morte do cristão. (Mt. 27:52; Jo. 11:11; At. 7:60; 13:36; 1 Co. 15:6,18,20,51; 2 Pe.3:4)
É somente adormecermos --- e um dia acordaremos. Que amanhecer glorioso vai ser para todo aquele que recebeu a Jesus como seu Salvador e Senhor de sua vida. Isso não significa que caímos em um estado de inconsciência até o dia da ressurreição do corpo – pelo contrário, passaremos imediatamente à presença de Cristo. Fl. 1:23 “Mas de ambos os lados estou em aperto, tendo desejo de partir, e estar com Cristo, porque isto é ainda muito melhor.”           
Semelhantemente também nós os que estamos aqui aguardando a sua volta iremos subir com ele nos ares.  Os irmãos de Tessalônica queriam saber o que acontece depois da morte e onde estavam que já havia morrido.
Paulo nos alerta para não se entristecer sobre quem já morreu em Cristo, pois estes ressuscitarão primeiro; aos que receberam Jesus como Senhor e Salvador de suas vidas, cfme. Jo. 1:12. E depois nós segundo: 1 Co. 15:52-54 “Num momento, num abrir e fechar de olhos, ante a última trombeta; porque a trombeta soará, e os mortos ressuscitarão incorruptíveis, e nós seremos transformados.  Porque convém que isto que é corruptível se revista da incorruptibilidade, e que isto que é mortal se revista da imortalidade.  E, quando isto que é corruptível se revestir da incorruptibilidade, e isto que é mortal se revestir da imortalidade, então cumprir-se-á a palavra que está escrita: Tragada foi a morte na vitória.”
Dada a ordem, com a voz de arcanjo e o ressoar da trombeta de Deus (v. 16). Essa expressão assemelha-se às palavras de Jesus em Mt. 24:30-31. É nessa altura que os mortos em Cristo ressurgirão (v.17) Talvez se trate da ressurreição literal do corpo, em estado imperecível e glorioso conforme a descrição  de 1 Co. 15:42-43.
Os que estivermos vivos, no momento do acontecimento, serão arrebatados juntamente com eles (v.17). Talvez seja este o único texto do N.T. onde há uma clara referência do “arrebatamento”. (A Vulgata emprega rapiemur, uma forma do verbo do qual a palavra “arrebatamento” é derivada.)
Os anjos estarão com ele, em toda a glória do céu (Mt. 25:31). Os Santos das eras passadas serão ressuscitados (v.16), os crentes que ainda estiverem vivos serão transformados, e assim como Enoque e Elias foram levados diretamente ao céu, sem morrer (2 Rs.2:11; Hb. 11:5), a Igreja inteira subirá para se encontrar alegremente com o Salvador na sua Segunda Vinda, para permanecer com ele por toda a eternidade. Pensar nisso é uma grande emoção que nos inspira totalmente.
Em Gênesis está citado que Adão e Eva tinham comunhão com Deus porém, não podiam sair do Éden e ir aos Céus e reinar eternamente com Deus. À Igreja de Cristo, porém é dado o privilégio de reinar com Cristo para todo o sempre. Ro. 5:17b.

O Arrebatamento

O que significa ser arrebatado? = 1 Ts. 5:1-11 ARREBATAR = Ser arrancado pela raiz não deixar vestígios, ou seja, não deixar marca. Este é o sentido original da palavra. Pois o Espírito Santo de Deus será tirado aqui da terra nesta hora e juntamente com ele os salvos, os eleitos em Cristo.  Jesus explicou isto numa parábola em Mateus falando sobre as virgens que foram ao encontro do noivo. As que tinham o azeite entraram para a festa. O azeite simboliza a presença do Espírito Santo.
A Vinda Do Senhor Será Repentina = a volta de Cristo é certa.
Nenhum ser humano sabe nem a hora e nem a data, conforme Jesus declarou repetidas vezes (Mt. 24:36,42-43; 25:13; Mc.13:32-37; Lc. 12:39,46; 21:25-35). Entretanto, sinais antecederão sua vinda (Lc. 21:25-35), de modo que os crentes pacientes possam ter consciência de sua proximidade. Mesmo os que estão vigiando são conclamados a manterem-se alertas e com controle próprio, para não serem apanhados desprevenidos.
Fatos que acontecerão simultaneamente aqui na terra e lá no céu.
Enquanto a Igreja, os salvos em Cristo sobem com ele ao ser arrebatado, na terra simultaneamente vão acontecer outros fatos.  Os salvos, os que já morreram antes da vinda de Cristo, já estão com Cristo diz Paulo que Jesus vai tornar a trazer com ele. Estes vão ressuscitar primeiro, depois nós seremos transformados e subiremos com Jesus.
Nesta Segunda Vinda, Jesus não vai pisar na Terra, e sim nós o encontraremos nos ares. Este é o momento glorioso que o apostolo Paulo mostra aos cristãos de Tessalônica e para nós também. Ao tocar da trombeta, nós subiremos e só os salvos que estão vigiando irão ouvir essa trombeta e ver Jesus vir nos buscar. Os não salvos não irão ver este evento, apenas notarão que as pessoas sumiram e ninguém vai saber explicar o fato aqui na terra; porém vai se lembrar posteriormente o que os evangélicos anunciaram que a Bíblia diz.
Nosso corpo mortal não pode herdar o reino dos céus e 1 Co. 15:52-54 nos fala deste processo onde nosso corpo corruptível será transformado em incorruptível. Este novo corpo nunca mais vai perecer, vai ser eterno como o dos anjos. Neste processo seremos santificados ao subir para a glória com Cristo. Será um evento Maravilhoso para todo aquele que é fiel até o fim aqui na terra.
Dos ares, quando encontrarmos o Senhor iremos para as Bodas do Cordeiro, será um evento de sete anos, no qual os três primeiros e meio será celebração. A segunda etapa até terminar os sete anos será o tempo no qual vamos receber galardões pela nossa fidelidade e pelo trabalho que fizemos aqui na terra. Estudaremos com detalhe essa parte aqui ainda.

Quem será arrebatado?

I Ts. 4:14-17  “Porque, se cremos que Jesus morreu e ressuscitou, assim também aos que em Jesus dormem, Deus os tornará a trazer com ele. Dizemo-vos, pois, isto, pela palavra do Senhor: que nós, os que ficarmos vivos para a vinda do Senhor, não precederemos os que dormem. Porque o mesmo Senhor descerá do céu com alarido, e com voz de arcanjo, ao som da trombeta de Deus, e os que morreram em Cristo ressuscitarão primeiro. Depois nós, os que ficarmos vivos seremos arrebatados juntamente com eles, nas nuvens, ao encontro do Senhor nos ares, e assim estaremos para sempre com o Senhor.” Nós, os que recebemos Jesus pela fé em nossa vida, conforme esta escrito em Jo 1:12 fomos feitos filhos de Deus aos que crêem em seu nome. E também conforme Jesus disse a Nicodemos em Jo. 3, que aquele que não nascer de novo não poderá entrar no reino dos céus; é necessário pois ser selado com o Espírito Santo de Deus. Ef. 4:30.  “E não entristeçais o Espírito Santo de Deus, no qual estais selados para o dia da redenção.”
Que recompensa nós teremos nos céus?
Estas passagens nos indicam sobre a recompensa: Ap. 6:10; 1 Co. 15:52-54, 2 Co. 5:10, Ro. 14:10, Ap.  1:10, Tg. 1:12.
As Bodas do Cordeiro. Ap. 19:7 “Regozijemo-nos, e alegremo-nos, e demos-lhe glória; porque vindas são as bodas do Cordeiro, e já a sua esposa se aprontou.” Ap. 21:9 E veio a mim um dos sete anjos que tinham as sete taças cheias das últimas sete pragas, e falou comigo, dizendo: Vem, mostrar-te-ei a esposa, a mulher do Cordeiro.”
1.        Iremos lá à glória e juntamente com Jesus festejar por 7 anos. Haverá as Bodas do Cordeiro, e a Noiva é a Igreja de Jesus, da qual você e eu fazemos parte. Estaremos lá em nome de Jesus.
Na segunda metade dos 7 anos, haverá o Tribunal de Cristo.
2.        Estaremos diante do tribunal de Cristo.   No tribunal de Cristo é para mostrar o que nós fizemos para Jesus Cristo e estaremos lá para receber as coroas, não para sermos julgados e sim, para recebermos o galardão por termos sido fiel a Deus aqui na terra.
3.        Cada um recebera conforme o que fez aqui na terra se fez conforme Deus pediu para ele fazer, quem fez mais, recebera mais.
4.        Receberemos a recompensa pela fidelidade aqui; a coroa da vida lá. A coroa é também reinado, “coroa significa participante do reino”. Participaremos do Reinado de Cristo. Nós vamos reinar com Cristo dali para frente para todo sempre. Inclusive aqui no Milênio na Terra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

GOD LOVES YOU - BY REV. BILLY GRAHAM