A Paz Do Senhor Jesus a todos vocês que
visitam nosso blog. Para mim é um prazer receber suas visitas aqui.
Hoje quero responder a pergunta que foi
enviada a mim por um leitor anônimo.
1. Tem
como você explicar melhor biblicamente a passagem de Malaquias 3:10 e porque e
para que foi escrito?
2. Devemos
ou não usar como lei na Igreja este texto?? Como Lei não, mas como Princípio a
ser seguindo, creio que sim.
3. Como
devo aplicar corretamente como ensino este texto na Igreja?
Veja a seguir o que Deus me mostrou, e me
ensinou na sua Palavra.
Farei o melhor para responder estas Três
perguntas.
Necessitamos compreender que este livro foi
escrito para um povo que era corrupto e não vivia de acordo com aquilo que Deus
havia ensinado a eles. Confere conosco, por favor:
Na minha Bíblia, Vida Nova da Editdora Shedd
tem a seguinte explicação:
Malaquias significa "meu
mensageiro". Este mensageiro do Senhor foi o último dos profetas do A.T.
A mensagem que Deus enviou ao seu povo foi
dada através deste mensageiro, Malaquias, ao remanescente que voltara para a
terra da Palestina, depois dos 70 anos de cativeiro.
Malaquias é uma mensagem que atualmente está
dividida em três capítulos, porém convém estudar o assunto do livro em
contexto.
A
Análise do livro segundo a Bíblia Shedd diz o seguinte:
1. Profetas
tinham ido e vindo, mas a cultura em redor de Malaquias não parece refletir
qualquer impressão pelos seus labores. Os Sacerdotes eram corruptos, veja os
versos: capítulo 1:6 até 2:9. O povo com algumas exceções não eram melhor (2:10
a 4:3)
2. Deus
continua no Trono – Soberano.
a. Deus
era e é e sempre será um PAI para seus filhos...Capítulo 1:6
b. Ele
se denomina como PAI, o Senhor,
c. Um
grande rei. (1:14)
d. O
governador Celestial (subentendido em 1:8
e. O
doador da aliança e mandamentos 2:15; 4:4
f. Na
qualidade de Deus do juízo, ELE produzirá a condenação de Edom (1:3,4).
Deus então fala a esse povo, através do “meu
mensageiro” ao povo daquela época esta mensagem, analisando para eles o
situação do povo, os sacerdotes, capitulo dois ele reprova eles pelo fato de
eles viveram completamente ao contrário ao requisito que foi-lhes dado. Então
em primeiro lugar a repreensão é dada aos sacerdotes.
Capítulo 1:9 Ele os ensina a suplicar a Deus
por graça. Capítulo 2 ele fala sobre o castigo dos sacerdotes, que ensinam
errado a palavra e ensinam o povo a viver erradamente. Verso 2: “Se não ouvirdes e se não propuserdes, no
vosso coração, dar honra ao meu nome, diz o Senhor dos Exércitos, enviarei a
maldição contra vós, e amaldiçoarei as vossas bênçãos; e também já as tenho
amaldiçoado, porque não aplicais a isso o coração.”
Se– não ouvir - não propuser no coração dar
honra ao nome de Deus; Deus requer que seu povo ouça e tenha mudança em seu
coração. Ele continua repreendendo eles, e ele mostra a eles que eles também
não são bons mordomos no Capítulo 3, observe:
Malaquias 3:1 “EIS que eu envio o meu mensageiro, que preparará o caminho diante de
mim; e de repente virá ao seu templo o Senhor, a quem vós buscais; e o
mensageiro da aliança, a quem vós desejais, eis que ele vem, diz o Senhor dos
Exércitos.” Este mensageiro é Jesus, se refere ao Messias. Mt. 11:10 “Porque é este de quem está escrito: Eis que
diante da tua face envio o meu anjo,que preparará diante de ti o teu caminho.”
Deus estava falando através de seu
mensageiro o profeta, que simbolizava o futuro Mensageiro que iria vir, para
falar ao povo sobre concerto em todas as áreas, e ele os chama para juízo no
verso 7, que desde os dias dos pais ( antepassados deles) vos desviastes dos
meus estatutos. E Deus os chama para o concerto dizendo em que devem se
corrigir. E, “os dízimos” que eram quatro tipos na verdade, conforme já
explicamos era algo que Deus fez questão de mencionar; sabe por quê? Eu creio,
que Deus quis mostrar ao povo que quando Deus entregou a Adão o governo desta
terra, ELE o fez mordomo do mesmo. E, portanto, chama atenção de eles se
corrigirem na mordomia. Deus mostra a eles que eles eram maus mordomos, e pede
a eles concerto. O versos 6-12 do capítulo 3 deixa isto claro.
Agora, este texto foi escrito
especificamente para um determinado povo, numa certa época.
Pergunto-te: Foi escrito para a Igreja, na
época da Graça? A resposta é “NÃO”
Pergunto-te: Podemos tomar o dízimo como um
princípio ao qual podemos seguir e nos basear? A resposta é SIM. Diz a palavra
de Deus nos fala
através de Paulo também quando ele escreve para os Colossenses, que as leis
foram cravadas na cruz. Co. 2:14. "...e tendo cancelado o escrito de dívida que havia contra nós nas suas
ordenanças, o qual nos era contrário, removeu-o do meio de nós, cravando-o na
cruz;" E também nos diz que o que dantes foi escrito, = Ro. 15:4 – “Porque tudo o que dantes foi
escrito, para nosso ensino foi escrito, para que pela paciência e consolação
das Escrituras tenhamos esperança.”
Jesus
também ensinou a dar a César o que era de César e a Deus, o que era de Deus.
Mar 12:17 – “E Jesus, respondendo, disse-lhes: Dai pois a César o que é de
César, e a Deus o que é de Deus. E maravilharam-se dele.”
Portanto, creio ser bom princípio de ensinar
dar o dízimo, Deus abençoa isto. É errado porém ensinar dizendo que se deres
tanto Deus te abençoa, se deres menos Deus não dá. Deus não mandou um
mensageiro na época da Igreja para nos falar neste sentido, na época da graça
ele usou o Apóstolo Paulo que devemos dar segundo propomos em nosso coração.
Amém?
Nenhum comentário:
Postar um comentário