Agora que somos nascidos de novo, como lidamos com os nossos pecados do passado e do presente?
Quanto aos pecados do passado, nós temos que esquecê-los, deixá-los para trás, porque o próprio Deus se esqueceu deles (Mq. 7:19 Hb. 8.12). Alguém já disse que Deus lançou nossos pecados na profundeza do “mar do esquecimento” e colocou uma placa escrita assim: “É proibido pescar!” Deixemos os pecados do passado lá mesmo. Se Deus se esqueceu, por que devo lembrar-me deles? E se, porventura, o inimigo nos fizer lembrar deles, lembremos ao diabo Romanos 8.1 – “Agora, pois, já não há nenhuma condenação para aqueles que estão em Cristo Jesus”.
E quanto aos pecados do presente? A Bíblia diz que “se” pecarmos, nós temos um fiel advogado (1 João 2.1-2). Então, você deve lembrar-se de duas coisas:
Não pecar – o pecado na vida do crente deve ser um acidente de percurso e não uma prática normal.
Confessar imediatamente quando pecar – isto desarma o diabo, pois quando confessamos somos purificados, e uma vez purificados, já não há mais acusação alguma sobre nós.
OS EFEITOS GLORIOSOS DA CRUZ
A cruz é a mensagem central da Bíblia. Ela não é um mero símbolo cristão; pelo contrário, ela é uma verdade eficaz e real que deve ser experimentada por todos nós. A cruz de Cristo produziu e produz em nós feitos gloriosos. Neste estudo nós veremos resumidamente apenas quatro destes feitos gloriosos da cruz de Cristo.
QUATRO BENEFÍCIOS FUNDAMENTAIS DA CRUZ
Leia Isaías 53.5. Este texto nos mostra quatro coisas que Jesus realizou na cruz por nós:
ü Salvação - O Perdão dos pecados - Ele foi traspassado pelos nossos pecados.
ü Libertação da iniqüidade - Ele foi moído pelas nossas iniqüidades.
ü Cura para a alma – o castigo que nos traz a paz estava sobre Ele.
ü Cura para o corpo - Pelas Suas pisaduras fomos sarados.
A Seguir estudaremos cada uma destas realizações:
RESOLVIDO O PROBLEMA DOS NOSSOS PECADOS
Por meio da Sua cruz, o Senhor Jesus Cristo nos remiu de nossos pecados (Hebreus 9.22), ou seja, nos libertou, livrou, tirou de sobre nós. Já não há mais nenhuma condenação porque estamos em Cristo (Romanos 8.1). Nossos pecados foram perdoados e lançados fora.
Além de nos perdoar os pecados, de libertar-nos deles, o Senhor também, por meio da cruz, nos restituiu à glória de Deus (Romanos 3.23; Hebreus 2.10). Quando o homem pecou, o homem ficou destituído da glória de Deus. A glória de Deus protegia o homem e permitia que ele tivesse comunhão com Deus. Com a entrada do pecado no mundo, o homem perdeu esta cobertura, e ficou exposto a todos os ataques do diabo e aos problemas deste mundo.
Quando Cristo morreu na cruz, Ele restaurou para nós a glória de Deus. Estamos novamente revestidos desta glória por meio do Espírito Santo em nosso homem interior (2 Co 3.18; Ef 3.16) e, quando estivermos com Ele no lar celestial, nossos corpos também serão revestidos da glória de Deus.
RESOLVIDO O PROBLEMA DAS INIQUIDADES
O que são iniquidades? Elas são os costumes e características pecaminosas que herdamos de nossos antepassados e que foram passados a nós através das gerações. Davi confirmou que todos nós nascemos em pecado, ou seja, com a herança pecaminosa dos nossos antepassados, que vem desde Adão até nós nos dias de hoje (Salmos 51:5).
Muitas vezes fazemos coisas que não gostamos, mas mesmo assim as fazemos; e por que? Porque herdamos esta tendência pecaminosa dos nossos antepassados. Nós somos inclinados para fazer o mal, mesmo quando não gostamos disto. Nós recebemos uma natureza pecaminosa que nos obriga a pecar e fazer o que desagrada a Deus.
Contudo, por meio da cruz de Cristo nós fomos e podemos ser (na nossa experiência pessoal) libertos da maldição da iniqüidade (Is. 40:2; Sl. 103:3; 32:2). Deus perdoa as nossas iniqüidades e este perdão gera libertação.
O sacrifício de Cristo, aplicado a nós pelo Espírito Santo, nos liberta da iniqüidade (Romanos 8.1-3). Cristo veio em semelhança de carne pecaminosa, como um ser humano, para libertar-nos das tendências pecaminosas legadas por nossos pais. Não precisamos mais viver em pecados habituais. Há abundante provisão na cruz de Cristo para sermos livres!
RESOLVIDO O PROBLEMA DA PAZ COM DEUS
A Bíblia nos diz que Cristo fez a paz por meio de Sua morte na cruz (Cl. 1:20). Antes de estarmos em Cristo nós éramos inimigos de Deus. Contudo, pela fé em Cristo, nós fomos justificados e o resultado foi paz com Deus (Ro. 5:1), ou seja, reatamos nossos laços com Deus, reatamos a amizade com Deus.
Há grandes benefícios por estarmos em paz com Deus e recebermos a paz de Deus:
A paz de Deus guarda a nossa mente e coração – Fl. 4:7.
A paz de Deus em nós é conservada pela firme confiança em Deus - Isaías 26:3.
Podemos ter "paz de espírito" no meio de qualquer tribulação - João 14:27; 16:33.
RESOLVIDO O PROBLEMA DAS ENFERMIDADES E DOENÇAS
Na Sua cruz, Cristo levou as nossas doenças, enfermidades e dores (Isaías 53:5). Mais adiante estudaremos mais sobre a provisão de Deus para a cura.
Nenhum comentário:
Postar um comentário